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link building: o que é e como fazer

abril 14, 2020

O link building é um dos maiores princípios das técnicas de SEO. Você precisa criar uma rede de links que envolvam a sua página, mostrando para o Google que a sua marca tem credibilidade e que você é uma autoridade no assunto. 

 

Pode parecer que não, mas os links representam muita coisa para os mecanismos de buscas, sabia? É por meio deles que o algoritmo do Google rastreia novos conteúdos e analisa as páginas que se relacionam.

 

E, na verdade, é justamente esse relacionamento que gera relevância para os mecanismos da web – o que é fundamental para ter um bom posicionamento digital. 

 

Por isso, não basta apenas criar conteúdos relevantes, apostar em um bom layout e adaptar a sua página para todos os dispositivos móveis. É hora de olhar o link building como a estratégia ideal para o seu site! 

 

Quer entender um pouco mais sobre isso e como aplicar essa ação nas suas estratégias de marketing digital? Continue lendo!

O que é link building?

O link building é o conjunto de esforços para desenvolver backlinks, ou seja, links em outras páginas que apontam para o seu site – de maneira orgânica ou não. 

 

Em outras palavras, é quando outras páginas da web fazem menção a sua marca por meio de links, gerando oportunidades para atrair novos leads e ter um bom posicionamento no Google. 

 

A partir disso, o buscador investiga os links que estão relacionados com o seu site e analisa se ele é realmente citado e relevante para o usuário. 

 

Quanto mais links a sua página receber de sites confiáveis, referências e populares, mais relevante ele se mostra para o Google.

 

Por isso, é fundamental construir uma relação de confiança com os mecanismos de buscas. Então, de agora em diante, comece a encarar o link building como uma ação necessária para conquistar novos leads para a sua página! 

4 dicas de link building 

Agora que você já sabe o que é link building, que tal começar a colocar a mão na massa? Para isso, separamos 4 dicas fundamentais para aplicar o link building. Ficou curioso? Acompanhe!

1. Guest Posting 

A estratégia de guest posting consiste em postar na página de uma empresa ou pessoa como autor convidado. Geralmente, essa é uma prática muito utilizada por profissionais de marketing e agências. 

 

O objetivo dessa ação está em encontrar sites de qualidade e construir uma rede de relacionamento aos poucos: 

 

  • Acesse o blog, deixe comentários e crie um relacionamento com o público-alvo desta página;
  • Siga o autor e o blog nas redes sociais;
  • Acompanhe as postagens nos canais digitais, faça comentários e compartilhe conteúdos interessantes;
  • Eventos offline, como stand para eventos, também são ótimas maneiras de promover esse relacionamento. 

 

Dessa forma, com o passar do tempo e a melhora contínua do relacionamento, você pode sugerir escrever algum post para o blog dele que tenha alguma relação com os assuntos abordados. 

2. Infográficos 

Infográficos são ótimos meios para a geração de backlinks. Para se ter uma ideia, segundo a Unbounce, a demanda por infográficos cresceu em 800%. 

 

Além disso, o cérebro humano processa uma mensagem visual 60.000x mais rápido de que um texto corrido, o que contribui diretamente na preferência dos infográficos. 

 

Afinal, é muito melhor visualizar os benefícios de um oxigênio medicinal, por exemplo, do que escrever um texto longo sobre isso, não é mesmo?

 

Uma das maiores vantagens dos infográficos é que você pode gerar tráfego orgânico contínuo para o site e ganhar links de qualidade, mesmo quando você não peça por eles.

3. Mantenha presença nas redes sociais

As redes sociais mudaram a forma de se fazer marketing. Por isso, se você não manter presença nas mídias, certamente estará perdendo novas oportunidades de negócio. 

 

Nesse sentido, compartilhe conteúdos relevantes, posts, interaja com os usuários, poste imagens e atualizações referentes a sua marca e ao mercado. 

 

Uma vez que você mantém a sua presença digital, poderá facilmente impulsionar o engajamento mesmo que não tenha muita experiência nisso. Além disso, poderá tornar a sua marca visível e alcançar um grande número de pessoas. 

4. Use fontes confiáveis 

Uma fonte confiável vai servir como um guia para trabalhar diretamente com o seu público-alvo, além de direcionar o tráfego, aumentar a etiqueta de segurança da URL e gerar ótimos links.

 

Por exemplo, se um site líder no seu ramo de atuação cria uma lista de blogs parecida com a sua, é um sinal de qualidade e confiabilidade das páginas. 

 

Ter um site bem posicionado no Google é uma das maiores – se não a maior – vantagem das técnicas de SEO. Por isso, o mecanismo de busca atribui grande importância aos backlinks e ao link building de uma página. 

 

Por isso, para ganhar pontos nessa plataforma, você precisa gerar uma ação segura, de forma que agregue valor para o site e seu público-alvo. 

 

Por fim, é exatamente isso que o Google valoriza: oferecer a melhor experiência de navegação para os usuários. Então, siga essas dicas infalíveis e você estará no melhor caminho para alcançar esse objetivo!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

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