Dicas para aprender francês de forma rápida e eficiente

Assim como acontece com outros idiomas, é possível aprender francês de forma rápida, porém é necessário muita dedicação e foco.

Algumas pessoas realizam aula particular de francês enquanto que outras tentam aprender o idioma por conta própria. Ambas opções são boas para aprender francês e, inclusive, podem (e devem) ser complementadas. 

Quanto mais técnicas e estratégias você incluir no seu dia a dia para aprender um novo idioma, mais eficiente podem ser seus resultados. 

Dito isso, neste artigo, citaremos algumas dicas importantes para aprender francês e que você pode implementá-las na sua rotina diária. 

Confira a seguir! 

Como aprender francês de forma rápida

Aqui está a nossa lista com algumas dicas importantes para quem deseja aprender francês – ou qualquer outro idioma – de forma rápida e eficiente. 

1. Leia muitos textos em francês

Não importa o que seja, comece a ler em francês! Basicamente, leia em francês tudo o que possa ver: desde guias turísticos e livros infantis até sites de notícias e revistas escritas em francês. 

Claro, se você não sabe nada de francês é essencial que tenha um dicionário a seu acesso enquanto faz a sua leitura. Por esse motivo é muito importante que comece com o básico. Nada de pegar conteúdos complexos se ainda não sabe nem o básico do idioma. 

Sempre que se deparar com qualquer palavra nova/frase desconhecida, procure dicionários online (ou físicos) para decifrar seu significado, anote no seu banco de palavras e revise a lista 1-2 vezes por semana.

2. Assista Netflix ou outras plataformas

Se a leitura não é realmente o que você gosta de fazer, que tal assistir uma maratona na Netflix? Assistir filmes é uma ótima maneira de complementar o aprendizado de idiomas absorvendo um pouco de francês falado. 

Além disso, pode ajudar a se livrar de alguma culpa por passar muito tempo relaxando no sofá!

A Netflix permite que você altere o idioma e as legendas do seu filme. Embora possa ficar um pouco chato quando a dublagem e as legendas não combinam, isso pode te ajudar muito a aprender o idioma.

O enredo de certos filmes ou séries às vezes é um pouco chato, mas a linguagem usada pode ser adequada para o seu nível. 

3. Use aplicativos de idiomas

Se você estiver procurando por um aplicativo de troca de idiomas, saiba que existem boas opções disponíveis, como o Tandem. Esse é um aplicativo de mensagens baseado na comunidade onde você pode se conectar com alunos de idiomas internacionais para praticar uma língua estrangeira. 

Embora você possa percorrer os perfis e conversar com pessoas diferentes, é mais fácil falar com uma pessoa com quem você se deu muito bem. Só para evitar ter que passar por várias vezes de auto-apresentação e conversas superficiais.

No entanto, vale dizer que existem muitas outras opções de aplicativos que podem te ajudar a aprender francês, como:

  • Duolingo;
  • Wlingua;
  • HelloTalk;
  • Cambly. 

4. Ouça podcasts em francês

Ouvir e compreender francês é muito mais difícil do que ler e compreender. Mas é por isso que as habilidades de escuta são ainda mais importantes. Quanto mais você sintoniza seus ouvidos com a forma como os nativos falam, mais seu cérebro processa as pronúncias corretas e as imita enquanto você fala.

Podcasts são uma ótima maneira de adicionar um pouco de prática de escuta francesa ao seu dia-a-dia. Você pode, por exemplo, escutá-los enquanto faz suas tarefas diárias. 

Aqui estão duas sugestões de podcasts em francês: 

Coffee Break French: Cada podcast tem cerca de 20 minutos de duração, apresentando Mark (o professor), que está ensinando francês introdutório para Anna (a aluna). 

Learn French by Podcast: Um podcast bilíngue, cada sessão consiste em 2 partes. Primeiro, você escuta um diálogo inteiramente em francês e, posteriormente, um falante de inglês explica o conteúdo da conversa, a gramática e o vocabulário. 

Conclusão

Se você deseja aprender francês de forma rápida e eficiente, é importante que inclua o idioma no seu dia a dia. 

Sem dúvida, procurar por uma escola de francês é algo muito importante, que poderá te ajudar a aprender o idioma de maneira mais rápida. 

Porém, existem outras dicas essenciais que devem fazer parte da sua rotina para que o seu aprendizado seja potencializado. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.