Além dos Vingadores, conheça o SUMC: Universo de filmes da Marvel na Sony

Parece muito mais tempo, mas foi bem recentemente quando chegamos ao fim de uma grande bagunça envolvendo os direitos cinematográficos dos personagens da Marvel. Afinal, havia um tempo onde mais de 4 estúdios diferentes produziam filmes com heróis da Casa das Ideias.

Por exemplo, a Universal tinha os direitos do Hulk e Namor. A Fox possuía os X-Men, Quarteto Fantástico e Demolidor. Enquanto a Sony tinha o Homem-Aranha e Motoqueiro Fantasma. Na mesma época onde praticamente todos esses filmes estavam sendo feitos, surge uma humilde Marvel Studios.

Se aproveitando dos personagens que haviam sobrado, muitos deles que não eram populares com o grande público, o estúdio começou a desenvolver em 2006 o que viria se tornar um fenômeno inimaginável na cultura pop, o fenômeno dos universos cinematográficos compartilhados.

E demorou, a Marvel Studios se consolidou em 2012 graças ao sucesso do primeiro Vingadores. Numa época onde tanto Sony, Fox e Universal já haviam lançado vários filmes. Daí, surgiu a mania dos universos compartilhados, que impuseram um novo jeito de pensar e produzir esses filmes, como se seguiu na DC nos anos seguintes.

Quem já estava mais ou menos encaminhada era a Fox. Pioneira nos filmes de super-heróis e revolucionando o gênero no ano 2000, o estúdio já apostava em spin-offs da franquia dos X-Men, como o primeiro filme solo do Wolverine e o prelúdio X-Men: Primeira Classe.

Mas obviamente, você sabe a história: nada deu muito certo para todos esses estúdios ao longo desses anos, restando à Marvel manter o seu planejamento complexo. A Warner segue uma reformulação e liberdade nos seus filmes da DC, que não dependem mais de formar uma linha narrativa conectada.

A Universal desistiu de fazer filmes de super-herói logo depois que a Marvel continuou a usar o Hulk em seus filmes. E por fim, a Fox foi obrigada a encerrar o seu universo cinematográfico após ser comprada pela Disney, que é dona da Marvel Studios.

Agora, X-Men e Quarteto Fantástico vão começar a fazer parte do universo dos Vingadores. Porém, ainda há uma linha de resistência ao monopólio bilionário da Marvel Studios: a Sony Pictures.

O estúdio tinha começado os planos para uma série de filmes conectados por volta de 2012, em meio aos filmes do Espetacular Homem-Aranha, aqueles protagonizados por Andrew Garfield. Foi nessa época que o estúdio começou a conceber alguns derivados de vilões, como o Sexteto-Sinistro e Sabre de Prata & Gata Negra.

Mas quando a Sony decidiu fazer um acordo e emprestar o Homem-Aranha para a Marvel Studios, ao mesmo tempo em que produzissem filmes juntos (Homem-Aranha: De Voltar ao Lar, Longe de Casa e No Way Home), parecia que os derivados seriam cancelados.

Até que o estúdio surpreendeu a todos e conseguiu tirar Venom do papel! O filme do vilão do Homem-Aranha, sem a presença de Peter Parker, foi um projeto arriscado que resultou numa das maiores bilheterias de 2018, chegando perto dos 900 milhões de dólares em bilheteria.

Ou seja, a bilheteria de Venom foi basicamente a mesma dos maiores sucessos do Homem-Aranha nos últimos 20 anos. Sendo assim, foi o sinal verde para o estúdio decretar o que seria o seu próprio universo cinematográfico, chamado de SUMC.

A sigla se refere ao Sony Universe of Marvel Characters, ou Universo Sony de Personagens da Marvel. E falaremos sobre todos os projetos confirmados e especulados desse novo universo cinematográfico. Confira:

Venom: Tempo de Carnificina

Obviamente, depois de fazer quase 1 bilhão em bilheteria, a Sony iria apostar todas as fichas em mais um filme do Venom! Sendo assim, o segundo filme contará com o retorno de Tom Hardy como Eddie Brock.

Dessa vez, teremos a presença de mais um vilão icônico do Homem-Aranha: o Carnificina! O assassino-em-série e também hospedeiro de simbionte será interpretado por Woody Harrelson.

Com direção de Andy Serkis (O Gollum da trilogia do Senhor dos Anéis) está confirmado na direção. Após alguns adiamentos, o filme está marcado para 24 de setembro de 2021.

Morbius

Outro filme que teria sido lançado em 2020 mas teve que ser adiado graças ao coronavírus é Morbius! O filme seria o segundo do SUMC, e está agora marcado para 21 de janeiro de 2022.

O protagonista é Michael Morbius, um cientista com uma doença rara de sangue, e acha a solução em um experimento com sangue de morcego. Que, obviamente, lhe transforma em um vampiro! Morbius é outro vilão famoso do Homem-Aranha, e será interpretado por Jared Leto, o vencedor do Oscar que também interpretou o Coringa.

Mulher-Aranha

A Sony anunciou um projeto do seu SUMC que seria protagonizado por uma mulher. Logo surgiram os rumores de que esse seria o filme da Mulher-Aranha, personagem que QUASE apareceu em Homem-Aranha: Longe de Casa.

Apesar da incerteza, está confirmado que a atriz Olivia Wilde será a diretora do projeto, após muito sucesso dirigindo o filme Booksmart – Fora de Série.

Madame Teia

Outro projeto com protagonista feminina, foi confirmado que S. J. Clarkson vai dirigir o filme, que muitos acreditam ser o da Madame Teia.

Foi revelado que o estúdio pretende ter uma atriz no porte de Charlize Theron ou Amy Adams para o papel principal.

Kraven: O Caçador

Anteriormente especulado como o grande vilão de Homem-Aranha 3, eis que as notícias de 2018 se mantiveram: a Sony está desenvolvendo um filme solo de Kraven, o Caçador.

Em 2020, foi revelado que Art Marcum e Matt Holloway estavam re-escrevendo o roteiro, enquanto J.C. Chandor estava em negociações para dirigir o longa. Mas as informações pararam por aí, e desconhecemos o status do projeto agora em 2021.

Em meio aos inúmeros rumores, também surgiu a informação de que o estúdio estaria interessado num filme solo da super-heroína Jackpot, e até mesmo um spin-off de Mystério, o vilão de Longe de Casa!

Por enquanto, é isso! Mas tendo Venom feito um baita sucesso, não duvide nada, acompanhe as notícias no nosso site e aguarde por todos esses projetos mencionados, assim como outros não revelados!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.