Decorações com drywall para sua casa

Às vezes decorar o interior de sua casa pode parecer uma tarefa difícil e complexa. Quais materiais usar? Qual estilo seguir? Esse post vai te ajudar a ter algumas ideias para facilitar as suas decisões.

Drywall são aquelas construções a seco, mais leves e fáceis de montar e desmontar. Mas, além de práticas, elas também podem levar grande estilo e conforto para sua casa.

decorações com drywall para sua casa
Placas de drywall já são feitas com medidas específicas, confira os modelos antes de calcular para sua obra.

Material para parede de drywall

Composto por gesso natural e alguns aditivos, as placas ou chapas de drywall, também conhecidas como placas de gesso, proporcionam resistência mecânica, mesmo que pareçam frágeis. Para criar forros e paredes, elas devem ser estruturadas por perfis de aço galvanizado, que sustentarão as placas e serão fixadas por parafusos. Fora isso, outros materiais como massas e fitas são necessários para dar um acabamento final ao material.

Como calcular material para parede de drywall

Por mais que sejam mais fáceis de manejar e de limpar, placas de drywall já vêm com medidas próprias. Portanto, é necessário que a conta feita de uso para sua obra seja o mais precisa possível. Para isso, você precisa saber com antecedência o formato e tamanho da estrutura que deseja montar. Divida o comprimento da área que receberá as chapas pelo tamanho das placas de drywall. Verifique qual o modelo escolhido para suas contas darem certo. Também não esqueça de descontar o espaço da porta, se houver uma no seu planejamento.

Como instalar parede de drywall

Primeiramente, certifique-se que todos os materiais necessários estão disponíveis, além das placas de gesso. Lembre-se de que há uma variedade grande de tipos e espessuras de chapas de drywall, verifique se a escolhida é a adequada para o serviço.

Após ter tudo à mão, marque as paredes de gesso, de preferência com um nível de laser, para ter mais precisão. Veja e marque os pontos de elétrica, hidráulica e as portas. Também é interessante já se programar para reforçar os locais onde haverá mais peso sobre a parede de drywall como onde a TV será colocada ou então prateleiras e quadros.

Para ter um acabamento fino e delicado, é necessário que as placas sejam colocadas corretamente e bem alinhadas. Preste atenção nessa hora e também na fixação no chão, na parede e no teto. Os montantes devem ter uma distância de 40 a 60 cm de distância entre si.

Para colocar as chapas em si, elas devem ser posicionadas de maneira vertical dentro das guias, deixando uma folga de 1cm entre a chapa e o piso e também deve haver um distanciamento de 25 a 30 cm entre os parafusos na placa.

A amarração deve ser feita quando a altura da chapa não é o suficiente e é necessário completar com mais um pedaço de outra placa. Essa parte é preciso ter muita calma e dedicação para que o acabamento fique delicado e discreto. Sempre deixe as juntas alternadas quando for fazer amarração.

As passagens para fios elétricos e tubulações hidráulicas também devem ser lembradas. Siga o projeto na hora de abrir os furos. Fixe o isolamento acústico entre os montantes.

No outro lado, repita os mesmos passos, cuide para não desalinhar do trabalho já feito no outro lado. Com as placas já encaixadas, é o momento de aplicar massa de rejunte e a fita microperfurada nas emendas e também sobre os parafusos utilizados. Assim você terá um acabamento uniforme na parede de drywall e será possível receber variados tipos de revestimento.

O que é preciso para fazer uma parede de drywall

Para se instalar placas de drywall, os materiais usados são perfis de aço, nos quais as placas são construídas e que sustentam o gesso. Parafusos para gesso, argamassas especiais e mantas de isolamento termoacústico também são necessárias.

O que é mais barato parede de drywall ou alvenaria

Depende do tamanho do ambiente desejado. Placas de drywall tendem a ser mais caras do que o tradicional trabalho de alvenaria. Porém, se o tempo de construção for colocado em questão, as chapas de gesso ganham em disparada, economizando tempo, limpeza e mão de obra.

Drywall pode molhar

Placas de drywall podem ser utilizadas para banheiros e áreas com umidade, porém há alguns cuidados a serem feitos para garantir uma boa vida útil para as peças. Primeiramente, deve-se escolher o modelo adequado, placas de drywall conhecidas como chapas verdes são as mais indicadas para esse tipo de situação, elas possuem um aditivo hidrofugante que garantirá melhor performance em ambientes que tendem a ficar molhados. Após isso, ainda deve-se fazer uma boa impermeabilização na peça, para garantir que realmente não vá entrar umidade, a parte inferior deve ter um cuidado especial, já que, com a gravidade, é onde a água ficará mais acumulada e os gessos possuem muita porosidade.

Porém, deve-se alertar que peças de drywall não são indicadas para ambientes externos, por mais que haja os modelos mais resistentes à água, o sol e as intempéries podem prejudicar e estragar as placas.

Drywall na cozinha

Peças de drywall na cozinha podem ser grandes aliadas para dar uma renovada no espaço. Simples, versáteis e de rápida aplicação, as chapas de gesso podem fazer com que sua cozinha se transforme em uma completamente nova. Podem ser aliadas de móveis de madeira, iluminação especial- como spots de luz- e até para embutir armários.

O drywall também pode servir como peça de divisão de ambientes, proporcionando maior privacidade. Mas, na cozinha, apenas uma peça de drywall, sem ser uma parede inteiriça dividindo os cômodos, pode trazer um ar de diversificação e praticidade, já que prateleiras e decorações podem ser instaladas na placa.

Armário de cozinha em drywall

Armários de cozinha em drywall podem ser uma boa escolha para quem quer sair do tradicional, além de garantir mais firmeza na peça, as chapas, com um acabamento ornando com a cozinha, podem deixar o ambiente ainda mais charmoso e aconchegante. Outra opção é criar um ambiente para embutir os armários já existentes.

Parede drywall quarto

Paredes de drywall possuem muitas vantagens como:

  • Ser leve;
  • Transporte mais barato;
  • Componentes recicláveis;
  • Menor tempo para a instalação;
  • Gera menos entulho e sujeira;
  • Manutenção simplificada;
  • Reformas ficam mais práticas, caso desejado.

Para ambientes como quartos, onde é necessário um lugar mais silencioso, é recomendado que as chapas escolhidas sejam preenchidas com enchimento de lã mineral de rocha ou então com lã de vidro, para que o isolamento acústico fique mais completo.
Para lugares onde haverá pesos sobre a chapa, é possível que se faça pedaços mais reforçados, aumentando a largura da chapa. A GDSul possui placas de drywall em Curitiba de diversos modelos e espessuras.

Outras formas de se utilizar drywall para ter uma decoração diferente são:

  • Sancas:

    são peças no teto que dão um charme a mais no ambiente, uma boa iluminação embutida pode ser uma boa escolha;

  • Home Theater:

    utilizar drywall para esconder as partes de fiação da TV e Home Theater é uma alternativa, além de ter a chance de adicionar um toque a mais na sua sala de estar;

  • Lareira:

    sua lareira pode ficar embutida na parede com peças de drywall, para deixar um ar mais requintado, pode-se aplicar um revestimento de granito ou outro material desejado.

parede drywall quarto
Criar nichos e embutir lareiras são ótimos jeitos de se utilizar peças de drywall.

Agora você já percebeu que ambientes com drywall podem ficar tão estilosos e bonitos quanto os tradicionais espaços de alvenaria, com mais versatilidade e praticidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.