API WhatsApp Business: o que é e como usar
O WhatsApp começou a entrar no mundo das empresas e negócios com a versão WhatsApp Business de seu serviço. Oferecia algumas funcionalidades extras dedicadas aos pequenos negócios, como a possibilidade de ter um perfil de empresa, respostas rápidas, etiquetas para organizar conversas ou mensagens automatizadas.
Essa opção é adequada para profissionais individuais ou pequenas empresas, mas não se destina a grandes corporações ou equipes de atendimento ao cliente com várias pessoas.
Para resolver isso e poder oferecer um serviço melhor, há algum tempo o Facebook, como atual dono, lançou o WhatsApp Business API.
Levando em consideração que o WhatsApp é o serviço de mensagens instantâneas mais utilizado no mundo, a possibilidade de utilizá-lo como canal de atendimento é muito lógica e positiva.
Os usuários estão acostumados a usar o WhatsApp e graças a essa API as empresas poderão nos atender de forma mais confortável.
O que é WhatsApp Business?
O WhatsApp Business é a versão empresarial do WhatsApp. Existem algumas diferenças em relação ao aplicativo convencional que todos nós usamos, como criar um cartão de produto ou selecionar uma série de “status” para os clientes entrarem em contato.
O WhatsApp Business é praticamente idêntico, mas com novas funções, por isso é fácil de usar em qualquer nível. É gratuito, não tem custo adicional e possui características específicas que são, principalmente, as seguintes:
- Perfil da empresa com informações úteis para os clientes.
- Respostas rápidas e personalizadas de acordo com a mensagem
- Marcas para organizar contatos e clientes
- Mensagens automatizadas com as quais não podemos nos preocupar
- Estatísticas de dados, clientes, mensagens
- Links diretos para entrar em contato com você pelo WhatsApp
- Catálogo para mostrar seus produtos do aplicativo
E a API?
API significa Interface de Programação de Aplicativo e contém todos os requisitos, instruções e possibilidades para integrar o WhatsApp a outras ferramentas ou automatizar certas tarefas.
Destina-se a médias e grandes empresas com o objetivo de promover a comunicação com clientes em todo o mundo através do WhatsApp de forma fácil e simples.
Basicamente, é uma série de regras que os programadores devem usar para integrar o WhatsApp a qualquer tipo de ferramenta que estejam desenvolvendo. Seja para atendimento ao cliente como mencionei ou para outro tipo de uso como notificações em massa, chatbots etc.
Graças a esta função, as empresas podem integrar o WhatsApp em diferentes níveis dentro de seus sistemas de atendimento ao cliente. Graças a isso, o serviço não ficará mais “amarrado” a um celular.
Com o desenvolvimento adequado, eles poderão utilizar um único número de telefone do WhatsApp para que várias pessoas possam participar de conversas, receber pedidos pelo serviço de mensagens, incidentes e uma longa lista de possibilidades.
O que pode ser feito com a API WhatsApp Business
Ao longo do artigo, já comentei algumas das possibilidades dessa API, mas você pode realmente obter muito mais coisas graças a ela.
Boletim de Notícias
Por exemplo, pode ser usado para distribuir informações importantes a um grupo de usuários. Algo como um “newsletter”, mas desta vez direcionada para o WhatsApp, com uma taxa de abertura muito elevada graças ao facto de praticamente todos os utilizadores terem notificações ativas nos seus dispositivos e de não ser habitual deixar conversas sem ler.
Integre o serviço dentro do seu CRM
Como já disse, na seção de atendimento ao cliente também pode ser muito útil. Por exemplo, as empresas podem integrar o serviço em seu CRM.
Graças a isso, eles podem centralizar o atendimento e ter várias pessoas atendendo-os ao mesmo tempo. Os agentes poderão enviar mensagens da ferramenta com a qual costumam trabalhar em seus computadores, mas o usuário as receberá diretamente no celular.
