No mundo do marketing digital, poucas coisas são mais cobiçadas do que uma conversão: alguém clica em seu anúncio e está interessado o suficiente em seu produto ou serviço para saber mais, se inscrever em sua newsletter ou até mesmo fazer uma compra. Essas campanhas são ancoradas em páginas de destino, projetadas para motivar seu público-alvo a agir. Se você deseja otimizar sua página de destino para gerar conversões.
- As páginas de destino são o próximo passo natural em sua campanha de marketing digital, levando os visitantes a uma página da Web com mais informações sobre suas ofertas, com o objetivo expresso de levá-los a fazer uma compra, inscrever-se em seus e-mails ou realizar outra ação.
- As páginas de destino são mais bem-sucedidas quando têm um público claramente definido e um call to action.
- Não é tão fácil quanto fazer uma landing page e esperar o melhor; você terá que seguir um conjunto de práticas recomendadas para tirar o máximo proveito de sua página de destino.
Como você cria uma página de destino?
Se você trabalha com um desenvolvedor da Web ou tem as habilidades para criá-lo sozinho, pode criar uma nova página em seu site existente como uma página de destino. Embora esta página não seja vinculada na barra de navegação do seu site ou no rodapé, ela ainda ajudará a capturar leads de sua campanha de marketing digital. Apenas certifique-se de ter configurado corretamente as ferramentas de rastreamento de visitantes para poder monitorar o desempenho da página.
Se você está procurando uma alternativa , um construtor de landing page advogados por exemplo pode ser a opção certa para você. Um construtor de páginas de destino se propõe a criar páginas intuitivas que facilitam a ação de seus clientes. Observe que uma página de destino não substitui um site inteiro, mas você pode usá-la em conjunto com seu site ou mesmo se sua empresa ainda não tiver um site.
O que é uma página landing page?
Uma landing page é uma página do seu site projetada para uma campanha de marketing digital. Essas páginas incluem informações específicas, geralmente adaptadas a um público especializado, que refletem as mensagens e os objetivos da campanha de marketing.
Por que você precisa?
Embora alguns possam definir páginas de destino como qualquer página em seu site onde um visitante acaba, essa não é tecnicamente a definição. As páginas de destino são lançadas especificamente para o propósito de uma campanha de marketing digital.
Uma landing page é importante para campanhas de marketing digital porque você pode usar o espaço para segmentar públicos com necessidades diferentes. Por exemplo, um programa de software pode ter muitos recursos que são vantajosos para determinados setores, como estudantes, designers gráficos e profissionais de home office. Por meio de páginas de destino, essa empresa pode personalizar as mensagens para falar sobre os benefícios para os alunos, lançar uma página apenas sobre design gráfico e ter outra página apenas para falar sobre as ferramentas para pequenas empresas que o software oferece.
As páginas de destino também são propositais em seu objetivo final: fazer com que os visitantes se envolvam com sua empresa. Isso pode assumir várias formas:
- Inscrevendo-se para um evento
- Ligando para o seu local de trabalho
- Fazendo uma compra
- Agendando uma consulta
- Baixar um whitepaper ou e-book
- Interagindo com um chatbot em seu site
- Preenchendo um formulário
- Inscrever-se no boletim informativo por e-mail da sua empresa
Como fazer uma landing page que converte?
- Mantenha simples. As páginas de destino devem ir direto ao centro da ação que você deseja que seu visitante realize. Se você deseja fazer vendas, inclua conteúdo que explique diretamente por que o visitante deve comprar seu produto. Se você deseja que o visitante preencha um formulário de contato, reduza-o ao básico para que ele possa preencher de forma rápida e fácil as informações que você mais precisa.
- Inclua chamadas para ação. Seja claro sobre a ação que você deseja que o visitante realize, seja fazer uma compra ou se inscrever em um webinar. O que é mais importante, porém, é que é fácil para seus visitantes realizarem essa ação.
- Priorize a experiência do usuário (UX). A última coisa que você quer fazer é frustrar os visitantes que não conseguem encontrar o que estão procurando. Certifique-se de que seu conteúdo seja direto e fácil de seguir. Isso está relacionado ao apelo à ação: um design organizado e limpo garante que o CTA seja fácil de encontrar e atrai os visitantes a realizar a ação que você deseja que eles executem.
- Teste, teste, teste. Crie mais de uma variação de sua página de destino e compare os resultados para ver qual versão tem melhor desempenho. No futuro, fique com a página de destino que recebe o melhor feedback ou gera a maior taxa de conversão. Isso é conhecido como teste A/B.
- Estude a análise . A coleta de dados de visitantes anônimos por meio de ferramentas como o Google Analytics pode ajudar você a fazer melhorias para atrair, capturar e converter mais visitantes. Por exemplo, se você achar que apenas uma pequena porcentagem de visitantes está se inscrevendo em um webinar anunciado em sua página de destino, convém alterar o design da página de destino para colocar o botão de inscrição na frente e no centro.