Growth Marketing: você sabe o que é?

Se tem algo que o universo corporativo percebeu nos últimos anos, é a necessidade de se atualizar constantemente. O surgimento de termos como growth marketing, startup e tantos outros é algo que só acaba reforçando esse fenômeno.

De fato, as novidades são tantas e aparecem em uma velocidade tão vertiginosa, que a impressão que dá é que todo dia surgem novos negócios, novas estratégias e até novas empresas para aumentar a competitividade e a concorrência.

Por isso mesmo é que uma empresa de terceirização de serviços gerais, por exemplo, precisa ficar em dia com tudo isso. Pois, é fundamental absorver tudo o que for positivo e tiver sinergia com o seu negócio, sob o risco de acabar ficando para trás.

Também, por isso, decidimos escrever este artigo explicando melhor o growth marketing, que nada mais é do que uma estratégia para os dias de hoje, que ajuda as empresas a crescerem em velocidade acelerada e compatível com o mercado atual.

Portanto, se quer entender de uma vez por todas do que se trata essa novidade e como ela pode ajudar uma startup ou qualquer outro modelo de negócio, tornando sua firma mais forte e lucrativa, então basta seguir adiante na leitura deste artigo.

O que é growth marketing?

Termos em inglês para “marketing de crescimento”, o growth marketing consiste em uma visão de conjunto que ajuda qualquer marca a crescer de modo sério, sólido, sustentável e rápido, bem mais rápido que a média.

Lembrando que todo marketing sempre visou o crescimento, de modo que falar sobre uma marketing de crescimento pode parecer até algo redundante.

Entretanto, trata-se do fato de que ele realmente se ampara em alguns pilares que são típicos de um recurso em específico, ou seja, com ele uma firma de limpeza de carpete empresarial não vai aplicar táticas esporádicas e dispersas, mas algo sistemático.

Assim, o growth marketing permite uma racionalização do crescimento que faz parecer uma fórmula mágica, mas no fundo é algo bem tangível e mensurável. 

Seus pilares são:

  • Análise de mercado;
  • Análise da concorrência;
  • Geração de leads;
  • Aquisição de clientes;
  • Fidelização deles;
  • Crescimento ágil.

Portanto, há um ciclo com começo, meio e fim. Isso é o que o torna uma estratégia específica, em vez de um simples conjunto de esforços sem nexo.

Quando se fala em análise de mercado e de concorrência, por exemplo, já existe um esforço típico e antigo para isso, que é o do benchmarking.

Contudo, ao implementar essa medida no âmbito do growth marketing, ela se torna apenas o início de algo que segue adiante. O mesmo vale para as demais frentes, que se inserem nesse quadro maior.

Como aplicar a metodologia?

Podemos chamar o growth marketing de conceito, metodologia, estratégia ou qualquer termo similar. O importante é que haja essa visão de algo que precisa ser completo e se concretizar com começo, meio e fim.

Assim, depois de entender melhor seu mercado e sua concorrência, o modo ideal de aplicá-lo é investindo no marketing digital, como modo de captar leads e acelerar a aquisição e fidelização de clientes.

Um negócio da área de coffee break para empresas pode turbinar sua realidade investindo em frentes como blog, redes sociais, aplicativos de celular e afins. 

Sendo que cada uma dessas frentes tem sua rotina e outras estratégias menores de aceleração, garantindo um resultado no conjunto. 

O que vai torná-lo mais coerente e assertivo, por fim, são as métricas e o monitoramento. É preciso mensurar a cada dia os resultados, investindo apenas no que funciona e declinando do que não funciona, para acelerar ainda mais o processo.

As vantagens e benefícios

Além de crescer sem limites, algo que hoje faz parte da cultura de startups e empresas do mundo todo, o growth marketing coloca a marca no topo do universo corporativo.

Por exemplo, além de uma empresa de divisória com porta de correr precisar aplicar o marketing digital e o monitoramento detalhado acima, ela vai precisar investir em tecnologia.

Ao fazer isso, é claro que seu crescimento será acelerado, focando sempre na aquisição de clientes e na fidelização da maior parte possível deles.

Sendo assim, é realmente uma visão disruptiva, que soma algumas táticas e recursos que já existiam, mas alinhando tudo de modo bastante diferenciado e muito mais eficiente.

Considerações finais

Portanto, explicar o que é growth marketing tem se tornado cada dia mais importantes, pois as marcas do futuro precisam aplicá-lo.

Além de fazer isso, acima detalhamos como aplicar esse conceito ou metodologia em seu próprio negócio, listando também as vantagens que se pode esperar por isso.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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