Diversos

Com vergonha de perguntar? Perguntas sobre saúde da mulher respondidas

abril 24, 2020

É possível perder um tampão?

Não. Como a abertura do colo do útero é muito pequena para passar um tampão, não é possível que ele se perca. No entanto, se você esquecer de remover seu tampão antes de colocar outro, ou se esquecer de removê-lo antes de fazer sexo, ele poderá ser empurrado em direção à parede traseira da vagina, o que pode parecer desconfortável.

Se você notar um odor desagradável ou acha que esqueceu um tampão que não pode alcançar, entre em contato com seu ginecologista.

Meus seios são diferentes em tamanho e / ou forma. Isso é normal?

Na verdade, é muito raro que os seios sejam perfeitamente simétricos. Geralmente, as diferenças de tamanho e / ou forma são sutis, mas às vezes os seios podem variar de acordo com o tamanho de uma xícara cheia ou mais. Enquanto a forma e o equilíbrio dos seios dependem amplamente da distribuição geral de tecido mamário e gordura corporal, o tamanho dos seios pode mudar (mesmo diariamente) com base no seu nível de estrogênio e se você está grávida ou amamentando.

A maioria das mulheres relata mudanças significativas no tamanho e na forma dos seios durante a gravidez e, especialmente, quando estão amamentando . A razão para isso é porque a gordura da mama é absorvida pelo leite e depois consumida pelo bebê.

No entanto, se você notar vermelhidão, inchaço ou nódulo que acompanha qualquer alteração no tamanho da mama, pode ser uma infecção ou um tumor na mama. Se ocorrer um inchaço ou vermelhidão enquanto estiver amamentando , você pode ter um duto de leite bloqueado. De qualquer maneira, se você tiver vermelhidão, inchaço ou caroços no peito, é hora de consultar o seu médico .

Tenho seios irregulares, então como vou saber se tenho um problema?

Não são apenas os seios irregulares (ou fibrocísticos) comuns, que podem tornar difícil para as mulheres identificar irregularidades. A melhor coisa que você pode fazer é conhecer seus seios. Certifique-se de realizar auto-exames mensais logo após o período menstrual, quando é menos provável que seus seios sejam irregulares. Se você sentir algo novo, saberá. Mas não entre em pânico, oitenta por cento dos caroços encontrados pelas mulheres nos seios não são cancerígenos.

Além de realizar auto-exames mensais, programe uma triagem anual de mama e uma mamografia a partir dos 40 anos ou mais, principalmente se você tiver um histórico familiar de câncer de mama.

O que posso fazer para reduzir o odor feminino?

Atividades diárias, certos tipos de roupas, onde você está no seu ciclo, atividades sexuais e outras alterações hormonais podem causar e contribuir para odores femininos comuns. A melhor coisa que você pode fazer para se sentir fresco “lá em baixo” é tomar um banho quente.

Evitar lavar calcinhas com produtos perfumados, sprays que prometem frescor pode causar danos à pele sensível e perturbar as bactérias normais que ajudam a manter sua vulva saudável. Também não recomendamos ducha, pois altera o nível de pH na região íntima , o que muitas vezes pode incentivar a proliferação de bactérias ruins. Além disso, o ato de duchar pode até levar essa bactéria ainda mais ao seu sistema reprodutivo, portanto é melhor evitá-la completamente.

Meu corrimento vaginal é normal?

A quantidade de corrimento vaginal que você tem geralmente muda com o seu ciclo menstrual. Se você estiver tendo uma descarga clara, sem perfume ou com um leve odor almiscarado, provavelmente está ovulando e a descarga é normal. No entanto, outros tipos de descarga normalmente sinalizam uma infecção e devem ser examinados pelo seu médico , incluindo:

  • Se sua descarga for branca com uma textura semelhante ao queijo cottage e você estiver com coceira, poderá ter uma infecção por fungos.
  • Se você notar uma descarga com cheiro de peixe que pode ser acompanhada de dor ou sangramento irregular, você pode ter uma infecção bacteriana. Esses tipos de infecções são geralmente causados ​​por duchas ou limpezas regulares de trás para frente depois de usar o banheiro.
  • Se sua descarga tiver um cheiro ruim e / ou espumoso, pode ser um sinal de uma infecção sexualmente transmissível, como clamídia, gonorréia ou tricomoníase.

Às vezes, noto acne ou pequenos inchaços na área vaginal. Eu tenho uma DST?

Como a pele dentro e ao redor da área vaginal é frequentemente coberta por roupas e umidade, é um refúgio para bactérias. O suor que fica preso na região da virilha pode incentivar as bactérias a penetrarem sob a pele e causar foliculite – uma infecção que causa vermelhidão, inflamação, sensibilidade, inchaços, bolhas ou espinhas. Se você depilar a área do biquíni, poderá sentir inchaços ou espinhas vermelhas relativamente inofensivas, que geralmente são folículos capilares irritados.

