Quais são os critérios para solicitar empréstimo pessoal?
Ao contrário do crédito consignado, cujas parcelas são descontadas automaticamente de um benefício ou salário, o empréstimo pessoal depende do próprio contratante para ser saldado.
Por isso, as instituições financeiras definem diversas atribuições que uma pessoa precisa ter para que eles liberem o dinheiro, como uma forma de precaução. Assim, fica mais fácil calcular se o solicitante terá condições para arcar com essa modalidade de crédito.
Neste artigo, explicamos quais são os critérios para solicitar o empréstimo pessoal e como garantir que ele será aceito.
A renda é critério para aprovação de empréstimo pessoal?
Alguns bancos podem ter uma exigência de renda mínima para o empréstimo, mas ela varia de acordo com a instituição.
Mesmo as que não consideram esse critério pedem outras formas de comprovação de que o crédito será pago, como uma casa ou um carro. Outra possibilidade é que o valor concedido seja muito inferior àquele disponibilizado para as pessoas que possuem renda.
Critérios para solicitar empréstimo pessoal
Confira, abaixo, todos os fatores que são avaliados pelas instituições financeiras ao receberem um pedido de crédito e prepare-se melhor para contratar o serviço.
Idade
Os bancos só liberam empréstimo para maiores de 18 anos ou para menores emancipados, ainda que, neste último caso, precise ser feita uma avaliação da situação dele.
Há casos em que é imposto também um limite de idade máxima, entre 70 e 80 anos, por considerarem que o contratante pode falecer antes de terminar de pagar as parcelas.
Perfil condizente com o pedido
Não adianta uma pessoa que ganha salário mínimo tentar pedir um valor exorbitante, pois não terá condições de pagar. Então, as instituições financeiras avaliam o pedido e se ele se encaixa com o perfil do solicitante.
Histórico de inadimplência
Quanto menos dívidas o contratante tiver feito durante a vida, mais provável que o seu pedido de empréstimo seja aprovado. Isso porque os bancos pedem informações para os serviços de proteção ao crédito, que mostram o histórico do solicitante, inclusive se ele paga as contas em dia ou com atraso.
Possibilidade de quitar o crédito
Neste critério, além da análise do perfil, é feita também uma avaliação da estabilidade financeira do contratante. Ou seja, se a renda é suficiente para quitar as parcelas e se ela vai se manter até o fim do contrato. Por isso, pessoas que ganham muito, mas tem um salário que varia mensalmente, podem ter dificuldade para conseguir dinheiro emprestado.
Como ter o empréstimo pessoal aprovado?
Para ter o empréstimo pessoal aprovado, você precisa cumprir os requisitos estabelecidos pela instituição financeira em questão. Isso significa, na maioria das vezes, ter mais de 18 anos, possuir renda e ter a capacidade de quitar o valor dentro do tempo previsto.
Porém, além desses, o banco pode ter critérios individuais, como exigir uma boa justificativa para a contratação ser realizada. Por isso, você deve procurar uma empresa que se adeque ao seu perfil, aumentando as suas chances de receber uma resposta positiva.
Se você conhece alguém que está tentando conseguir um empréstimo, compartilhe este post para aumentar as chances dessa pessoa receber o dinheiro que precisa.