Como Melhorar a Posição do Meu Site no Google?

Diferente de uma loja física ou uma banca de jornais, que possui pessoas passando a todo instante em frente ao seu estabelecimento, um site precisa criar tráfego/acessos, utilizar de técnicas de SEO para que os usuários na internet o encontrem. Do contrário, seu site não terá a visualização desejada. 

Não basta apenas criar um site e ter uma Hospedagem WordPress, mas saber as ferramentas certas para que seu site seja visualizado na internet independente do segmento. 

Quando um usuário faz uma pesquisa no google sobre Marketing por exemplo, o buscador vai priorizar os sites que seguem uma determinada estrutura. E é esta estrutura que vamos buscar entender para que seu site tenha um melhor posicionamento. 

Palavras Chaves

Se coloque no lugar do usuário, e na hora que for buscar algum conteúdo no google, quais palavras você utilizaria para encontrar o que precisa? É basicamente desta forma que funciona, se você possui um site de notícias, as publicações que forem realizadas em seu site devem ter as palavras chaves certas para que o leitor no momento da busca seja direcionado para o seu site, da seguinte forma:

  • Barra de pesquisa do google: Como melhorar a posição do meu site no google?
  • Palavras Chaves: Melhorar – Posição – Google – Site 
  • O buscador do google vai priorizar os sites que melhor utilizam estas palavras e indicar para o leitor. 

É claro que este exemplo é muito superficial e depende de diversos outros aspectos. Como por exemplo, a velocidade em que seu site é exibido a cada clique, este fator depende até mesmo do plano de hospedagem de site que você utiliza, mas este já é outro assunto que veremos mais à frente.

A própria plataforma do Google possui algumas ferramentas para ajudar a achar as melhores palavras chaves, o Google Trends e Google AdWords Planner. Vale a pena dar uma conferida.

Título da publicação

Além de ser chamativo e ter vínculo direto com o conteúdo da publicação, deve-se ter ao menos uma palavra-chave no título escolhido ou não será possível um melhor rankeamento. Também não pode ser muito curto ou extenso, o título precisa estar visível completo no buscador, algumas pesquisas mostram que o ideal é ter no máximo 60 caracteres.

Meta Descrição

Seria o resumo do conteúdo da publicação, a média é de até 153 caracteres. Deve conter também uma palavra-chave escolhida.  A ideia é chamar a atenção de quem está pesquisando no buscador, são aquelas frases que ficam embaixo de cada título e tendem a ser muito chamativas.

Links Internos e Externos

  • Internos: São links que direcionam o leitor para outras páginas do seu site, melhoram a relevância e não deixam o usuário sair do seu site. 
  • Externos: Muito utilizado em parcerias com criadores de conteúdo ou agência de marketing digital, que realizam trocas de links ou posts entre seus sites com conteúdos parecidos. Uma mão na roda quando um site muito relevante adiciona um link do seu site que está apenas começando. 

Performance do seu site

Este ponto é muito importante, alguns estudos revelam que a velocidade do seu site é decisiva para atrair tráfego ou mesmo manter um usuário em sua página. O Google leva em consideração o seu site e sua concorrência e tende a indicar em melhor posição sites que abrem mais rápido. Ou seja, se seu site leva 2 segundos para abrir e o do seu concorrente leva apenas 1, o do seu concorrente poderá aparecer na frente do seu. 

Caso identifique que seu site está demorando muito a carregar, busque auxílio com a equipe de suporte no qual seu site está hospedado, verifique se seu plano está de acordo com as necessidades de seu site, ou até mesmo busque suporte pago com ênfase na manutenção de site, um Cloud Gerenciado pode ser uma boa opção para sites mais robustos.

Dica Extra

Se você utiliza a plataforma WordPress, o plugin Yoast SEO analisa cada ponto que foi citado neste artigo e ainda dá outras dicas de como melhorar o SEO do seu site. Possui a versão paga e a versão free. 

Prestando atenção nestes pontos que foram citados, certamente seu site terá uma melhora em termos de relevância para buscadores. 

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