SDR: o que é?
A equipe de vendas de uma empresa precisa contar com profissionais em diferentes funções. Uma das que merece destaque é o SDR, responsável por facilitar as conversões de leads em vendas.
Para que uma companhia possa trabalhar e conquistar resultados cada vez melhores, ela depende de uma série de fatores, que podem variar conforme o segmento em que se atua.
Em geral, a grande maioria das companhias capta leads, que são indispensáveis para a realização de uma venda. Esses contatos significam a primeira etapa da relação entre cliente e empresa.
Assim, uma empresa de portaria terceirizada, ou de qualquer outro setor do mercado, capta leads, que serão trabalhados pelo SDR, para que o processo de venda seja feito com maior facilidade e eficiência.
Diante disso, muitas empresas precisam considerar os benefícios de montar uma equipe que contenha um SDR para otimizar os seus resultados. Para entender melhor sobre esse assunto, não deixe de acompanhar este conteúdo até o fim.
O que é SDR e qual a função desse profissional?
SDR (Sales Development Representative) é uma sigla que é utilizada para designar o cargo de um Representante de Desenvolvimento de Vendas.
Esse profissional atua de maneira importante dentro do departamento de vendas, já que ele é responsável pelos leads captados pela companhia, que serão trabalhados até o fechamento de uma venda.
Em geral, o trabalho de um SDR envolve etapas, que estão relacionadas ao processo que um lead precisa transitar dentro da jornada do cliente. São elas:
- Analisar os leads;
- Fazer pesquisas sobre eles;
- Desenvolver um roteiro de contato;
- Identificar o perfil do lead;
- Avaliar o potencial dele;
- Criar engajamento;
- Agendar visitas.
Assim, um SDR que recebe uma lista de leads e precisa entender o real interesse deles em realizar um aluguel de sala comercial por hora, por exemplo, deve passar por todas essas etapas até entregar o lead preparado para o vendedor.
Quais são as vantagens de contar com SDR?
Diante de todo esse cenário, fica fácil perceber as vantagens de se contratar um representante de desenvolvimento de vendas para uma empresa.
Isso ocorre pois a função do SDR é a de otimizar as estratégias de marketing, aplicando as ações que mais fazem sentido para a companhia. Tudo isso acelera o ciclo de vendas.
Outra questão importante é o trabalho com os leads, que em geral é feito pelos vendedores de uma empresa. Nesse caso, o tempo que poderia ser empregado em uma venda costuma ser perdido em funções que atrapalham a rotina do vendedor.
Por isso, o SDR é um colaborador que pode ser fundamental para que uma marca de cabo energia, por exemplo, consiga efetuar mais vendas em menos tempo, dadas as suas funções de preparação de leads.
Como um profissional SDR traz benefícios para a empresa
A contratação de um SDR pode ser a melhor forma de coletar benefícios para a equipe de vendas. Isso ocorre porque ele é responsável por uma série de ações que otimizam todo o processo de vendas de uma companhia.
1. Otimiza processos e repassa leads qualificados
Um dos maiores benefícios do trabalho do SDR é otimizar os processos de venda. Isso pois ele capta os leads e realiza a transformação deles em um cliente potencial.
Nesse caso, ao obter as informações necessárias, o SDR entrega leads qualificados para serem fechados, o que promete trazer mais vendas para a companhia.
2. Visão ampla do mercado
Por lidar com uma grande quantidade de leads durante a sua jornada diária, o SDR é um profissional com ampla visão de mercado. Diante disso, ele consegue trabalhar melhor cada lead recebido.
Usando estratégias capazes de preparar o cliente para a compra com maior sucesso, o SDR é capaz de entender a real necessidade do consumidor e promove um trabalho de vendas direcionado, que poderia ser perdido por falta de estratégia.
3. Coleta de informações valiosas
Em um contato mais direto com uma grande quantidade de leads, o SDR coleta informações valiosas, que podem ser usadas de forma positiva pela empresa.
Ao perceber que os clientes procuram um modelo diferenciado de estação de trabalho 3 lugares, por exemplo, o SDR pode passar informações estratégicas para a empresa, que pode sair na frente ao desenvolver um produto novo no mercado.
Tudo isso garante uma maior competitividade para a marca, que não apenas se destaca das suas concorrentes, como também passa a otimizar todo o processo de vendas, melhorando a performance.
Considerações finais
Sendo assim, não há como negar que a estratégia é a alma de qualquer negócio. Nesse caso, investir na contratação dos profissionais certos para ajudar no dia a dia da companhia é indispensável para o sucesso da empresa.
O SDR é um profissional que vem de encontro a essas necessidades, de modo que trazer um representante de desenvolvimento de vendas para a equipe é a melhor maneira de otimizar os processos da companhia.