Chatbots
Também é possível automatizar certas mensagens e não apenas notificações em massa como um boletim informativo. Por exemplo, os programadores podem usar a API para criar uma ferramenta que lhes permite criar chatbots.
Graças a isso, eles podem automatizar a comunicação com os clientes e, em muitos casos, liberar agentes de atendimento ao cliente.
Por exemplo, eles podem criar um chat automático que responde a algumas dúvidas comuns como horários, outras formas de contato, comunica o status dos serviços da empresa.
Você também pode ir mais longe e integrar esses chatbots com bancos de dados internos e qualquer tipo de dados de clientes. Graças a isso, o usuário poderá obter, por exemplo, uma lista com todas as compras que realizou, datas de renovação de seus contratos, etc.
Vantagens
Sistemas de alerta para desastres naturais, envio massivo de ofertas, chats personalizados e automatizados para compras … As possibilidades oferecidas pela API WhatsApp Business são enormes e realmente o limite é dado pela imaginação e pelo orçamento da empresa para realizar o necessário desenvolvimento.
Como solicitar a API WhatsApp Business
Para solicitar a API do WhatsApp Business podemos escolher duas formas, uma delas é se cadastrar diretamente e a outra é usar um provedor de soluções que nos dê acesso à API.
Porém, a probabilidade de sucesso no primeiro caso vai depender se nossa marca tem um bom relacionamento com o Facebook ou se é uma empresa reconhecida mundialmente.
Nesse caso, podemos tentar registrar – se diretamente. Para fazer isso, o que devemos fazer é ir ao site oficial da API WhatsApp Business e clicar no botão Iniciar.
Automaticamente, será exibida uma página na qual nos serão solicitadas diversas informações sobre a nossa empresa, como o nome da empresa, url do site, nome, sobrenome, número de telefone e endereço de e-mail de contato e nos solicitará se quisermos usar a API para enviar mensagens do WhatsApp em nome da empresa ou de um de nossos clientes.
Uma vez preenchida esta informação, clique em Enviar e daremos continuidade ao processo de candidatura, preenchendo todas as informações solicitadas.
Caso nossa marca não tenha relação com o Facebook ou não seja uma grande empresa com boa reputação, a melhor solução é usar um provedor de soluções que possa facilitar o nosso acesso à API de negócios do WhatsApp. Nesse caso, a primeira coisa que teremos que fazer é enviar algumas informações básicas sobre nossa empresa (nome, site, setor ou tipo de atividade, país onde deseja oferecer o serviço WhatsApp, uso que vamos dar, previsão de volume de mensagens diárias etc.) e aguardar que o fornecedor confirme a aprovação da marca.
Ative o número de telefone
Se tudo correr bem e a empresa nos aprovar, teremos que fornecer as informações necessárias para ativar o número de telefone que iremos utilizar com o serviço.
É possível usar um de nossos números de telefone ou cadastrar um novo para sua empresa de periféricos de som. Claro que, em qualquer caso, devemos registrar o referido número no aplicativo WhatsApp Business antes de tudo para podermos continuar com o processo de ativação, para o qual também precisamos fornecer outros tipos de informações ao provedor através do qual estamos realizando o processo como é a identificação do gerente de negócios dos clientes no Facebook, o número do telefone da conta do WhatsApp Business, o nome associado ao referido número etc.
Após a ativação do nosso número, todas as comunicações serão hospedadas em um servidor virtual, ao qual podemos nos conectar através de um painel de controle ou sistema disponibilizado pelo próprio provedor para acessar todas as mensagens.
Isso é algo que uma empresa deve fazer se preferir tentar solicitar a API do WhatsApp Business por conta própria, o que para muitos pode ser um grande obstáculo.
O fato de utilizarmos um servidor, também conhecido como docker, para a utilização da API, implica que se em algum momento quisermos utilizar mais de um número de telefone com o WhatsApp Business teremos que ter um servidor diferente para cada um deles.
Portanto, também teremos um sistema ou painel de controle separado para cada um dos números de telefone. Fonte – WatsGP – GBWhatsApp