5 Maneiras de ensinar o seu filho a estudar sem depender de Tecnologia

0

Algumas situações como notas ruins na escola, exercícios não concluídos ou leituras atrasadas, de uma maneira geral, ocorrem quando nosso filho não vai bem na escola. E isso deve acontecer por diversos motivos que precisamos analisar para assim poder chegar em uma solução. 

Desde problemas emocionais a problemas cognitivos, ou até mesmo a falta de apoio e ajuda dos pais no processo de aprendizagem, podem levar a criança a começar a ir mal na escola. Diante dessas ocorrências a maioria dos pais podem se perguntar uma maneira de como ajudar o filho a estudar, e começar a se dar bem na escola. Algumas atividades para alfabetização, além de técnicas em estudos, podem ajudar e muito o seu filho em um momento difícil para ele nos estudos, e é essencial que os pais estejam sempre ao seu lado. 

A palavra que mais se compara a situações desse tipo é a motivação, os pais podem ajudar o seu filho a criar mais motivação, seguindo algumas dicas que vamos passar mais abaixo, e que com certeza vão mostrar ao seu filho que você sempre vai estar do lado dele para qualquer coisa, inclusive para os estudos.

Mostre sempre que você pai ou mãe está disposto a ajudar

Esse é o primeiro passo para começar a ajudar seu filho com os estudos, é se colocar à disposição para o que seu filho possa ver que você estará ao lado dele para qualquer coisa. Esse primeiro passo pode tomar inicio, a partir de uma conversa em que os pais explicam que nem todos são bons em alguma coisa, e que é comum sentir algum tipo de dificuldade na resolução de algum tipo de problema na escola.

O importante nisso tudo é não haver pressão por conta dos pais, a postura mais correta que os pais devem tomar nessa situação, é mostrar que é uma pessoa que pode oferecer ajuda a seu filho a qualquer momento. Dessa forma a criança vai se sentir muito mais confortável para pedir ajuda de seus pais.

Estudar com o filho é uma ótima escolha

Depois de iniciar as conversas com seu filho em prol da melhora dele nos estudos, é muito comum que o filho ou filha peça para que os pais estudem com ela, e é nesse momento em que os pais podem ensinar aos seus filhos a maneira correta de como estudar, apresentando as técnicas que os pais usaram durante a sua vida.

Uma das técnicas mais usadas pelos pais é a forma de resumo, onde consiste em estudar sobre o assunto, e realizar resumos referentes ao conteúdo estudado. Por meio da técnica de fazer resumos a criança consegue diferenciar  o que é realmente importante gravar na hora de estar estudando.

Ler junto com seu filho

Um dos processos mais importantes para a evolução das habilidades de seu filho é a leitura. Dessa forma é de suma importância que os pais incentivem seus filhos a lerem, e principalmente iniciar a leitura com algo que eles gostem, seja sobre games, sobre esportes ou algo sobre o que seu filho goste.

É muito legal também você ler em voz alta para seus filhos, assim ele saberá as formas de leitura e como são pronunciadas as palavras juntamente com as pontuações do texto. Peça para seu filho começar com a leitura lendo determinada parte do texto, sem seguida você lê a outra parte e assim sucessivamente até o final do texto.

Criar um cronograma de estudos é fundamental

A maioria dos filhos que estão tendo ajuda dos pais, procuram eles de forma desesperada, pois deixaram o trabalho da escola a ser realizado para a última hora, e isso é totalmente errado, realizar um cronograma de estudos, além de evitar que isso aconteça, faz com que o seu filho se torne muito mais organizado nas entregas de trabalho e atividade.

Realizando um cronograma a criança pode estudar um determinado tempo por dia, e assim não vai acumular as tarefas que precisam ser feitas da escola.

Um espaço para estudar é essencial

Não importa se você ensina as melhores técnicas para seu filho estudar, se ele não estiver em um local calmo sem nenhum tipo de distração, o estudo não vai valer de nada, pois ele não vai conseguir gravar as coisas que precisam, se estiver em um ambiente não propício para isso.

Faça a escolha por um local bem tranquilo, iluminado, organizado e limpo, esses são os principais quesitos para um espaço de estudo de qualidade. Pode ser muito interessante que os pais construam esse espaço juntamente com seu filho.

Essas foram algumas dicas de como ajudar o seu filho a estudar, e com certeza seguindo elas o seu filho vai estar de volta com tudo nos estudos, e vai ficar bem claro para seu filho que ele pode contar com você para tudo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.