Como usar o marketing de experiência da melhor forma?

Cada ação que uma empresa realiza e faz com que os seus clientes tenham uma identificação maior com a marca pode ser chamada de marketing de experiência. Essa é uma das frentes mais importantes para qualquer negócio.

A quantidade de companhias que atuam no mercado hoje é cada vez maior. Surgem, diante disso, vários concorrentes dentro de um mesmo setor, o que significa que para atrair clientes com maior facilidade, a empresa precisará se diferenciar.

No entanto, quando um comprador entra em uma loja para comprar uma caixa cartonada personalizada, por exemplo, a experiência que ele terá ali dentro pode mudar para sempre a relação dele com a companhia.

É por isso que o marketing de experiência é importante e precisa ser utilizado da melhor forma possível, sempre de modo estratégico. Para entender mais sobre o tema, não deixe de ler este conteúdo até o fim.

O que é o marketing de experiência?

Entre as muitas estratégias que uma empresa pode utilizar para conquistar, engajar e fidelizar clientes, há o marketing de experiência. O objetivo dele é o de promover emoções positivas do consumidor com o estabelecimento.

Em uma jornada de compra, seja na aquisição de um produto físico ou na contratação de um serviço de copeira hospitalar, ocorrem diferentes estímulos emocionais.

Sendo assim, para garantir que o cliente tenha uma experiência interessante e satisfatória, é preciso que a companhia aborde as fases dessa trajetória, desde o primeiro contato do consumidor com a marca, até os momentos de pós-venda.

Com isso, é possível planejar cada ação que será tomada de maneira estratégica, superando as expectativas do comprador. De fato, hoje um processo de compra fornece várias sensações ao cliente, sendo essencial que ele esteja satisfeito com elas.

Saiba como as pessoas percebem experiências

Seja para comprar uma nova calça jeans ou para obter licenças para construir casas, pode ser que o cliente tenha a necessidade de receber um suporte por parte da empresa. Nesse caso, existem algumas possíveis percepções que o cliente terá no processo.

De fato, é necessário frisar que a experiência que o cliente terá com uma marca pode fazer toda a diferença. E há cinco diferentes tipos de experiência que um consumidor pode ter, sendo eles:

  • Sentidos;
  • Sentimento;
  • Pensamento;
  • Ação;
  • Identificação.

A experiência com os sentidos do corpo humano é importante, pois o cliente pode ter na memória, por exemplo, o aroma que sentiu em uma determinada loja. Na questão dos sentimentos, eles podem ser frustrantes ou positivos, a depender da marca.

O pensamento é uma experiência relevante, que aborda a inovação e a quebra de paradigmas. A ação envolve a realização de campanhas promocionais e estratégias para impactar o público e a identificação é a transmissão dos mesmos valores para o cliente.

Dicas de como usar essa estratégia de forma eficaz

O marketing de experiência pode ser bastante positivo para um cliente que vai até um estabelecimento para obter uma cópia de chave codificada, ou para comprar um automóvel em uma concessionária.

Por isso, saber como conduzir essa experiência é essencial para o sucesso e para a estruturação de um relacionamento com o consumidor. Há diferentes formas de aplicar o marketing de experiência.

1. Integrar a experiência online e offline

Para que a experiência do cliente seja completa, é necessário que ele tenha opções para realizar a sua compra da forma mais confortável para ele.

Sendo assim, atuar de modo online e offline é indispensável, uma vez que o comprador opta pelo que for mais interessante para ele. É fundamental que a experiência seja igual tanto na loja física, quanto na online.

2. Inserir o clima dos produtos no estabelecimento

Um cliente que vai comprar um acessório para praia pode ter uma experiência totalmente diferente ao entrar no estabelecimento e se deparar com um cenário litorâneo.

Da mesma forma, uma mãe que precisa comprar itens de enxoval para o seu bebê pode ter uma boa experiência ao visitar uma loja com suporte completo para amamentação, alimentação ou troca de fraldas no local.

Por isso, é indispensável oferecer uma estrutura compatível com o que está sendo comercializado, para que o cliente tenha um momento especial com a empresa, o que impactará na sua percepção sobre ela.

Considerações finais

Qualquer pessoa que já tenha tido uma boa experiência com o estabelecimento no qual está realizando uma compra, pode se tornar um cliente fiel a depender do tipo de contato que teve com a companhia.

Sendo assim, é essencial que a marca trabalhe a sua imagem e o seu atendimento, para que a experiência de compra que o consumidor terá com ela seja sempre positiva e influencie na fidelização e no engajamento do cliente com o estabelecimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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