Como o machine learning funciona?

Se você é uma pessoa antenada e andou navegando pela internet ultimamente, certamente já ouviu falar de machine learning. Embora pareça complicado, o termo na verdade tem um significado bem simples. Apesar de ser um dos termos da moda agora, o machine learning já é uma realidade no dia a dia de muitos há bastante tempo.

Você pode ficar surpreso, mas muitos serviços e máquinas que você usa diariamente usam a tecnologia de machine learning para fornecer o melhor produto possível. Se esse tema te interessa então continue lendo esse artigo para entender melhor o que é e como funciona essa tecnologia do futuro e do presente.

O que é machine learning?

De modo simples, pode-se dizer que a tradução para o português é algo como “aprendizado de máquina”. Isso mesmo que você está pensando! Essa tecnologia permite que as máquinas aprendam e se tornem melhores a cada uso. Isso é possível graças à programação de alto nível que faz com que os próprios programas possam se aperfeiçoar.

Mas como isso é diferente de um programa de computador normal? Bem, é simples. Imagine o seguinte exemplo: Todos os dias na hora do almoço você abre o site da sua transmissora de vídeos sob demanda e escolhe uma comédia para assistir. Um programa normal irá te oferecer o catálogo da mesma forma todos os dias. Assim você irá abrir o site e ver sempre as mesmas opções e então escolher a que mais te agrada.

Mesmo que você repita essa rotina todos os dias pelo resto da sua vida, o programa continuará te mostrando o catálogo da mesma forma pré-definida, ou seja, organizado do mesmo modo. No entanto, caso esse site seja dotado de um programa que use a tecnologia do machine learning, algo diferente vai acontecer. Nesse caso, à medida em que você vai usando o site, ele aprende as suas preferências.

Assim, quando você abrir a plataforma ela vai te mostrar o catálogo de modo a dar destaque para os programas que você mais vê. Além disso, é comum que esse tipo de software seja programado para também fazer sugestões. Assim ele deverá te indicar novas atrações com base nos seus gostos.

Em alguns casos é possível até que o site ou aplicativo envie notificações no horário em que você geralmente usa a plataforma. Ele também te avisará sobre estreias e novidades que combinem com o seu perfil.

Onde está o aprendizado de máquina?

Agora que você sabe o que é essa tecnologia, consegue entender como ela é poderosa. Esse exemplo da plataforma de streaming é um dos mais básicos e úteis para mostrar o potencial desse mecanismo. É preciso lembrar, no entanto, que há formas muito mais avançadas de programas dotados dessa inteligência. Além disso, eles estão muito presentes no dia a dia de quase todas as pessoas, isso tudo sem que elas nem mesmo percebam.

Assim como no caso das plataformas de streaming, as redes sociais com frequência usam o aprendizado de máquina para recomendar conteúdos. Por isso, quanto mais você usa uma rede, mais ela aprende que tipo de conteúdo você gosta e portanto ela te indicará mais conteúdos semelhantes.

Por conta disso é comum que o conteúdo que você vê seja cada vez mais selecionado, de modo que em pouco tempo a pessoa vive em uma bolha de informação.

O resultado dessa estratégia é que ao ver mais conteúdo que agrada a pessoa passa mais tempo na plataforma. Isso, é claro, aumenta os lucros daqueles que ganham dinheiro com ela. Os mecanismos de busca mais famosos também usam estratégias baseadas em aprendizado de máquina. O mesmo acontece com sites de plataformas de vendas e de entrega de conteúdo de todos os tipos.

Exemplos mais “sofisticados” de uso desta tecnologia incluem os famosos carros que dirigem sozinhos. Esses veículos têm programas de computador que permitem que eles tomem decisões com base em dados coletados do meio externo. Além disso, eles aprendem com os resultados das decisões que tomam. Por isso os programas são capazes de conduzir os veículos e seus passageiros em segurança, obedecendo ao fluxo de trânsito de uma cidade, por exemplo.

Qual o futuro dessa tecnologia?

Como você pode ver, o aprendizado de máquina está incorporado no dia a dia da maioria das pessoas. Por conta dos benefícios que ele traz, a tendência é que esse tipo de programa seja aplicado com cada vez mais frequência nos mais diferentes nichos de atuação. Graças a essa evolução é possível que muitas tarefas comuns hoje sejam feitas no futuro sem a intervenção direta ou constante de um ser humano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.