A melhor maneira de evitar acne vaginal ou inchaços ao redor da área vaginal é manter-se seco e limpo e usar roupas folgadas e calcinhas de algodão. Peças apertadas e calcinhas de seda ou nylon dificultam a respiração da área vaginal, o que leva a suor excessivo, crescimento de bactérias e possível infecção. Ao preparar a área do biquíni, use uma lâmina nova, gel ou cremes específicos para a área e faça a depilação na direção em que o pelo cresce.

Se você notar inchaços ou espinhas na sua área vaginal que simplesmente não desaparecem, é uma boa ideia consultar seu médico para garantir que não seja uma infecção sexualmente transmissível (DST), como o vírus do papiloma humano (verrugas genitais) ou herpes. Se você tem acne vaginal ou foliculite, seu médico pode prescrever antibióticos para ajudar a limpar a infecção.

É possível engravidar durante o período menstrual?

Embora seja possível que as mulheres engravidem fazendo sexo durante o período menstrual, suas chances de engravidar são bastante baixas porque normalmente não há óvulo para fertilização naquele momento. No entanto, as mulheres tendem a ovular em momentos diferentes durante o ciclo ou têm ciclos mais curtos; portanto, se você ovular rapidamente após o término do ciclo (você menstrua), pode ser possível engravidar.

Se você não quiser engravidar, recomendamos o uso de preservativo ,ou forma alternativa de anticoncepcional ou a abstenção de atividades sexuais.

Eu só tive um bebê. Minha vagina será a mesma?

Se você teve um parto normal, sua vagina deve voltar ao normal 6 semanas após o nascimento. No entanto, se você tiver lacrimejamento vaginal durante o parto, poderá demorar aproximadamente 8 a 12 semanas para a sua vagina se recuperar completamente.

Se você estiver além dos estágios normalmente de cura e ainda sentir desconforto durante o sexo, é importante conversar com seu médico para explorar as opções (exercícios, técnicas, cirúrgicas de rejuvenescimento e reconstrução) que podem funcionar melhor para você.

Percebi que meu parceiro e eu não estamos fazendo tanto sexo como costumávamos quando éramos novos. Isso é normal?

A boa notícia é que realmente não há nada “normal” quando se trata da frequência do sexo que os casais deveriam ter. No entanto, pesquisas sugerem que, nos primeiros anos de um relacionamento, os casais tendem a se envolver em sexo uma média de 1-3 vezes por semana. No quarto ano, os casais fazem amor aproximadamente uma vez por semana e, depois de ter um bebê, esse número geralmente cai para 1-3 vezes por mês.

Muitos fatores afetam a frequência e o interesse em fazer sexo, incluindo criar filhos, estresse no trabalho, ansiedade, doença e simplesmente encontrar tempo. No entanto, se você suspeitar que sua falta de interesse sexual esteja relacionada ao desconforto que você experimenta durante o sexo ou a um desequilíbrio hormonal, é importante entrar em contato com o seu médico .

Eu notei um aumento nos pelos faciais. Por que?

É normal que as mulheres cresçam mais pelos faciais à medida que envelhecem. Infelizmente, os pelos que crescem são mais escuros e mais grossos que os pelos finos que você pode ter aparecido quando era mais jovem. Se, no entanto, você notar uma diferença repentina e drástica em seus pelos faciais, poderá ter um desequilíbrio hormonal ou estar se aproximando da menopausa. Outras ligações possíveis ao aumento de cabelos faciais em mulheres incluem efeitos colaterais de medicamentos (contraceptivos orais ou esteróides), síndrome do ovário policístico ou, em casos muito raros, um tumor secretor de hormônios.

Entendemos como pode ser fácil para as mulheres simplesmente não fazerem algumas de suas perguntas de saúde mais prementes e embaraçosas. Mas, não há nada que você possa nos perguntar que ainda não ouvimos. Sério. Portanto, se você tiver perguntas mesmo aquelas embaraçosas, anote-as e façacom que elas apareçam  aparecer durante a sua próxima consulta médica. Estamos felizes em responder a quaisquer perguntas que você tenha, para que possamos oferecer o atendimento personalizado que você precisa e merece.

Na Moreland OB-GYN, nos especializamos em cuidados com a saúde da mulher e priorizamos as necessidades de nossos pacientes em todas as idades e estágios de sua vida. Esperamos que você entre em contato conosco para responder às suas perguntas e recorra aos nossos especialistas como fonte confiável de informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *