Internet

Como funcionam a conta digital em bancos

setembro 3, 2019

Os bancos podem ser motivo de muitos incômodos e ir a um desses pode significar passar raiva na certa. Você já deve ter pensado em como seria mais fácil se pudesse resolver tudo sem ir a uma agência e eu te digo que isso é realidade graças a conta digital.

Uma conta digital em bancos descomplica muito a vida de quem precisa desse serviço.

Para começar,  resolve o problema  de horários de funcionamento das agências que nunca são compatíveis e que faz você usar seu horário de almoço, por exemplo, para ir à sua agência.

Livre-se das filas

E depois,  evita que você passe horas em longas filas para resolver um assunto que é muitas vezes simples de ser concluído. É surpreendente como se faz parecer que todas as pessoas de sua cidade resolveram ir ao mesmo local na mesma hora.

Além de toda comodidade, outro importante  atrativo de uma conta digital em bancos está ligado a economia nas tarifas bancárias.

CARACTERÍSTICAS DE UMA CONTA DIGITAL

A conta digital possui todas as características de uma conta normal, tais como depósitos, transferências, pagamentos de boletos, recebimentos de salário, saque de dinheiro, etc.

Porém, aliada a isso, a conta digital tem como diferencial a inexistência de interações com operadores de caixa e/ou gerentes.

Para que se realizem as funções de uma conta bancária, basta utilizar internet banking, caixas eletrônicos e até mesmo o telefone.

Vale ressaltar também que qualquer pessoa pode ter uma conta digital, bastando a mesma possuir um CPF válido.

BENEFÍCIOS DE UMA CONTA DIGITAL

A criação dessas contas acompanha a evolução tecnológica presente nos dias atuais, num mundo que está mudando dia após dia e onde tudo (ou quase tudo) pode ser feito através da internet.

Esses serviços de bancos online são resultados da intenção dos bancos de estar conectado juntamente com seus clientes, não importando onde e quando.

Conta digital disponibiliza os mesmo benefícios que uma conta comum.

Pelo fato de a conta digital ser totalmente online, os bancos podem cortar de maneira drástica os custos e assim repassar essa economia para seus clientes através de benefícios aos associados e/ou redução nos preços de tarifas e taxas de serviços.

Para conta digital, há outros serviços, como cartões de créditos, oferecidos pelos bancos e até mesmo os próprios bancos digitais. Optando pelos modelos totalmente virtuais, poupa-se tempo e dinheiro.

COMO CRIAR UMA CONTA DIGITAL

Para abrir sua conta digital, há basicamente duas maneiras:

  • Pode optar por dirigir-se a uma agência e pedir ao atendente para que seja aberta uma conta online para o cliente.
  • Ou abrir diretamente pela internet com seus documentos pessoais.

Lembrando também que quem já possui uma conta comum pode transformar sua conta em digital, sendo os tipos mais simples de conta mais fáceis de serem mudados.

Não será cobrada nenhuma taxa por essa mudança e os limites de crédito continuam os mesmos, até mesmo os dos cartões e as milhas.

COMO FUNCIONA A CONTA DIGITAL

As contas digitais funcionam basicamente da mesma maneira que as comuns, porém há detalhes a acrescentar. Em relação a depósitos, por exemplo.

A realização dos mesmos depende de qual foi a conta escolhida, tendo em vista que alguns bancos possuem caixas eletrônicos próprios para isso, sem custos adicionais.

Economize dinheiro com uma conta digital

Outas permitem o depósito através de pagamento de boleto ou transferência bancária, além de cheques por imagem.

Além disso, a realização desses depósitos, independente do banco, pode ser feita transferências via DOC (documento de crédito) ou TED (transferência eletrônica disponível), sendo o preço da cobrança por essa transação dependente do banco de origem do depósito.

Já em relação a saques, por exemplo, há os bancos que possuem caixas eletrônicos próprios, onde o cliente poderá sacar o dinheiro sem problemas e nem cobranças, respeitando o limite de saque diário imposto pela instituição.

Os que não possuem caixas eletrônicos próprios oferecem a possibilidade de saque pela rede Banco24Horas, presente em praticamente todo o território do país.

QUAL A MELHOR CONTA DIGITAL PARA SE ESCOLHER

Diversos bancos oferecem o serviço digital, tais como o Inter, Nubank e Next.

1 – Banco Inter

O Inter, oferece o Pacote Conta Digital, que oferece extrato mensal ou de um período específico da conta.

Há a possibilidade de saque, agenda Financeira via Terminal de Autoatendimento 24 horas, transferências entre contas de bancos diferentes, desde que feitas pela internet, no caixa eletrônico e outros meios eletrônicos.

As funções de transferências podem ser  por DOC/TED, desde que feitas pela internet, no caixa eletrônico e outros meios eletrônicos e Ordem de Pagamento (ORPAGs) nos caixas eletrônicos e na Internet.

2 – Nubank

O Nubank é uma conta digital simples de ser aberta e que oferece cartão de crédito, acesso ao Banco24Horas, serviços como saques e pagamentos nos caixas eletrônicos.

É possível realizar transferência ilimitada por meio de DOC e TED, mas somente nos canais eletrônicos, extrato mensal ilimitado (atual ou do mês anterior) da conta de depósitos à vista ou da poupança usando os caixas eletrônicos.

Ele disponibiliza também acesso ilimitado a informações por celular (SMS) e aviso automático de movimentação de conta corrente e transferência ilimitada entre contas do Itaú, por internet ou canais eletrônicos, tudo realizado diretamente de um aparelho conectado à internet.

3 – Next

A Next do banco Bradesco oferece benefícios como saques no autoatendimento e no banco 24h, limite de crédito pré-aprovado, consulta de extratos e transferências, receber SMS ou informações sobre a conta por e-mail.

Há também o envio de cartão para saque e consulta de saldo, acesso aos apps para iPhone e iPad, débito direto autorizado via SMS, transferência entre contas Bradesco por meio da internet ou Bradesco celular.

Para tornar o serviço ainda mais abrangente é incluída consulta de extrato mensal dos últimos 30 dias e extrato nos últimos cinco dias para conta corrente e poupança, abertura de poupança e correspondências por meios eletrônicos e uso ilimitado do autoatendimento.

Muitas transações da conta digital são feitas em caixas eletrônicos e no internet banking.

As opções são várias e as vantagens de cada uma são numerosas. Assim, cabe ao cliente pesquisar e ver qual melhor se encaixa em seu perfil, conciliando seus interesses e suas necessidades.

Vale lembrar também, para terminar, que por se tratar de um ambiente virtual, o usuário dessas contas deve estar atento à segurança de seus dados no mundo digital.

O cliente deve fazendo uso de antivírus e apenas computadores pessoais de seu próprio porte, dentre outros detalhes a serem levados em consideração, evitando assim eventuais perca das senhas de acesso a conta e maiores dores de cabeça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *