Saiba tudo sobre o Sensor Kinect para Xbox One
Um dos diferenciais que o Xbox One apresenta em relação aos demais consoles da sua geração é a nova versão do Kinect, o sensor de movimentos da Microsoft. A invenção segue os passos iniciados pelo Wii, da Nintendo, na geração anterior, que chacoalhou o mercado ao apresentar um videogame com sensor de movimentos.
Dessa forma, a Microsoft precisou correr atrás para mostrar ao público uma nova maneira de experimentar os games Xbox. Inicialmente, o sensor foi lançado para o Xbox 360, mas tornou-se ainda maior no Xbox One, com a sua versão 2.0.
A nova versão apresentou mais precisão na interpretação de movimentos dos usuários, melhorando a experiência. Outra melhoria foi no reconhecimento de voz, que permite que você controle pela fala aspectos como vídeo, música e comunicação por meio do Skype. Conheça mais sobre o sensor e saiba como configurá-lo em seu videogame.
Posicionamento correto
Para ter a melhor experiência com o sensor, é necessário atenção em relação ao seu posicionamento, um aspecto muito importante. O ideal é colocá-lo em uma superfície plana e estável, preferencialmente com uma altura entre 60 cm e 1,8m do chão.
Também é recomendado que exista uma distância de 15 centímetros entre a TV e o sensor. Procure posicionar os alto-falantes a uma distância de cerca de 30 centímetros dele. Lembre-se de que a luz do sol interfere no desempenho do aparelho, portanto, ponha-o em um local com iluminação indireta para não atrapalhar seu funcionamento.
Você tem que se certificar que está instalando o sensor em um ambiente espaçoso o suficiente. A distância mínima entre o sensor e o jogador é de 1,4m, sendo que ela deve ser ainda maior caso haja mais jogadores. Para não ter problemas com os controles de voz, o ideal é que você o instale em um ambiente de pouco barulho.
Já existem vários jogos com os quais você pode explorar essa funcionalidade. Entre eles, estão “Fighter Within”, “Dead Rising 3”, “Battlefield 4”, “Rise: Son of Rome”, “Killer Instinct”, “The Witcher: Wild Hunt” e “Fable Legends”.
Configuração do Kinect
Para configurar o sensor no seu videogame, o primeiro passo é abrir o menu principal do Xbox One e acessar “Configurações”. Selecione a opção “Kinect” e aperte A no controle para iniciar. Nessa parte, você controlará o sensor completamente, escolhendo suas preferências.
No lado esquerdo, você pode desabilitar o uso do microfone no Kinect em partidas online. Assim, os demais jogadores não ouvirão a sua voz durante o jogo. Na seção de “Solução de Problemas”, você pode ajustar opções da câmera e posicionamento do sensor, o que facilita a captura de imagens do aparelho e o reconhecimento facial.
O sistema também indica outras configurações que você pode analisar para obter um melhor desempenho. Em “Kinect não me ouve”, há uma configuração de áudio no qual o sensor reconhece os possíveis ruídos que atrapalham o aparelho a captar os seus comandos de voz corretamente.
Na opção “Entrar, segurança e chave de acesso”, o usuário pode redefinir os dados de reconhecimento facial do aparelho, o que irá facilitar o login. Feito tudo isso, retorne ao menu principal do console e diga “Xbox” para abrir a tela de funções. A partir daí, você pode dar uma série de comandos ao videogame.
Por exemplo, ao dizer “Xbox, Skype”, ele abre o programa. Se você falar “Xbox, ligar <nome da pessoa>”, inicia-se uma chamada de vídeo com o contato desejado. Já o comando “Xbox, atender” atende a chamada recebida pelo Skype.
Ao falar “Xbox, executar”, você dá início a reprodução em vídeo ou música. “Xbox, pausar” e “Xbox, retroceder” permitem que você pause a reprodução e volte para a música ou vídeo anterior, respectivamente. Já “Xbox, mudo” deixa a televisão sem som. Para voltar com ele, diga “Xbox, desativar mudo”.