Passaporte Europeu: Saiba como e por que tirar?

Conseguir a dupla cidadania europeia é um sonho de muitas pessoas que moram no Brasil e são descendentes de imigrantes europeus. Esse processo é muito conhecido por ser demorado e complicado, entretanto, os benefícios que se obtém com o passaporte europeu também são vários e por isso, vale a pena ter.

Se você sempre teve vontade e nunca deu início ao processo para tirar o passaporte europeu e conseguir a dupla cidadania, fique tranquilo, nesse artigo vamos responder às dúvidas mais frequentes e facilitar seu processo para se tornar um cidadão europeu.

Os benefícios do passaporte europeu são vários e vão desde conseguir fixar residência e até mesmo ter mais facilidade na hora de procurar estudos e trabalho em países europeus.

Embora seja uma grande vontade de muitas pessoas que hoje vivem no Brasil, é necessário cumprir alguns pré-requisitos para se tornar um residente da Europa, quer saber quais são e se você tem direito? Continue acompanhando!

Pré-requisitos para ter passaporte europeu

Hoje em dia, o jeito mais fácil de conseguir o passaporte europeu é por meio da família. Se você tem pais, avós ou bisavós que nasceram em algum país da Europa, seu processo pode ficar muito mais fácil.

Pesquisar suas origens e antecedentes é um processo muito importante para quem deseja obter um passaporte Europeu. Após pesquisar sua descendência, é necessário buscar os documentos desses familiares para iniciar o processo de dupla cidadania.

Os documentos imprescindíveis vão variar de acordo com o país em que você está tentando ser um cidadão, no geral, os documentos requisitados são:

  • Certidão de nascimento ou de batismo do familiar de origem europeia;
  • Certidão de casamento do familiar, caso haja;
  • Certidão de óbito do familiar, caso haja;
  • Certidão de nascimento ou casamento original para comprovar a descendência;
  • Certidão Negativa de Naturalização do familiar. Este documento comprova que o parente não se naturalizou brasileiro.

Com esses documentos em mãos, é necessário que você dê entrada na requisição do reconhecimento de dupla cidadania. Lembre-se que toda documentação deverá conter a tradução juramentada no idioma do país de origem.

Para realizar o processo você pode ir até o consulado e fazer sozinho ou contar com uma empresa de assessoria de imigração internacional.

 
Seus documentos serão analisados e se seguirem o regulamento exigido, o tempo de espera também varia de acordo com cada consulado. Entretanto, alguns países são mais exigentes do que outros, é o caso da França e da Alemanha.

Principais gastos

Além de todos os documentos, é importante reservar uma poupança já que a emissão desse documento tende a ser um pouco caro, entretanto, o preço pode variar de acordo com o país e com a urgência que você precisa do documento.

Um passaporte emitido sem urgência, costuma ser aproximadamente R$ 374,57, entretanto, se o pedido for urgente, o valor costuma aumentar para R$ 563,62. Para ter certeza do valor, é recomendado consultar o consulado do país que deseja obter cidadania.

Agora que você já sabe os principais documentos e o passo a passo para conseguir sua cidadania e seu passaporte europeu, é importante que você saiba todos os benefícios para desfrutá-los da melhor forma possível.

Benefícios do passaporte e cidadania Europeia

Como dissemos no começo do texto, o passaporte europeu proporciona diversos benefícios para quem o tem e agora você descobre os principais benefícios para desfrutar dele da melhor forma possível.

Moradia

O principal benefício do passaporte europeu, é que ele te dá a oportunidade de morar em qualquer país da Europa sem que seja necessária a apresentação do visto.

Outro benefício com relação à moradia, é que com esse tipo de passaporte, as burocracias para alugar um lugar para morar são bem menores do que para um imigrante sem este documento.

Saúde

Além disso, outra vantagem do passaporte europeu é que ele também permite que você faça o uso do sistema público de saúde sem nenhum problema, portanto, se ficar doente em alguma viagem ou até mesmo moradia para algum país europeu, você pode ir ao médico sem pagar nada.

Vale lembrar, que alguns serviços de saúde de vários países da Europa, são considerados um dos melhores serviços públicos de saúde do mundo, como a Inglaterra, Itália e Suécia.

Trabalho

Sabemos que sem o visto oficial de trabalho, não é permitido trabalhar legalmente em nenhum país da União Europeia. Porém, esse problema pode ser resolvido facilmente se você tem o passaporte europeu, já que não é necessário nenhum visto para transitar dentro do continente.

Além da burocracia ser quase inexistente, as oportunidades de emprego também aumentam consideravelmente quando você já tem o passaporte europeu.

Estudos

Esse pode ser considerado o principal benefício que levam as pessoas a procurarem a dupla cidadania e tirar um passaporte europeu. Com este passaporte, estudar nas principais instituições de ensino da Europa fica muito mais fácil.

Algumas instituições costumam dar até 50% de desconto em seus cursos, outras também oferecem bolsa integral e também programas de incentivo, que se responsabilizam pelos principais gastos que uma pessoa pode ter durante o período de estudo.

Além de adquirir todo o conhecimento e bagagem cultural que este tipo de estudo oferece, você também pode turbinar o seu currículo se sua intenção é conseguir um emprego melhor aqui no Brasil.

Viagens

Para quem costuma viajar com frequência para o continente europeu, esse passaporte também traz mais facilidade ao passar por serviços como o da alfândega, já que teoricamente, você é um morador nascido e legal naquele país.

Além disso, você também não precisa ter data para embora, por não precisar de visto para entrar nesses países, você pode viajar e aproveitar a estadia por quanto tempo quiser.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.