O que é portaria remota e quais são os seus benefícios?
Aliar segurança e redução de custos é o sonho de todos que residem em condomínios. A preocupação com a segurança sempre rende em novas e importantes tecnologias. Mas, uma tecnologia inovadora de segurança condominial vem ganhando cada vez mais espaço: a portaria remota.
O que é a portaria remota?
Considerada uma das principais soluções para aumentar a segurança, inibindo a ação dos criminosos, a portaria remota consiste em um sistema tecnológico onde o condomínio opera com uma portaria a distância, porém com as mesmas funções e funcionalidades de uma portaria presencial.
Em um primeiro momento, pode até parecer estranho não existir um serviço de portaria em condomínio presencial, mas a portaria a distância não apresenta as deficiências que uma portaria normal apresenta como porteiros desatentos e falta de um controle eficiente de quem entra e sai.
Através de uma tecnologia de qualidade, o controle de acesso nos portões do condomínio é executado em tempo real diretamente de uma central. Através do interfone, o visitante fala com um atendente e faz sua identificação, que só é liberada mediante autorização do morador.
Essa liberação pode acontecer através do interfone ou por meio do celular, caso assim deseje o morador. Já o residente entra e sai do prédio através de reconhecimento de foto, biométrico, tag para pedestres, cartão de aproximação ou controle de garagem anti clonagem.
Todas as ligações e imagens do local são gravadas remotamente, permitindo o acesso de visitantes e prestadores de serviço. Além disso, a central consegue atender duas ou mais ligações do condomínio simultaneamente, evitando filas e demora na espera.
Por que a portaria a distância é mais econômica?
Com a tecnologia de ponta aliada com redução de custos e o poder de personalizar o serviço de portaria, a economia é considerável quando comparado a uma portaria convencional, podendo chegar a uma redução de até 50% na taxa condominial. Eis os motivos:
- Não há vínculos trabalhistas, folhas de pagamento e encargos de funcionários;
- Eliminação de risco trabalhista;
- Redução do valor da mensalidade do condomínio em comparação a contratação de funcionários;
- Economia nos custos com manutenção de interfones e câmeras.
Motivos que fazem a portaria remota ser mais segura
Cerca de 70% dos porteiros adormecem no turno da noite. Um grave problema de segurança que todos os condomínios com portaria presencial estão sujeitos.
Além do problema da soneca, há também o risco de rendição, a entrada dupla de carros ou motos na garagem e a ausência de itens de segurança como o botão do pânico.
“Quando falamos que o monitoramento é feito 24h por dia, não se trata apenas da entrada e saída do condomínio. Todo o perímetro é altamente vigiado por um sistema de segurança inteligente e reforçado.” Comenta Fábio Kienen, diretor da Folk Portaria Remota, de Curitiba.
O sistema de segurança conta com:
- Monitoramento de alarme e central de incêndio;
- Apoio tático e integração com a polícia;
- Software que identifica atividades suspeitas no entorno do condomínio: o sistema faz a identificação através das câmeras de segurança e alerta o operador na central, que faz a abordagem imediatamente e toma as ações necessárias;
- Monitoramento do perímetro do condomínio por cerca elétrica e sensores de barreiras;
- Sistema de pânico ostensivo (alto falante, giroflex e sirene);
- Sistema de pânico silencioso (por controle veicular, tag e biometria);
- Portão veicular com foto cédula seguidora (fechamento do portão automático logo após a passagem do veículo);
- Sistema via fácil ou leitura de placa;
- Sensor de dupla passagem veicular, porta aberta e arrombamento;
- Com a equipe na central de atendimento, não há riscos de rendição.
Quais serviços fazem parte da portaria remota?
Além do sistema eficiente de segurança, também podem fazer parte da contratação de uma portaria digital:
- Automatização de máquinas de lavar: ativação dos equipamentos de lavanderia comunitária através da tag ou da biometria;
- Automatização das lixeiras: abertura da lixeira condicionada a horários específicos;
- Fornecimento de energia através de painéis solares;
- Controle de velocidade veicular dentro do condomínio;
- Automatização de irrigadores;
- Manutenção global em todos os equipamentos;
- Serralheria própria;
- Portal online para acesso relatórios referentes ao condomínio.
“Como nos dias de hoje fazemos tudo pelo celular ou tablet, não podíamos deixar os smartphones de lado” comenta Cássio Kienen, diretor da Folk Portaria Remota.
Através do aplicativo, é possível realizar ações como:
- Agendar horários no salão de festas;
- Liberar a entrada com QR Code (para condomínios com o leitor);
- Acessar as câmeras do condomínio;
- Registrar ocorrências;
- Cadastrar e autorizar a entrada de visitantes e prestadores de serviço;
- Botão de pânico;
- Alerta de invasão e portas deixadas abertas;
- Acionamento de portas, portões, caixas de correio, estacionamento e elevadores;
Quais são as diferenças entre a portaria presencial e a digital?
Redução nos custos, equipe experiente e qualificada, forte esquema de segurança e aplicativo exclusivo do condomínio. Tudo isso já parece bom demais, não é mesmo? Mas os benefícios de contratar a portaria a distância não acabam por aí.
Além de não ter preocupação com atrasos, faltas e greves por parte dos funcionários, o que já garante com que o síndico consiga coordenar melhor seu trabalho, a portaria também conta com um controle de qualidade constante para avaliar o desempenho de todas as atividades, garantindo assim, eficiência e serviço de qualidade.
Alguma coisa deu defeito? Não há com que se preocupar, o suporte técnico também funciona 24 horas e é acionado imediatamente.
As diferenças entre a portaria presencial e a remota são diversas, logo que alguns problemas como queda de energia e falha na internet, são coisas corriqueiras as duas portarias. Mas como esses problemas são resolvidos na portaria digital?
- Queda de energia: todo o sistema é suportado por nobreaks e/ou geradores, garantindo até 10 horas de funcionamento de todo o sistema sem energia;
- Controle em festas: o morador deve encaminhar a lista dos convidados para a central para a liberação do acesso para as pessoas autorizadas;
- Falha da internet: condomínio possuirá 02 (dois) links de internet banda larga de operadoras distintas. Em situações onde eventualmente haja indisponibilidade dos dois links de internet, um porteiro é disponibilizado ao condomínio até que tudo seja restabelecido.
- Esquecimento de itens de portaria/garagem: o morador interfona para a portaria e solicita a abertura do portão. A empresa vai confirmar os dados e a foto dele que consta no sistema.
E tem mais! Além do controle detalhado e registrado das entradas e saídas, o síndico através do app, consegue visualizar todos os moradores cadastrados. Garantindo assim, maior segurança e bem-estar.
Vale lembrar que cada empresa de portaria remota tem suas particularidades, e pode oferecer ou não os benefícios citados. Se você deseja saber mais sobre o serviço acesse https://folkportariaremota.com.br/