7 vantagens de usar o branding e funil do marketing em seu negócio
As estratégias de marketing de conteúdo como o Branding e o Funil de Vendas estão se tornando comuns entre empresas.
A produção de conteúdo, como postagens em blogs, vídeos, e-books, etc, é uma prática básica para quem deseja aumentar as vendas e
resultados.
O marketing de conteúdo desempenha um papel importante em várias etapas do processo de compra, como captação de potenciais clientes (leads), conversão e fidelização.
Neste artigo, vamos te ajudar a entender quais os benefícios do Branding e do Funil de Marketing em sua empresa como um todo. Continue lendo!
O que é Branding e Funil de Marketing?
Branding é um conjunto de estratégias para gerenciar a marca de uma empresa. Ações relacionadas a propósito, valores, identidade e posicionamento fazem parte das técnicas utilizadas pela marca.
Algumas perguntas devem ser feitas enquanto o branding é elaborado: Como o público percebe uma empresa? Quais são os valores associados a esta marca? Como você se sente ao consumir o serviço ou produto da marca? O que os clientes pensam sobre a marca? Como a identidade visual de uma marca afeta os consumidores?
Essas são algumas questões básicas para se pensar na gestão de marketing e vendas. O objetivo do branding é tornar a marca o mais satisfatória e positiva possível na mente dos consumidores e do público.
Em outras palavras, o conceito de branding explica que uma marca precisa ser planejada, estruturada, gerenciada e promovida para se solidificar diante dos consumidores.
Já o Funil de Marketing representa a jornada de compra do cliente, com todas as etapas e gatilhos associados às transições entre cada uma.
Ele também é utilizado para apoiar os clientes durante a jornada e o processo de compra e para ajudar na transição para o pós-venda.
Com o funil de marketing, é possível segmentar seu público-alvo e entender suas necessidades em cada momento do processo de compra.
Portanto, é possível criar conteúdos e estratégias específicas com base nessas informações para ajudar na captação e retenção de clientes.
Atualmente, é possível se aprofundar em um curso gestão de startups e ter uma visão ainda maior sobre essas estratégias.
As 7 principais vantagens do Branding e do Funil de Marketing para uma corporação
Agora que você já conhece um pouco mais sobre essas duas estratégias, chegou o momento de descobrir quais são os seus benefícios e como elas podem alavancar os resultados da sua empresa.
As 7 principais vantagens são:
- Apareça no Google para pessoas interessadas
Criar conteúdo relevante e interessante é a estratégia mais fácil para chamar a atenção de pessoas que pertencem ao seu público-alvo, mas ainda não conhecem sua marca.
Encontre mais praticidade na internet através do marketing de conteúdo. Para fazer isso, você pode usar estratégias de SEO para que seu blog se destaque na internet e assim, ter benefícios como:
- Aumento do tráfego orgânico do site;
- Melhor ranqueamento;
- Mais conversão de vendas;
- Criação de autoridade para a marca.
Lembrando que o maior benefício de uma branding bem executado é, justamente, o reconhecimento.
- Aumente sua lista de clientes em potencial
Por exemplo, uma marca iniciaria um funil de vendas de e-mail marketing com essa lista de clientes em potencial. A melhor maneira de atrair leads é usar recompensas digitais em sua estratégia de marketing de conteúdo.
Para isso, conteúdos exclusivos devem ser fornecidos gratuitamente e seus dados de contato capturados dessa forma.
É interessante pesquisar por um curso gestão de pessoas ead para se aprofundar ainda mais no atendimento ao cliente e assim, potencializar seus resultados.
- Eduque os clientes
Com o marketing de conteúdo, você pode “educar” potenciais clientes.
Nesse caso, a educação trata-se de fornecer um caminho, uma rota que leva aquela pessoa do problema (dor) à solução (o produto ou serviço oferecido no final do funil de vendas).
- Construa um relacionamento com seu público
A interação com o público pode ser criada através da gestão de redes sociais, blogs e e-mail marketing. Ou seja, mais proximidade e interação com os clientes.
Assim, o marketing de conteúdo está diretamente relacionado à imagem da sua empresa. Quando o público tiver mais adesão, haverá aumento nas vendas.
Nesse sentido, o conteúdo pode servir a dois propósitos: informativo ou divertido.
O ideal seria atingir mais esses objetivos e menos falar sobre o produto em si (apenas anunciar). Por exemplo, nas redes sociais, é recomendado direcionar apenas 20% do conteúdo para os produtos.
Outra grande vantagem é que os relacionamentos podem ser personalizados, principalmente se for feito por e-mail marketing. Dessa forma, todos recebem conteúdo exclusivo com base em seus interesses e estágio no funil de vendas.
- Conquiste a fidelidade do cliente
Quando se trata de fidelização de clientes, o marketing de conteúdo é crucial na fase pós-compra. É por meio desse relacionamento que os consumidores entendem que podem contar com as marcas em outros momentos.
Essa etapa também marca o início de um novo funil de vendas. Assim, o marketing de conteúdo entra novamente, mostrando novos problemas e propondo soluções.
- Tenha autoridade no mercado
Com a produção e distribuição de novos conteúdos e informações, as empresas acabam por se posicionar melhor e estabelecer autoridade na internet.
Demonstrar uma compreensão profunda do seu nicho é crucial, e isso pode ser feito por meio do marketing de conteúdo.
Para isso, deve haver sempre o foco na criação de conteúdo relevante e de alta qualidade, que gere interesse e engajamento do público. Neste ponto, a quantidade é tão importante quanto a qualidade.
- Venda para pessoas que já te conhecem
Todas essas vantagens levam a um objetivo final (o objetivo de toda empresa): aumentar as vendas.
A grande vantagem disso tudo é que o marketing de conteúdo, pode ser considerado uma estratégia para conquistar seus potenciais clientes, antes mesmo de deixarem de ser leads!
Gostou dessas vantagens? Ao realizar cursar em uma faculdade gestão financeira ead, é possível aprender ainda mais sobre essa diferenciação e ter uma visão completa de como funcionam essas estratégias.
Se aprofunde nessas estratégias e pouco a pouco comece a desfrutar dos resultados em seu negócio.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.