A internet é segura para o seu filho?

Uma Internet segura para seu filho é o desejo de muitos responsáveis que zelam pela proteção diante do perigo que o mundo online pode oferecer. 

Existem muitos sites que podem ajudar, de fato, a encontrar aquilo que você está buscando, mas também há opções disponíveis que são prejudiciais, essencialmente para as crianças. 

Nas redes sociais existem regras, como acesso à plataforma com uma idade mínima, já que é quase impossível filtrar o que uma criança verá em sua timeline. 

Quando os pais permitem que eles ingressem em uma dessas plataformas, também devem constantemente observar qual o conteúdo que está sendo informado. 

Além das redes sociais, com a presença de informações e conteúdos que não são adequados à crianças, também existem os sites maliciosos e muitas pessoas má intencionadas que podem se aproveitar da ingenuidade de uma criança. 

Como garantir uma internet segura para seu filho?

Mesmo que se trate de uma alternativa que oferece aprendizagem, interação, lazer e diversão em alguns momentos, a internet também apresenta riscos para as crianças. 

Com todo o perigo que pode existir digitalmente, grande parte dos responsáveis se preocupam e tomam iniciativas para garantir uma navegação segura às crianças. 

Existem alguns métodos disponíveis, tanto nos sistemas operacionais Android quanto iOS, que podem auxiliar os pais a controlar e assegurar a proteção de seus filhos mais novos. 

O que vem sendo mais indicado para proteção de dados é ter instalado em seu aparelho uma VPN. Dessa forma, a ferramenta irá mascarar os dados do aparelho que está acessando a internet. Outra coisa importante para ter em mente é que usar aplicativos de controle dos pais no iPhone pode proteger seus filhos, principalmente contra hackers que desejam praticar algum crime como estupro. Com o app de VPN, seu acesso a internet se tornará mais seguro pois a ferramenta criptografa as informações que são sigilosas e mascaram com informações falsas. Assim quem quer que tente rouba-las do seu aparelho, irão encontrar informações não verdadeiras!

Mas uma das melhores maneiras para alertar as crianças sobre os perigos online é ainda o diálogo, além de apresentar essa alternativa como uma das opções e deixar claro a preocupação em mantê-los em segurança através do uso de aplicativos. 

Claro que em alguns momentos os pais não vão poder acompanhar tudo que seus filhos fazem na internet, ainda mais quando eles ficarem mais velhos, e é exatamente por esse motivo que o diálogo é fundamental. 

Os pais devem deixar claro todos os perigos que podem estar presentes na internet. Além disso, seguir outras dicas também é ideal e pode ajudar a manter a segurança das crianças. 

Confira mais dicas e as inclua na navegação para obter uma internet segura para seu filho: 

1. Busca Segura

Uma das melhores maneiras para garantir uma internet segura para seu filho é a que inclui a busca segura, também chamada de Safesearch.

Ela é ideal para evitar o acesso a determinados conteúdos disponibilizados na internet, como os pornograficos. 

Com essa ferramenta, os pais podem ativar um filtro no navegador, o qual só será desativado através da inclusão da senha pessoal. 

Essa é uma das melhores maneiras para alcançar o seu objetivo: uma internet segura para seu filho. 

2. Imponha limites de uso diário

Os pais devem impor limites de utilização da internet, além de monitorar e orientar seus filhos.

Mesmo que nenhuma criança goste disso, é necessário estabelecer horários, combinados ou outras medidas que visem alcançar uma internet segura para seu filho. 

Mas também não exagere e lembre-se de assegurar que elas tenham tempo para praticar outras atividades de seu interesse, as quais são essenciais para que novas habilidades sejam desenvolvidas. 

3. Use um bom antivirus

Existem muitos conteúdos impróprios e terceiros que podem acessar as informações de seu computador através do vírus. 

Uma das melhores alternativas para evitar isso, e determinar uma internet segura para seu filho, é instalar em seu computador um antivírus de qualidade. 

4. Monitore o acesso 

Para garantir uma internet segura para seu filho, outra alternativa é estar sempre por perto. 

Sendo assim, pode ser necessário colocar o computador em uma área mais movimentada de sua casa, já que essa é uma das maneiras para ver o que os seus filhos estão acessando na internet. 

Mas é importante levar em consideração que isso não deve ser o mesmo que invadir a privacidade deles, principalmente dos filhos adolescentes. 

5. Troque as senhas

Uma das melhores maneiras para evitar que terceiros tenham acesso aos dados de seu computador ou rede de internet é modificar suas senhas constantemente. 

Também é importante mudar as senhas de acesso aos programas que seu filho acessa. Caso seja importante para você manter uma internet segura para seu filho pequeno, também pode considerar guardar a senha. 

Isso faz com que somente você acesse os programas quando seu filho solicitar. Além de entregar uma internet segura para seu filho, essa alternativa também evita que eles compartilhem esses dados com terceiros devido a ingenuidade.  

Autonomia na internet

É essencial que você tenha em mente que proteção não significa proibi-los de acessar a internet, principalmente se seu filho já for adolescente. 

Ao contrário disso, os pais devem ensinar aos seus filhos a ter autonomia na internet, tanto com os sites e aplicativos que acessam quanto a responsabilidade que eles devem ter. 

Dessa maneira, toda a segurança que você está buscando para o seu filho nesse momento significa mostrar a ética e responsabilidade que devem manter digitalmente. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.