Os bancos comerciais emprestam dinheiro para empresas com fins lucrativos e outras organizações todos os dias. Na verdade, os empréstimos comerciais constituem uma grande parte das operações de um banco comercial. Isso torna um banco comercial diferente de um banco de investimento, embora a mesma instituição possa incluir filiais comerciais e de investimento.
Entender por que os bancos emprestam dinheiro a empresas pode esclarecer como os bancos comerciais obtêm lucros, constroem sua marca e contribuem para as economias locais e nacionais. Então se você fala para si mesmo “Quero fazer um empréstimo” correndo atrás da instituição financeira certa pode ter certeza que você vai conseguir..
Rendimentos de juros
A receita de juros é o incentivo mais fundamental para os bancos emprestarem dinheiro às empresas. Os bancos comerciais emprestam o máximo de dinheiro que podem em todos os momentos, cobrando taxas de juros diferentes de clientes para equilibrar os perfis de risco diferentes de cada tomador.
Os empréstimos comerciais podem ser muito maiores do que os empréstimos pessoais, oferecendo oportunidades para aumentar significativamente o lucro do empréstimo, mesmo com taxas de juros mais baixas. Além da cobrança de juros, os bancos aumentam sua receita de empréstimos por meio de taxas e multas por atraso.
Lealdade do consumidor
A fidelidade do cliente no setor bancário depende da construção de relacionamentos com os clientes, fornecendo mais de um serviço financeiro para cada um. Quanto mais serviços uma empresa oferece em um único banco, maior a probabilidade de o cliente retornar ao banco para obter serviços adicionais.
Os bancos emprestam dinheiro às empresas para incentivá-las a usar contas correntes e de poupança comerciais, serviços de consultoria financeira, serviços de preparação de impostos e até serviços de banco de investimento em uma agência diferente do banco. Os bancos continuam a emprestar para clientes fiéis como uma forma de fortalecer o relacionamento com o cliente ao longo do tempo.
Benefício econômico
A força econômica de uma determinada região afeta diretamente a receita e a estabilidade dos bancos da região. Quanto mais empreendedores e empresas tiverem acesso ao capital de terceiros, mais novos negócios se desenvolverão e crescerão.
Os bancos comerciais entendem que emprestar dinheiro a empresas pode estimular as economias locais, fornecendo às entidades econômicas o combustível de que precisam para crescer e gerar lucro. Isso pode ter uma série de efeitos colaterais positivos para os bancos, como o aumento dos depósitos em contas de poupança pessoais causados por um aumento no emprego local.
Empréstimo Interbancário
Os bancos comerciais são obrigados por lei federal a manter uma certa quantia de reservas de dinheiro em todos os momentos, com base no volume dos depósitos que mantêm, para garantir que sempre haja dinheiro suficiente disponível para atender aos pedidos de saque.
Os bancos comerciais usam o mercado de empréstimos interbancários para fazer empréstimos overnight uns aos outros todos os dias, garantindo que todos os bancos tenham a capacidade de atender às exigências de reserva de caixa.
Os bancos fazem esses empréstimos especiais a empresas semelhantes para manter a estabilidade do setor bancário como um todo, ajudando a estabilizar o sentimento do mercado e a confiança do consumidor no sistema bancário.