Como a tecnologia pode ajudar o setor industrial?

0

Sabemos que a tecnologia está se ampliando cada vez mais dentro de diversos ambientes e segmentos do mercado.

Para você ter ideia, um relatório do Mckinsey Global Institute afirma que 49% das atividades realizadas por seres humanos têm potencial para serem automatizadas em todo o mundo.

Ou seja, a tendência é que a maioria dos processos sejam realizados de maneira otimizada, incluindo procedimentos operacionais manuais e também gerenciais.

No entanto, sabemos que para os profissionais e empresas do ramo industrial, aplicar as novas tecnologias ainda é um desafio.

Afinal de contas, os processos dentro desse ramo ainda são mais complexos e exigem um alto nível de investimento planejado.

E pensando nisso, nós elaboramos este conteúdo para explicar como as inovações tecnológicas mais recentes podem ajudar o setor industrial a se tornar mais eficiente e otimizado.

Quer saber mais sobre isso? Então não deixe de nos acompanhar neste conteúdo! Vamos lá?

1- Drones

A atuação de qualquer empresa do setor industrial, como a que fabrica grama sintética decorativa, por exemplo, para ter ser processos eficientes, precisa monitorar cada detalhe da sua linha de produção.

Porém, na prática isso pode ser mais difícil do que parece. Um bom monitoramento dos produtos e serviços ainda é uma prática em que muitas indústrias não possuem agilidade e eficiência.

Por isso, os drones estão sendo uma oportunidade para que as empresas monitorem e realize inspeções com mais otimização.

Por meio deles, é possível fotografar e ver imagens e vídeos de maneira instantânea ou gravada.

Imagine que sua indústria precisa realizar inspeções no processo de fabricação de deck de madeira, por exemplo. Com o uso de drones, não é preciso enviar funcionários presencialmente até o local, nem aguardar aprovação de outros setores.

2- Beacon

Basicamente, a função dos beacons é permitir a comunicação entre dispositivos e equipamentos sem fio.

O beacon pode ser traduzido como “farol”, pois quando esses dispositivos e máquinas se instalam ou ficam próximos ao farol, eles podem executar uma série de tarefas programadas e até mesmo transmitir mensagens.

Os beacons ainda são muito recentes, e grande parte do mercado já o utiliza em diversos locais, como shoppings e hospitais.

No entanto, dentro do setor industrial, eles podem ser utilizados para acompanhar os componentes e peças industriais, promovendo maior otimização dos processos.

2- Impressora 3D

Mais um avanço tecnológico presente no setor industrial são as impressoras 3D. Por sua vez, elas são uma ótima alternativa para criação e desenvolvimento de peças que são utilizadas nas linhas de produção.

Por meio da impressora 3D, além de conseguir produzir com facilidade materiais de plástico, também é possível criar componentes de metal e ainda ter mais segurança com a produção de cada item.

Se sua empresa fabrica móveis de madeira rústica, por exemplo, ela pode desenvolver peças importantes do produto e que podem gerar mais economia e otimização de cada processo!

Agora que você já sabe como a tecnologia pode proporcionar diversos benefícios para o setor industrial, o que está esperando para aplicar alguma dessas inovações e se destacar no mercado? Gostou do post?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.