Já ouviu falar em SDR?

SDR é uma sigla para Sales Development Representative, também conhecida como “pré-vendedor” no Brasil. Trata-se de um profissional de vendas responsável por prospectar os clientes e diagnosticar os leads da marca.

O propósito é passar as oportunidades qualificadas para os vendedores continuarem a negociação. Cada vez mais as empresas B2B prestam atenção a este profissional, que também pode ser reconhecido como Hunter ou Prospector.

Este artigo vai explicar o conceito de SDR, explicar o que esse profissional faz e falar sobre a maneira como ele ajuda a aumentar as vendas da marca.

O que é SDR?

SDR é um profissional que trabalha na etapa anterior à venda, classificando os leads e repassando os potenciais compradores para a equipe de vendas. Por conta disso, também é conhecido como pré-vendedor, atuando na pré-venda.

Ele avalia as características do contato para entender se ele realmente é um cliente em potencial, levando em conta o perfil de cliente ideal da marca e sua persona.

A triagem realizada por ele é muito importante porque o número de leads que entram na empresa podem ser muito grandes, e mesmo com a qualificação trabalhada pela área de marketing, ainda passam alguns contatos desalinhados.

Além do mais, o time comercial de uma confecção de camisa com logomarca da empresa possui um trabalho específico que é dar detalhes sobre o produto e negociar a compra.

O que faz o SDR?

O SDR possui diversas funções e uma delas é melhorar o tempo de conexão com os leads gerados, ou seja, aumentar a velocidade com que o time de vendas interage com novos potenciais clientes.

Ele entra em contato rapidamente com os leads para reduzir o tempo de resposta, mas além disso, também tem a missão de qualificá-los. Eles só devem ser enviados para os vendedores se atenderem a todos os critérios.

Eles podem variar de um negócio para o outro e para saber quais são, é fundamental criar a persona da marca. Quando o SDR identifica um lead que tem fit com o negócio, então precisa vender a próxima etapa do processo, agendando uma reunião com o vendedor.

O SDR de uma clínica de reumatologista é como se fosse o filtro do funil de vendas, visto que nem todos os leads gerados pelo marketing são de alta qualidade.

Se o vendedor receber boas oportunidades, terá mais tempo para trabalhar os potenciais clientes, vai reduzir o ciclo de vendas, aumentar o ticket médio, além de ter mais previsibilidade sobre o funil de vendas.

Como o SDR pode ajudar a empresa?

Esse profissional é importante e ajuda muito as organizações porque a prospecção deve ser vista como o alicerce para gerar novos negócios e é o SDR que vai sustentar e manter o alicerce sempre firme.

Dentro de uma empresa especializada em pintura fosca automotiva, vai buscar novas oportunidades e gerar valor para os potenciais clientes. É dessa forma que ele vai conversar com o executivo de vendas, estando muito mais interessado pelo produto.

Se a organização já for do ramo de recorrência, o SDR é muito útil para reduzir os cancelamentos, e isso acontece porque clientes mais qualificados estarão na base. Além disso, também traz outras vantagens, como:

  • Segmentação do público-alvo;
  • Surgimento de novas oportunidades;
  • Oportunidades mais qualificadas;
  • Aumento da taxa de conversão;
  • Redução da taxa de churn;
  • Aumento das vendas.

Para um fabricante de scanner para digitalizar documentos, os clientes qualificados são importantes porque eles conseguem usar o produto com mais facilidade e por isso se sentem mais satisfeitos.

A satisfação do cliente é indispensável porque faz com que ele volte novamente para fazer negócio, e o SDR consegue alcançar essas pessoas porque procura conhecer profundamente os leads, antes de enviá-los definitivamente para os vendedores.

É um profissional que se conecta rapidamente com os leads gerados pelo marketing, faz follow-up dos leads que não responderam na primeira tentativa e marca as reuniões na agenda do vendedor.

Considerações finais

Contar com o SDR é muito importante para os negócios porque esse profissional melhora o momento da venda, trabalhando os prospects para conhecer suas necessidades e se eles realmente estão prontos para comprar.

Ele faz toda a diferença para as organizações porque toda a negociação se torna mais ágil, uma vez que a companhia vai conversar apenas com quem realmente tem potencial para se tornar cliente.

O vendedor deixa de perder tempo com quem não tem perfil para ser cliente e foca suas ações em pessoas que estão certas sobre suas necessidades.

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