CNH Social – Como me cadastrar
Você já deve ter ouvido falar da CNH Social, criado por meio da Lei 9.665. Tirar a carteira de habilitação é mais que um privilégio é quase uma necessidade, já que muitas pessoas contam com transporte próprio para poder se locomover, seja para ir ao trabalho, estudar ou até mesmo o lazer. Contudo, o custo para se tirar a carteira, ou até mesmo adicionar categorias, não são tão acessíveis.
Pensando nisso, o Governo Federal em parceria com o DETRAN, departamento de Trânsito, criou a Carteira de Habilitação Nacional Social, através deste projeto a pessoa se torna um habilitado de forma gratuita e tudo de acordo com a lei Nacional de Trânsito.
Apesar de ser uma boa novidade, a maioria das pessoas ainda não sabem como ter acesso a este direito, confira quem pode fazer a CNH Social e tire algumas dúvidas.
QUEM PODE TER A CNH SOCIAL?
- Uma das principais dúvidas é sobre quem pode se beneficiar da CNH Social. Para ter acesso a este benefício, a pessoa precisa estar inscrita no Cadastro único que é o cadastro para programas sociais do Governo Federal.
- Para ter registro no Cadastro único basta ir até a secretária de Assistência Social da sua cidade. Vale ressaltar que para ser inscrito no cadastro único a pessoa precisa ser considerada de baixa renda.
- Pessoas que tenham renda familiar de até 2 salários mínimos.
- Pessoas que estejam desempregadas há mais de 1 ano.
REQUISITOS OBRIGATÓRIOS
- Ser maior de 18 anos
- Saber ler e escrever
- Ter carteira de trabalho
- Ter CPF
- Possuir carteira de Identidade
COMO FAÇO PARA ME INSCREVER?
O Governo disponibiliza um grande número de vagas para os interessados, e esta iniciativa tem ajudando muitas pessoas a conseguirem a habilitação.
As inscrições são realizadas via internet em um cadastro estabelecido pelo DETRAN de cada estado. Mas, você também pode se inscrever pelo site do Detran de sua região. Por isso, fiquem atentos as datas que são divulgadas no site do DETRAN.
Cuidado para não errar na hora de preencher o formulário de inscrição.
EU ME INSCREVI E AGORA?
Após a inscrição o DETRAN disponibilizará login e senha para o acesso do candidato. Assim, quem se inscrever, poderá consultar o site para saber o andamento da solicitação e também ver a lista de aprovados.
PASSEI NA SELEÇÃO, O QUE DEVO FAZER?
Na convocação serão realizadas 2 chamadas, para que muitos inscritos possam ter acesso a habilitação. Após a seleção o candidato deverá comparecer ao DETRAN com os seguintes documentos solicitados:
- Original de fotocópia da carteira de identidade
- Comprovante de residência
- Carteira de trabalho
- Certidão de nascimento de dependentes, caso tenha.
- Carteira de habilitação, caso esteja querendo fazer a renovação ou troca de categoria.
- CPF
É importante ressaltar que além desta documentação o candidato terá que levar ao DETRAN um termo de que sabe ler e escrever e também uma declaração sobre a renda familiar. Tanto o termo quanto a declaração serão disponibilizados pelo DETRAN.