5 tendências de web design para 2022: confira!

As 5 tendências de web design para 2022 já são conhecidas. Com 2022 que já começou há algum tempo, as tendências em web design começam a tomar forma. Na verdade, todos os anos vemos mudanças que refletem melhor os tempos em que vivemos.

Isso se deve principalmente ao fato de que o web design está intrinsecamente ligado aos avanços tecnológicos: à medida que a tecnologia avança, o mundo do web design cresce para proporcionar uma experiência de usuário cada vez mais imersiva. Leia conosco e entenda sobre as 5 tendências de web design para 2022. Vamos lá!

5 tendências de web design para 2022

Design inclusivo

“Inclusão” é uma palavra que tem sido muito falada nos últimos tempos. Falamos sobre isso na política, no mundo do entretenimento, mas também no design.

O design inclusivo influencia todas as fases do processo de criação de um site, desde a tomada de decisões estratégicas sobre o público-alvo do site até o tom de voz, da personalização aos elementos gráficos: tudo deve ser pensado para se adequar a todos os gêneros e pontos de vista.

Sempre com isso em mente, estamos testemunhando um número cada vez maior de avatares, ilustrações e personagens com identidades não humanas: tudo é mais fluido, menos definido, para que qualquer pessoa (independentemente de sua orientação e identidade de gênero) se identifique com a mensagem.

Scrollytelling

Se storytelling é um conceito bem conhecido, scrollytelling é um neologismo que só os insiders (por enquanto) conhecem.

Nascida da união entre “scroll” e “telling”, é a arte de contar uma história rolando uma página da web. Por vezes apenas com texto, muito mais frequentemente com elementos visuais e multimídia, o scrollytelling visa o envolvimento total do leitor utilizando o elemento espacial como ferramenta narrativa.

Na verdade, é uma espécie de “visualização narrativa”, uma série de elementos visuais sequenciados e organizados cronologicamente para transmitir uma mensagem específica aos usuários.

Este é um sistema amplamente utilizado por revistas e sites de tecnologia, notícias e outros. Quem, especialmente quando uma história é complexa e envolvente, ao invés de escrever um pequeno artigo, prefere construir uma história real feita de reconstruções jornalísticas, fotos, vídeos, mapas interativos e depoimentos: dessa forma, o leitor não apenas recebe informações, mas participa ativamente da leitura, focando no conteúdo que mais lhe interessa.

Minisites

Entre as tendências de web design em 2022 está a criação de minisites, cuja finalidade não é a substituição do site “normal”, mas sim um “suporte”.

Quando uma empresa lança um determinado produto ou serviço, ao invés de integrá-lo ao site original com o risco de se perder, cria um minisite para sua promoção. Pretende-se, assim, iniciar uma iniciativa comercial, funcionando também como landing page para campanhas de marketing .

Dessa forma, não só o usuário que desembarca no minisite fica sabendo apenas daquele produto/serviço, mas a própria empresa amplia sua presença online.

Tudo isto, também face às vantagens em termos de tempo e custos: os minisites são simples e rápidos de criar, geralmente têm custos muito baixos e permitem testar imediatamente o andamento de um investimento publicitário.

Delight

Em inglês falamos de “delight”, para descrever o “prazer” e as sensações positivas que um usuário experimenta ao interagir com uma interface.

Trata-se, portanto, de um conceito fortemente ligado ao da experiência do utilizador, cuja finalidade é envolver o utilizador e encantá-lo (precisamente) de modo a convidá-lo a realizar uma ação e/ou a regressar. Este objetivo pode ser alcançado através de prazeres de superfície (animações, imagens, sons) ou prazeres ocultos.

E, portanto, através do trabalho do webmaster para um site que seja funcional, confiável e agradável ao mesmo tempo. A probabilidade de os usuários decidirem comprar um produto ou serviço aumenta se, ao navegar, sentirem prazer.

Um ótimo exemplo, em termos de prazer, é o site do Airbnb. As tags que marcam as casas já vistas pelo usuário no mapa não são apenas úteis, mas também agradáveis: o usuário não sente mais a frustração de acabar repetidamente nos mesmos anúncios, ele consegue se orientar melhor. E, de alguma forma, ele se sente compreendido e levado em consideração.

Além disso, as rígidas diretrizes de propriedade que o Airbnb impõe aos seus anfitriões (como as imagens que publicam, padrões de limpeza, pagamentos e taxas) oferecem um alto padrão para o usuário e uma sensação agradável e relaxante de segurança e confiança.

Rolagem horizontal

Se a navegação vertical é intuitiva e agora familiar (caracteriza quase todos os sites), um layout de rolagem horizontal pode oferecer interações surpreendentes entre textos e imagens.

Por isso, entre as tendências de web design em 2022, é uma das mais fortes. O melhor campo de aplicação? Sites de portfólio, mas também catálogos e mapas online. Visualizar um projeto, explorar uma cidade ou visitar uma galeria de arte online é muito mais envolvente por meio da rolagem horizontal. Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.