Dicas para manter a postura correta ao sentar no trabalho

A má postura de uma pessoa é a principal responsável pelas dores e desconfortos que ela sente. Uma postura ruim afeta seu humor, sua disposição e atrapalha atividades mais simples que você precisa realizar no dia-a-dia, além de causar dores enxaqueca e queda no rendimento ou problemas mais graves como escoliose e hérnia de disco.

Se você trabalha muito tempo sentado, seja no escritório de uma empresa ou em casa e está sofrendo de dores nas costas ou quer evitá las, aprender um pouco mais sobre ergonomia e como manter a postura correta ao sentar pode contribuir para uma vida mais .

1. Conheça a curvatura natural do seu do corpo 

Ao sentar-se numa cadeira, suas costas devem estar eretas, sente-se sobre os ossinhos do bumbum, coloque seu quadril o mais próximo possível do encosto da cadeira, mantenha os ombros para trás, evitando curvamento ou inclinação das costas. Pode parecer difícil manter esta postura no início, porque seu corpo não está acostumado, mas com treino, resistência e a prática logo você perceberá que essa postura é suficiente para evitar fadiga a do corpo e diminuir as dores frequentes.

2. Não cruze as pernas ao sentar

Distribua o peso do corpo para não forçar as articulações, isso quer dizer que você deve evitar ao máximo sentar com as pernas cruzadas. Quando você faz isso, acaba sobrecarregando um dos quadris. 

É ideal que seus quadris, joelhos e cotovelos formem um ângulo reto (90 graus), e as pernas devem estar levemente afastadas, seguindo a linha do quadril. Se suas pernas não alcançam o chão use um apoio. Esta posição é extremamente importante, pois ela ajuda na distribuição do peso do corpo, facilita o fluxo sanguíneo e evitando sobrecarga nos músculos e articulações.

3. Mantenha o monitor na altura dos olhos

Mantenha o computador numa altura ideal, você pode usar livros ou um suporte específico para isso, o centro da tela deve ficar na linha dos olhos, desta forma você evita pressão sobre os ombros, dores de cabeça e nas costas. 

O incômodo acontece porque, a cabeça humana pesa 5kg em sua posição normal, e quando ela está inclinada para frente – o que acontece quando olhamos o celular,ao ler ou escrever – o peso aumenta para 13 kg, devido a ação da gravidade, então coluna precisará sustentar esses quilos a mais. 

4. Evite ficar muito tempo sentado

Se você está conseguindo manter sua postura correta, isso não significa que pode ficar horas sentado na mesma posição, nosso corpo não foi feito pra isso e é preciso levantar, se movimentar, caminhe uns minutinhos e alongue-se periodicamente. Habitue-se a levantar a cada 30min ou 1h, isso ajuda a melhorar a circulação do sangue e arejar a cabeça. 

5. Um lugar confortável

Se você não tiver uma cadeira confortável e ergonômica – que são aquelas específicas para quem trabalha muito tempo sentado, por serem reguláveis e adaptáveis ao corpo – tente tornar a que possui o mais confortável e adequada possível. 

Alguns acentos são muito duros e podem acabar machucando e prejudicando a musculatura do bumbum; você pode colocar uma almofada no assento e outra na curvatura da lombar para proporcionar maior conforto e respeito a musculatura do seu corpo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.