Como o marketing de influência pode ajudar um negócio?
O marketing de influência é uma estratégia que tem ganhado a atenção de empresas e profissionais do mundo todo porque traz resultados satisfatórios, quando incluído no planejamento de estratégias digitais.
O marketing digital veio para mudar completamente a maneira como as marcas anunciam seus produtos e serviços, e a divulgação das soluções acontece por meio das redes sociais, site institucional, blog e outros canais.
Este artigo vai explicar o que é marketing de influência, como funciona essa estratégia e mostrar de que maneira ela ajuda as organizações.
O que é marketing de influência?
Marketing de influência, também conhecido como influencer marketing, é uma estratégia de marketing pela internet que envolve produtores de conteúdo que exercem uma grande influência sobre um público engajado.
O objetivo de trabalhar com os influenciadores digitais é criar uma relação entre o público influenciado e a marca parceira, impactando de maneira positiva as estratégias de marketing digital.
Fica muito mais fácil adquirir novos clientes, reter os compradores atuais, gerar valor e confiança para a marca e influenciar a decisão de compra quando um influenciador fala sobre os produtos e serviços.
É uma ação que permite a uma empresa de manutenção de poço semi artesiano encontrar uma oportunidade de estabelecer parcerias para a utilização, apresentação e divulgação dos serviços.
Como funciona o marketing de influência?
O marketing de influência funciona por meio de algumas etapas importantes. Primeiro a marca precisa ter um objetivo claro do que pretende alcançar, como gerar leads, reforçar o branding, entre outras possibilidades.
Depois, é necessário conhecer a persona da marca, descobrindo um pouco mais sobre seus hábitos, o tipo de conteúdo que consome, entre outros.
Com base nas características da persona, a marca vai encontrar o influenciador correto e planejar as ações junto com ele.
Para fazer uma escolha assertiva do digital influência que vai falar sobre seus produtos, uma empresa de forro acústico para apartamento não deve considerar apenas a quantidade de seguidores que a pessoa tem.
Isso porque os maiores influenciadores digitais costumam ser mais difíceis de acessar, por outro lado, os micro influenciadores são mais acessíveis e possuem um público mais fiel e engajado.
Para que o marketing de influência realmente traga bons resultados, é muito importante respeitar a liberdade criativa do influenciador, afinal, ele conhece seu público e a maneira certa de conversar com essas pessoas.
Benefícios para os negócios
Quando uma pessoa comum fala que uma tela artística galvanizada é de boa qualidade, tem muito mais credibilidade com o público do que uma celebridade.
Quando uma pessoa quer comprar alguma coisa, pode ter visto um famoso falando bem durante uma propaganda na TV, mas essa “opinião” não é totalmente confiável porque o artista está recebendo para fazer aquilo.
É necessário criar uma comunicação mais sutil e eficiente e o marketing de influência faz isso muito bem, por isso, não interrompe a vida do usuário e nem mesmo é invasivo na hora de mostrar os produtos e serviços.
Ele ajuda o negócio porque segmenta a audiência e os influenciadores têm uma relação muito próxima com os seguidores. Eles fazem isso criando conteúdos frequentes e autênticos que trazem mais afinidade com quem visualiza.
Outro benefício é a identificação com o público, ou seja, as pessoas se identificam com os valores e propósitos da organização, por isso é fundamental estar próximo dos influenciadores que estão de acordo com a marca.
Além disso, uma empresa de personalização de paredes consegue avaliar seus resultados, como:
- Retorno sobre os investimentos;
- Aumento de seguidores;
- Aumento das vendas;
- Engajamento.
Analisar tudo isso é primordial para que a marca seja mais assertiva, tenha clareza e seja mais confiante em suas operações.
Mas tudo isso só vai funcionar se o negócio tiver um bom planejamento daquilo que deseja fazer, aproveitar datas comemorativas ao longo do ano, ser transparente durante a estratégia e preservar sua credibilidade.
Considerações finais
Os influenciadores digitais ganham cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas porque eles levam informação para o público, produzem conteúdos que agradam os usuários e influenciam muito seu comportamento e ações.
Quando uma marca faz uma parceria com eles, consegue se destacar em meio aos concorrentes, leva seus produtos e serviços ao conhecimento de mais pessoas e alcança um público compatível com aquilo que oferece.
É uma forma de conversar com a audiência de maneira honesta, por meio de alguém que vai testar e comprovar a eficácia das soluções e melhorar os resultados do negócio de maneira surpreendente.