O que você precisa saber antes de iniciar um namoro online

Na busca por um romance, mais de nós recorremos ao namoro online. Antes estigmatizado como um local para desesperados, o namoro online se tornou uma parte normal do jogo de conhecer pessoas para um relacionamento. Uma pesquisa recente com 19.000 pessoas que se casaram entre 2005 e 2012 descobriu que 35 por cento desses novos casais se conheceram online, com cerca de metade deles se encontrando por meio de um site de namoro online, aplicativo e etc.

Existem muitos sites que podem ser utilizados para o início de um relacionamento, um exemplo é o site Mileróticos. Como esses sites podem ajudá-lo a encontrar o romance e de quais armadilhas você deve estar ciente? 

Prós:

Acesso a mais pessoas e mais tipos de pessoas. O benefício mais óbvio desses sites é que eles fornecem acesso fácil a milhares de datas potenciais. Isso pode ser especialmente benéfico para pessoas que não têm um grande círculo social.

mileroticos

Além do grande número de pessoas que você pode encontrar, muitos sites oferecem uma avenida para encontrar pessoas com interesses semelhantes. Existem sites de namoro dedicados a grupos específicos, bem como sites que atendem a encontros gays e lésbicas. 

Você sabe onde as pessoas estão 

Ao contrário de outros locais sociais, em um site de namoro online, você pode ter quase certeza de que todas as pessoas que encontra são solteiras e têm aparência. Isso remove muita ambigüidade que você enfrenta quando conhece uma pessoa interessante em um evento de trabalho ou festa.

Você pode se libertar dos papéis tradicionais de gênero 

Devido à facilidade e ao relativo anonimato dos sites de namoro online, podemos correr mais riscos ao entrar em contato com pessoas que não abordaremos pessoalmente. E embora os homens geralmente entrem em contato com as mulheres mais do que vice-versa nesses sites, a pesquisa mostrou que uma minoria considerável de mulheres chega aos homens que consideram desejáveis ​​online, sugerindo que esses sites permitem que algumas mulheres superem as normas tradicionais de gênero que as colocam num papel passivo de espera para ser abordado.

Pode ser bom para pessoas tímidas. Indivíduos tímidos ou socialmente ansiosos muitas vezes têm dificuldade em formar e manter relacionamentos íntimos. A pesquisa sugere que aqueles que são socialmente ansiosos ou introvertidos se sentem mais confortáveis ​​para se comunicarem online. Esses indivíduos podem ter mais facilidade em abordar as pessoas e se abrir online. Assim, não é surpreendente que pessoas tímidas tenham maior probabilidade de procurar romance em sites de namoro.

Contras:

Muitas opções podem ser ruins. Conforme discutido, um benefício dos sites de namoro online é o acesso a centenas, até milhares de parceiros em potencial,  mas ter todas essas opções nem sempre é uma coisa boa. Uma grande quantidade de literatura sobre tomada de decisão mostra que, em geral, quando temos muitas opções disponíveis, ficamos menos satisfeitos com qualquer uma delas.

Não ter escolha pode levar à infelicidade, mas muitas opções podem oprimi-lo e levá-lo a se preocupar por ter escolhido errado. Você pode se sentir confiante em sua decisão sobre qual carro comprar quando há apenas três em consideração, mas se houver centenas, você constantemente se questionará e se perguntará se poderia ter feito melhor.

O mesmo princípio se aplica ao namoro online: o grande número de parceiros em potencial cria muitas opções. Portanto, se um namorado não se encaixa no perfil, há centenas de outros que poderiam ser melhores. Mas isso também pode fazer com que você deixe passar datas em potencial porque, com todas essas opções, você não consegue deixar de pensar: “Deve haver alguém melhor por aí”.

Os sites de namoro online podem, portanto, promover uma atitude em que parceiros em potencial são objetivados como produtos na prateleira de uma loja, ao invés de pessoas.

Os perfis fornecem informações limitadas 

Perfis online não têm informações vitais que você só pode obter pessoalmente, então pode ser difícil saber se você é realmente compatível com alguém com base apenas no que essa pessoa compartilhou em um site de namoro.

mileroticos

A pesquisa mostra que as pessoas gastam seu tempo em sites de namoro buscando critérios como renda e educação, e atributos físicos como altura e tipo de corpo, quando o que elas realmente precisam é de informações sobre a experiência real de interagir e conhecer a pessoa pelo outro final do perfil.

Além disso, quando lemos informações vagas sobre alguém, mentalmente preenchemos os espaços em branco com detalhes específicos que podem estar incorretos. Por exemplo, quando você lê no perfil de um homem que ele é um cinéfilo, você pode pensar que é algo que você tem em comum, mas quando você começa a falar sobre filmes no seu encontro, percebe que você é um aficionado por cinema estrangeiro, enquanto ele obcecado por filmes de terror. Um estudo com encontros online descobriu que a maioria se via como menos parecida e gostava menos um do outro, depois, em comparação com antes de seus encontros offline.

Dessa forma é essencial tentar conhecer o máximo sobre a pessoa que você gostou online para depois se for o caso marcar algum encontro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.