O que é outsourcing de TI?
O termo “outsourcing de TI” está incluído nas muitas terminologias que são usadas para explicar as mudanças tecnológicas que atualmente estão acontecendo, sobretudo nas empresas.
No centro dessas transformações está a área de Tecnologia da Informação (TI), um vasto setor que contém áreas voltadas à informática, gestão de dados e outros setores.
Mas, o que de fato é outsourcing de TI? É a pergunta que você deve estar se fazendo nesse momento.
Para responder essa questão e aprofundar mais esse assunto, elencamos alguns tópicos a seguir que você vai adorar ler. Continue com a gente!
Entenda o conceito de outsourcing de TI
Hoje em dia muitas empresas, em especial as maiores, possuem um departamento de TI específico. Já outras, preferem fazer o chamado outsourcing de TI, que é a terceirização desse tipo de serviço para uma consultoria.
Inclusive, a palavra “outsourcing” significa terceirização, em tradução direta do inglês para o português.
Então, ao fazer esse repasse a empresa extingue o setor de fixo que cuida da Tecnologia da Informação da empresa, deixando os serviços da área à cargo de uma firma contratada.
Quais são os benefícios de adotar o outsourcing de TI?
Como não poderia deixar de ser, existem diversas vantagens em se fazer o outsourcing de TI. Conheça as principais nos tópicos abaixo!
A atenção da empresa pode se voltar para outras áreas
Quando a empresa tem que lidar com um departamento de TI próprio, é comum que a atenção às outras áreas fique dividida.
Por isso, terceirizar os serviços desse setor economiza energia que pode ser usada em outros setores, como a gestão de negócios e a administração financeira, por exemplo.
Aumento na performance da empresa
Uma vez que o outsourcing de TI possibilita que a empresa tenha um maior foco em outras áreas, enquanto contrata os serviços referentes à Tecnologia da Informação, a performance do negócio tende a melhorar.
Afinal, a empresa poderá investir mais em mão de obra qualificada para outros setores, como administração e gestão de negócios, já citados, e o setor comercial, também.
Aumento na produtividade dos colaboradores
Hoje em dia os serviços de TI impactam diretamente na produtividade dos colaboradores de uma empresa, haja vista que a maioria desses trabalhadores utilizam softwares e sistemas inerentes ao setor.
Assim, com um serviço mais apurado, fomentado pelo outsourcing de TI, essas pessoas terão ferramentas mais poderosas para trabalhar, ao passo que também terão um maior suporte.
Custo-benefício
O outsourcing de TI gera um grande corte de gastos, que no final das contas se traduz em um enorme custo-benefício.
O motivo é a economia provocada pela eliminação do setor de TI na empresa, que representa gastos com salários, manutenção de máquinas, capacitação de funcionários, etc.
Junto a essa economia, existe uma melhora na performance da empresa, que por fim traz um saldo positivo e virtuoso.
Garantia de qualidade e suporte especializado
Em muitos casos, ter um setor de TI próprio significa ter gargalos na qualidade do serviço prestado, por se tratar de funcionários diretamente ligados à empresa.
Por outro lado, contratar uma consultoria de TI, por meio de um movimento de outsourcing, é uma garantia de qualidade e de suporte especializado.
Isso porque a empresa contratada se compromete a fazer um bom serviço, além de estar sempre à disposição da contratante. Do contrário, poderá ser simplesmente trocada por outra prestadora de serviços.
Maior alinhamento entre a área de TI e os objetivos financeiros da empresa
Pode não parecer, mas ter um setor de TI externo, por meio de uma empresa terceirizada, é sinônimo de um maior alinhamento com os objetivos financeiros da empresa.
Acontece que no momento do fechamento da parceria entre as partes, ou seja, na assinatura do contrato, a empresa contratante expressa as suas expectativas com relação à contratada, que basicamente visam um bom ROI (Retorno de Investimentos).
E claro, a empresa contratada deve ter boas medidas para alinhar a sua prestação de serviços aos objetivos da contratante.
Possibilidade de contratar serviços por demanda
Por fim, uma outra possibilidade existente no âmbito do outsourcing de TI é a de contratar serviços por demanda.
Num setor de TI fixo muitas vezes não existe volume de trabalho suficiente para ocupar os colaboradores.
Nesse sentido, extinguir o departamento e contratar serviços específicos, por demanda, pode ser mais vantajoso, mais vantajoso até mesmo que firmar um contrato mais longo com uma empresa terceirizada.
Vale realmente a pena fazer uma terceirização dos serviços de TI?
A resposta é: depende da empresa e dos seus objetivos.
Como citamos acima, existem diversos benefícios em se fazer um outsourcing de TI. Entretanto, antes de realizar o movimento é necessário analisar o contexto geral.
Afinal, algumas empresas realmente necessitam de um setor fixo, sobretudo aquelas que têm uma alta demanda de serviços na área de Tecnologia da Informação.
Outras empresas, porém, podem se sair melhor contratando uma empresa terceirizada, seja por meio de um contrato fixo ou de contratos por demanda.