Os benefícios da automação de processos industriais

Nas indústrias ou em qualquer lugar que seja necessária a produção de algum material, possuir a ajuda da automação industrial pode resultar em inúmeros benefícios, como aumentar o desempenho do processo global da empresa.

Já é um motivo atraente por si só, sendo que a automação industrial está globalizada, em todos os cantos do planeta. São vários os sistemas que podem ser adotados. Tudo de acordo com as exigências e demandas do mercado. O mais importante é saber quais os sistemas que precisam ser usados para cada fábrica e qual a automação necessária para cada cliente.

Se você ainda é leigo ou pouco experiente nesse assunto, confira mais sobre os benefícios da automação de processos industriais.

Produtividade e redução de custos

Com a automação de processos você precisa de menos tempo de trabalho para obter um dia proveitoso. A automação é aplicada em máquinas automáticas, com o alcance de períodos de produção muito mais rápidos e eficientes do que processos ultrapassados.

Sabemos que como humanos, não podemos repetir sempre com a mesma perfeição algo que fizemos antes, seja qual for o resultado que tivemos. Para as máquinas industriais, isso não é problema. O processo de automação industrial tem muito mais retorno da sua produção, podendo executar diversos modelos de produção sem nenhuma interferência de trabalho humano.

Outro ponto que atrai os empresários é a redução de custos, pois a maioria dos itens que são automatizados já são programados para a economia de energia elétrica, necessitam de menos esforço físico dos produtores e utilizam menos materiais e resíduos para a sua produção.

Aumento da qualidade

Máquinas automatizadas são capazes de fornecer resultados precisos e com constância, ou seja, várias vezes. Se fabricantes optarem por utilizar a automação industrial, praticamente eliminam problemas que envolvam o controle de qualidade. Ele é importante durante o processo em indústrias, para verificar e inspecionar a precisão dos trabalhos, com o percentual de erros e acertos nas fabricações. Por estar trabalhando com máquina, a eficácia e a qualidade do serviço é constante.

Vamos pegar alguns exemplos de produção na Indústria: Se for uma indústria que produz alimentos, todo o processo garante o tempo de mistura, aquecimento e fabricação do produto, tudo muito mais rápido do que feito por uma pessoa. Já se o seu negócio é para produzir soldas, existem robôs que podem produzir formatos padrões e que mantem a mesma qualidade repetitivamente. O resultado será a diminuição de erros e processos, com o aumento da qualidade e seus clientes não iram pensar duas vezes em continuar investindo no seu trabalho.

Segurança no trabalho

Sabemos como é comum ocorrerem acidentes em indústrias, em alguns casos até fatais. Um operador humano mesmo assim precisa ter todos os detalhes e instruções para manusear as maquinas em indústrias. E no nosso país existem algumas normas privativas que pensam na segurança do trabalhador, como a NR-12. Todos os fabricantes de máquinas precisam seguir os requisitos dessa lei durante o processo de construção das máquinas.

Vale lembrar que geralmente as máquinas industriais são programadas para trabalhos em espaços muito quentes, como fundição ou processos químicos, podendo gerar riscos para a saúde humana. Tudo faz acreditar que o serviço de automação industrial é capaz de fornecer a máxima segurança, mas desde que sejam seguidas todas as suas instruções. Em algumas industrias por conta de produtos químicos ou odor excessivo, pode ser necessário uso de roupas especiais para a proteção ao usar as máquinas.

Vantagem frente a concorrência

Estamos em um mundo tão globalizado, que nenhum empresário que é dono de uma grande indústria pode piscar os olhos para novas tecnologias e nem continuar com ferramentas de trabalho ultrapassadas.

As empresas precisam se mostrar competitivas para não perder mercado para a concorrência. A automação industrial permite as empresas ficarem em sintonia ou até evoluírem na frente de seus concorrentes. Em um processo de automação industrial as máquinas fazem quase todo o processo, precisando apenas serem manuseadas pelos humanos, em comandos simples.

Aposte em células robóticas por exemplo. Elas podem fornecer as empresas os detalhes que são necessários para a redução de tempo na produção, além de garantir uma alta qualidade e reduzir custos. A redução de custos se deve pelo fato de que com mais máquinas, você não precisa de muitos funcionários trabalhando no mesmo processo. Logo, poderá ter menos funcionários, mas com mais eficiência e rapidez em seu trabalho.

 

Gostou de mais um dos nossos artigos? A automação industrial tem diversos benefícios que pensam sempre em agregar nas indústrias, como poder cortar os gastos, aumento da produção e lucros. Além disso, você só precisará gastar uma vez com o investimento para a sua aquisição.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.