O Omegle é seguro? Como usar a ferramenta de forma segura

Para quem não conhece, o Omegle é um site de bate-papo, onde usuários completamente desconhecidos trocam mensagens de vídeo em tempo real, sem a necessidade de autenticação, basta abrir o chat e ir trocando de tela com os usuários online no momento.

Descubra se o Omegle é seguro para seu filho e como proteja seus filhos dos perigos deste aplicativo. 

Sobre a proposta do Omegle

Omegle é divulgado pelo criador como um aplicativo de troca mensagens de texto e vídeo anônimo que conecta usuários com estranhos em tempo real. 

Conhecer novas pessoas online, pode parecer muito atraente para adultos e crianças, mas pode representar muitos riscos para os menores. Por um lado, o Omegle se transformou em uma espécie de aplicativo de namoro com para o publico adulto.

Embora o site possa parecer inofensivo para os adultos, existem algumas questões de privacidade que torna o a utilização do aplicativo inseguro para alguns usuários. Algum usuário má intenção pode usar O Omegle expor menores a conteúdos obscenos.

Muitos pais que descobrem como o Omegle funciona e optando por bloquear ou proibir seus filhos de utilizar o aplicativo. 

Neste artigo, vamos mostrar o que você precisa saber sobre o Omegle, incluindo como o aplicativo funciona e o que o torna inseguro para crianças. 

Como funciona o Omegle?

Omegle oferece um meio de comunicação entre estranhos. É limitado principalmente a conversas bidirecionais (a menos que os usuários estejam compartilhando um dispositivo). 

A plataforma está disponível para uso em desktop ou móvel (Omegle Online) ou por meio de um aplicativo para Android, que não ser baixado na Google Play Store.

Para instalá-lo você precisará fazer o download do arquivo Android APK. 

Se você fizer uma pesquisa online por Omegle, encontrará dois sites principais. Um abriga a documentação que instrui como usar a plataforma, enquanto o outro é a própria plataforma de bate-papo online.

Perto das opções de bate-papo, em fonte pequena, o Omegle afirma:

Ao usar o Omegle, você aceita os termos na parte inferior. Você deve ter 18 anos ou mais ou 13 anos com permissão dos pais.

O grande problema é que não existem mecanismos para impedir o acesso ao site por menores de idade. Em nenhum momento o site exige que você se inscreva em uma conta para usar o Omegle.

O Omegle é seguro? Quais são os perigos?

Aqui estão as várias preocupações principais associadas a crianças que usam o Omegle:

  1. Pode ocorrer exposição de menores a conteúdo explícito
  2. Tratamento por pessoas má intencionadas
  3. Pode ocorrer exposição de informações pessoais
  4. Sua conversa pode ser interceptada por um hacker

Ao entrar no site o Omegle avisa os usuários sobre o conteúdo de seu site, com um aviso afirmando: “Entenda que o comportamento humano é fundamentalmente incontrolável, que as pessoas que você encontra no Omegle podem não se comportar de maneira adequada e que são as únicas responsáveis ​​por seu próprio comportamento”.

Embora haja uma regra que determina que crianças de 13 a 18 anos não devem ter permissão para usar o aplicativo, não existe controles para garantir que essa regra seja seguida. 

No entanto, existem outros aplicativos que permitem que adolescentes mais jovens configurem uma conta, pelo menos, pedem uma data de nascimento. Outros, como Messenger Kids e JusTalk Kids, exigem verificação de um dos pais antes de configurar uma conta e fornecem controles, como a capacidade de monitorar contatos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.