Por que é importante gerar valor para o cliente?
Há muitas coisas que uma empresa ou marca precisa fazer por seus clientes, e gerar valor é uma das mais importantes, especialmente em um mercado cada dia mais competitivo e mais saturado como é o nosso atualmente.
De fato, nunca se viu uma época em que surgissem tantos negócios fazendo a mesma coisa. Às vezes dá a impressão de que quase diariamente surgem novas empresas e firmas prestando os mesmos serviços ou vendendo os mesmos produtos de antes.
Neste cenário, uma marca ou clínica de micropigmentação sobrancelha degrade vai precisar encontrar algum diferencial, caso queira realmente se destacar no meio da multidão, tornando-se memorável e destacada.
Sendo aí que surge a necessidade de se adaptar aos novos tempos, entendendo melhor as expectativas do seu público-alvo e trazendo as inovações necessárias.
Por isso, achamos interessante explorar o assunto sobre a importância de gerar valor.
Já não se trata apenas de vender um produto ou prestar um serviço, mas sim oferecer uma solução completa e uma experiência inesquecível. Para entender como exatamente isso funciona na prática, basta seguir adiante na leitura.
O que é e por que importa?
Na prática, gerar valor nada mais é do que compreender as expectativas mais profundas dos seus clientes em potencial e saná-las de modo inesquecível.
Tanto que hoje as empresas já não falam apenas em fidelização do cliente, mas sim em “evangelização”. Pode parecer só uma palavra a mais, mas se trata de uma verdadeira revolução, que implica um pós-venda bem melhor.
Para isso, uma firma de chaveiro personalizado precisa começar definindo melhor os perfis da sua persona, levantando perguntas como:
- Quem é meu cliente ideal?
- Como eu posso atraí-lo para mim?
- Que tipo de plataforma ele acessa?
- Onde exatamente ele se encontra?
- Como ele consome novidades?
- O que ele ama que uma empresa faça?
- O que ele odeia na negociação?
Depois disso, a marca cria dois ou três perfis fictícios, baseados em nomes e até fotos de pessoas reais. Assim, cada ação do marketing se torna muito mais assertiva.
Isso é geração de valor, sendo que sua importância e seus benefícios estão no fato de que isso vai ao encontro dos clientes atuais.
Isto é, das novas gerações, que exigem mesmo que as marcas tenham uma filosofia de trabalho super diferenciada.
- Tenha uma cultura
Como acabamos de ver, hoje a marca não pode apenas vender algo, é preciso que ela tenha também uma filosofia, mais ou menos como um verdadeiro estilo de vida. É o que as maiores marcas do mundo fazem, sem repararmos bem.
O modo prático de aplicar isso é quando uma gráfica de impressão de flyers cria uma cultura organizacional. Como aquelas que definem os famosos pilares de missão, visão e valores, porém de modo ainda mais profundo.
Isso vai tornar a equipe e os colaboradores muito mais engajados. Como vai atrair os clientes e torná-los satisfeitos por terem encontrado algo único, que gera valor para eles.
- Marketing de conteúdo
Em vez de “empurrar” a venda para o cliente, se pode criar laços mais sérios e mais sólidos, por meio do famoso marketing de conteúdo.
Assim, em vez de usar estratégias comerciais ativas, que vão logo tratando de preços e prazos, uma clínica de prática integrativa pode criar um blog com conteúdos gratuitos, além de fazer postagens que educam a clientela.
Isso atrai os que estão realmente interessados e vai gerar valor real para eles. Só depois, quando esse lead estiver maduro, é que o marketing passará o caso para os vendedores tratarem de aspectos mais práticos.
- Tecnologia e customização
Por fim, não podemos falar sobre geração de valor e evangelização do cliente sem mencionar o papel da customização, que hoje só é possível por meio da tecnologia.
De fato, cada cliente quer sentir-se único, então não é possível generalizar o atendimento e a comunicação.
Para isso, você pode implementar um funil de vendas mais racionalizado, que conte com um CRM, por exemplo.
Sigla para Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente), esses programas permitem criar um histórico de cada lead, registrando seus dados e suas preferências mais detalhadas.
Assim, cada e-mail disparado, cada mensagem enviada ou cada ligação feita levará em consideração o perfil de interesse da pessoa, fazendo ela se sentir realmente única e gerando um valor incrível para ela.
Considerações finais
Sendo assim, explicar o que é geração de valor para o cliente se tornou algo indispensável e praticamente obrigatório, muito mais do que um mero diferencial.