Mídias sociais: entenda como essa ferramenta influencia nos resultados do seu negócio
A relação entre pessoas e empresas se modificou significativamente após a expansão do acesso à internet e popularização das mídias sociais. A comunicação se tornou acessível, fácil e veloz.
Há pessoas que passam mais tempo online do que passam dormindo, portanto se as pessoas estão tanto tempo na internet, pode-se concluir que cada vez mais atividades são desempenhadas dentro desse ambiente virtual.
Considerando esse cenário de migração de comportamento do presencial para o virtual é fundamental que as empresas estabeleçam sua presença nas mídias sociais.
MÍDIAS SOCIAIS E REDES SOCIAIS, QUAL A DIFERENÇA?
Primeiramente devemos resolver uma confusão bastante comum, há diferença entre Mídias Sociais e Redes Sociais?
Sim, há diferença. Mídias Sociais é o ambiente macro, nele estão inclusos sites, blogs, plataformas de vídeo e as redes sociais, que são apenas um tipo de mídia social dentre tantos.
Redes sociais, como o nome sugere, são redes de conexão desenvolvidas no ambiente virtual, as redes sociais têm como principal objetivo proporcionar relacionamentos, sejam pessoais ou profissionais.
Deste modo, quando se fala em estratégias de marketing digital e mídias sociais se está falando sobre algo muito mais amplo do que apenas redes sociais.
DIVERSIFIQUE SEUS CONTEÚDOS
Um planejamento estratégico que englobe ações em diferentes áreas tende a atingir mais pessoas e por tanto pode potencializar os resultados. É compreensível que algumas vezes seja necessário escolher concentrar esforços em uma frente, entretanto se focar 100% em redes sociais e descartar totalmente as outras alternativas pode entravar o crescimento da sua empresa.
Para entender a importância de diversificar a presença no digital precisamos considerar que não existe consenso no que diz respeito ao comportamento humano, nem todas as pessoas agem da mesma maneira.
Há pessoas que estão familiarizadas com as redes sociais e elas são sua fonte primária de informação, ali leem suas notícias, descobrem novidades e interagem com pessoas e marcas. Ao se deparar com um post sobre o adequado descarte de lixo eletrônico, pode ser que a pessoa crie conexão com aquele perfil e torne-se cliente da empresa eventualmente.
Por outro lado há pessoas que optam por não ter redes sociais, mas isso não significa que deixam de ter sua decisão de compra impactada pelo que acessam online.
A empresa que possuir um blog com uma produção de conteúdo de qualidade sobre os serviços de demolição controlada, pode estar bem posicionada nos sites de busca e acabar sendo a opção de contratação de quem estava procurando pelo prestador de serviço adequado.
Para alguns segmentos, tão importante quanto manter perfis ativos nas redes sociais é possuir um site bem estruturado.
Criar uma loja virtual de fácil navegação é muito valioso pois, com informações claras à disposição, o cliente sozinho será capaz de identificar qual bisnaga de plástico atende suas necessidades e finalizar a compra, sem demandar o envolvimento de funcionário para auxiliá-lo com suas dúvidas.
Não é prudente apostar a totalidade dos seus esforços em apenas uma das opções de mídias, caso seja necessário, opte por se dedicar mais à que traz mais resultados.
Entretanto, não deixe de alimentar outras mídias para que pessoas de diferentes perfis comportamentais também sejam impactadas pelos seus conteúdos e tornem-se potenciais clientes.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.