Tudo sobre a CNH Digital
Já ouviu falar sobre a CNH Digital? Entenda mais sobre essa versão online e quais os benefícios que ela oferece
A CNH Digital chegou para desburocratizar o acesso ao documento. Nesse sentido, ficou muito mais fácil consultar a situação da CNH, além de ter mais segurança, comodidade, rapidez e praticidade. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o tema, e isso que queremos solucionar neste artigo.
Com essa tecnologia, você não precisará mais se preocupar quando esquecer a carteira em casa, por exemplo, livrando-se de multas e até de possível retenção do veículo até que o documento seja apresentado.
Que tal ficar por dentro dessa novidade tão importante e que pode facilitar a sua vida de motorista? Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!
O que é a CNH Digital?
A CNH Digital, ou CNH eletrônica (eCNH), nada mais é que um aplicativo criado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) com o intuito de armazenar todas as informações relativas à Carteira Nacional de Habilitação Física, como:
- foto;
- validade;
- categoria;
- nome dos pais;
- número de registro, entre outros dados.
O que fazer para tirar a CNH Digital?
Além de simples, o processo é gratuito. No entanto, vale destacar que isso varia conforme cada estado. Alguns deles cobram uma taxa pela sua emissão.
No geral, para tirar a sua CNH Digital, você precisa:
- ter em mãos a versão impressa da sua CNH, isto é, a original, que contém o QR Code;
- realizar o seu cadastro no Portal do Detran. Caso você não tenha o certificado digital, deve se dirigir ao um posto de atendimento do Detran;
- baixar o app da CNH Digital, que está disponível tanto para iOS quanto para Android;
- inserir o código de ativação, o qual é enviado para o seu e-mail pelo Denatran;
- criar uma senha segura, que contenha 4 dígitos. Sempre que você precisar visualizar sua CNH Digital, ela será requisitada pelo app.
A CNH digital é segura?
A CNH Digital é segura. Segundo o Ministério das Cidades, o aplicativo conta com uma série de padrões técnicos desenvolvidos para possibilitar o funcionamento de um sistema de criptografia. Com isso, haverá mais segurança no uso da CNH Digital.
A CNH impressa vai acabar?
Não. Apenas em situações específicas a CNH Digital poderá substituir a impressa, como no caso de uma blitz policial. Portanto, a versão física do documento ainda tem a sua validade e precisa seguir os padrões de emissão estipulados pelo Detran.
Quais as principais vantagens da CNH Digital?
Embora seja opcional, a CNH Digital tem suas vantagens, como:
- maior praticidade: você pode acessá-lo no celular e ter ele sempre à mão. Você só precisa tomar alguns cuidados básicos com o seu smartphone, como não deixar a bateria acabar e se certificar de que o app correto foi baixado;
- maior segurança: além da criptografia, a CNH Digital também tem assinatura digital e reconhecimento facial, a fim de evitar ao máximo ataques virtuais ou até mesmo prejuízos em casos de roubo do celular;
- diferentes utilidades: o app possibilita que você gere um PDF que tem a mesma validade que a versão impressa do documento. Dessa forma, você pode utilizá-lo como identificação pessoal em situações que o documento é exigido.
Pronto! Agora você já está por dentro de como funciona a CNH Digital. Este é um documento tão importante quanto a versão impressa, pois se acontecer de esquecer o documento físico em casa, você pode seguir viagem tranquilamente, pois poderá ter acesso à versão digital no seu celular.
Um detalhe importante: mesmo que você esteja em uma área sem cobertura de internet, saiba que a CNH Digital pode ser acessada offline também, e isso só amplia os benefícios dessa tecnologia.