A entrada do jovem no mercado de trabalho é algo essencial para a sua formação profissional. Claro que é proibido o trabalho para menor de 16 anos, mas ele pode ser empregado a partir dos 14 anos se for jovem aprendiz.
O programa jovem aprendiz é diferente da empregabilidade precoce, pois visa a formação técnica do adolescente. Ele não se trata de uma forma de exploração, mas de uma maneira para evitar a evasão escolar.
E diferente de um estágio, o jovem recebe o seu salário e tem sua carteira assinada. Então, como funciona o programa? Veja agora!
O que é o contrato de aprendizagem?
A aprendizagem se trata de um instituto para formação técnico-profissional dos adolescentes e jovens. Ela apresenta atividades e práticas que são distribuídas em tarefas com dificuldade progressiva.
Essas atividades são implementadas num contrato de aprendizagem, tendo como base o programa Jovem Aprendiz. O contrato é um acordo de trabalho especial com prazo de, no máximo, 2 anos.
Nele, é definido que o empregador deve ser comprometido com a formação técnico-profissional coerente para o desenvolvimento físico, psicológico e moral do jovem. Para o jovem, é definido que deve executar suas tarefas com zelo.
O contrato é registrado na carteira de trabalho, com direitos trabalhistas e previdenciários garantidos. Contudo, o FGTS apresenta alíquota reduzida de 2% e não há multa de 40% do FGTS, se ocorrer demissão, ou aviso prévio remunerado.
Como se tornar um jovem aprendiz?
O cadastro para se tornar um aprendiz ocorre nas instituições conveniadas às empresas. O primeiro passo é buscar por vagas num site de Jovem Aprendiz. Depois, deve ser feito o seguinte:
- Você deve formular um currículo e entregar para as empresas que trazem oportunidades para jovens aprendizes. Se o currículo for aprovado, você é contatado pelo RH da empresa.
- O RH buscará lhe conhecer melhor e vai lhe propor um exercício de redação para testar suas habilidades. Se for aprovado, passa para a dinâmica de grupo
- Na dinâmica de grupo, você demonstra algumas características relevantes para o emprego, como comunicação com outros profissionais. Se for aprovado, passa para a entrevista de emprego.
- Na entrevista, você não deve se atrasar e precisa treinar sua postura. Esteja preparado para as perguntas. Se for aprovado, você finalmente se torna um jovem aprendiz!
Busque pelas melhores vagas para ser um jovem aprendiz
Muitas empresas querem aproveitar das vantagens de contratar um jovem aprendiz. Com maior número de oportunidades, mais fácil de encontrar uma vaga coerente para sua formação profissional!
Gostou de conhecer melhor o programa Jovem aprendiz? Então siga a dica do nosso portal e faça parte do programa!