Conheça 6 grandes invenções chinesas

O maior festival de compras do mundo: assim é conhecido o 11/11, evento que começou em homenagem ao dia dos solteiros, na China, e agora já supera até mesmo a Black Friday em vários países, principalmente com as vendas online em ascensão. Trata-se de uma entre tantas invenções chinesas que foram incorporadas ao dia a dia do brasileiro. Mas o rol é bem extenso e vamos contar algumas delas ao longo deste post!  

11/11: dia de promoções em homenagem aos solteiros  

Como dito acima, o 11/11 é um dia de promoções em homenagem aos solteiros, com foco no estímulo das vendas, principalmente de eletroeletrônicos e produtos importados. Nessa data, geralmente os sites de compras não cobram taxa de entrega e auxiliam nas transações de mercadorias vindas de outros países, principalmente da China. 

O 11/11 conta até com um mascote: o Tigong, um panda que simboliza boa sorte. Em tradução livre, Tigong quer dizer ofertas, ou seja, onde ele estiver, você pode ter certeza de bons negócios e preços baixos.  

Sorvete 

O sorvete, que faz parte do dia a dia do brasileiro, sobretudo no verão, também foi criado na China. Isso mesmo: o sorvete surgiu há mais de 4.000 anos em uma mistura de mel, suco de frutas e neve. Com o tempo, novos ingredientes foram adicionados. 

Entre eles, podemos citar o leite e a farinha de arroz. Apesar de a invenção ser chinesa, o responsável pela disseminação mundo afora foi de um italiano: Marco Polo, no século 13. Mas isso só aconteceu após uma viagem à China. Portanto, tudo começou no Oriente e acabou sendo disseminado pela Europa, sendo aprimorado até se tornar o doce tão admirado nos dias de hoje. 

Escova de dentes   

Quando você se olha no espelho fazendo a higienização dental, imagina que todo esse processo começou na China? Tudo graças a um graveto com pontas desfiadas deixado em uma tumba egípcia. Foi com ele que houve a descoberta de que a escova de dentes foi criada pelos chineses, em 1490. 

O objeto antigo era feito com pelos de porcos, amarrados a um bambu ou osso. Assim como o sorvete, o sucesso da invenção chegou à Europa. Ao contrário de hoje em dia, antigamente todas as pessoas de um lar usavam a mesma escova de dentes. Haja coragem! 

Fogos de artifício 

Réveillon no Brasil é sinônimo de fogos de artifício, seja com barulho ou não. E o colorido no ar também teve origem na China. Foi um alquimista chinês que inventou os fogos há mais de 2.000 anos, misturando substâncias como salitre, enxofre e carvão. Após secar, ele descobriu um pó preto que gerava muita fumaça. Logo após a invenção, o artefato foi utilizado como arma de guerra. Somente no século 12 que o elemento começou a ser utilizado como entretenimento. 

Cardápio  

O que todos nós fazemos ao escolher um prato em um restaurante também foi invenção chinesa. Foram eles que criaram o cardápio. Isso ocorreu por volta de 1.000 anos atrás durante a Dinastia Song. E tudo começou com uma ideia que ultrapassou gerações: descrever os alimentos existentes no estabelecimento de uma maneira fácil de entender. 

Dominó  

Jogar um dominó é um passatempo muito comum nas praças Brasil afora. Tudo indica que o jogo foi criado pelo soldado chinês Hung Ming, entre 243 e 181 antes de Cristo. O jogo criado na China tem 21 combinações, enquanto o europeu tem sete peças a mais. Já o existente no Brasil possui 28 peças. 

Pipa

Há mais ou menos 3 mil anos foi criada a pipa. Esse objeto voador está ligado à religião e mitologia — era usada para chamar a atenção dos deuses e costumava ter forma de pássaro. Em seguida, tornou-se objeto militar: eram liberadas à noite e assustavam o inimigo (eles acreditavam serem fantasmas do mal) e acabavam revelando onde estes se escondiam.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.