6 motivos para aprender programação para trabalhar na internet
Crédito: Peter Gombos/Unsplash
Você já está cansado de saber da importância que é aprender inglês para a sua vida profissional e até pessoal. Desde cedo, somos estimulados a aprender a língua estrangeira, e existem diversos motivos que mostram a necessidade disso. Hoje em dia, novas e diferentes línguas começam a ganhar cada vez mais importância: as linguagens de programação.
Claro, essa não é uma linguagem que você vai aprender para conversar com pessoas de outros países. Mas hoje em dia, principalmente se você atua ou deseja atuar com a internet, é uma habilidade que vai dar novos rumos para a sua carreira.
Os programadores e os desenvolvedores conquistaram o seu espaço e estão na lista de carreiras mais populares para quem quer atuar na área de Tecnologia da Informação (TI). Cada vez mais, aprender a programar é uma habilidade essencial para uma carreira de sucesso nesse ramo.
A seguir, listamos seis motivos que provam a importância da programação para quem quer trabalhar com a internet.
1. Alta demanda no mercado de trabalho
Começamos pelo motivo mais óbvio de todos, que para muitos pode não ser tão óbvio assim. O mercado de trabalho para profissões na área de TI, como programador e desenvolvedor, está em alta e não dá sinais de que vai recuar tão cedo. E há diversos fatores para isso, inclusive alguns que ainda serão citados mais para frente neste texto.
Uma dessas razões é a falta de profissionais qualificados no mercado brasileiro para atender toda essa demanda das empresas. Se formam muito menos programadores no Brasil do que a quantidade de profissionais para suprir a necessidade de empresas com a tecnologia.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o Brasil forma 46 mil profissionais em TI por ano. Ao mesmo tempo, a demanda das empresas é de 70 mil ao ano. A pesquisa da Brasscom mostra que, até 2024, serão necessárias 421 mil pessoas nas empresas brasileiras atuando com TI. Por isso, assim que um programador se qualifica, a chance dele se manter ocupado e com estabilidade no emprego é muito alta.
2. Remuneração atrativa
Além de sobrar emprego, a remuneração para profissionais qualificados é considerada muito atraente. Segundo o Guia Salarial de 2021 da Robert Half, empresa de consultoria de recursos humanos, os salários para desenvolvedores e programadores começa em R$ 4.000 para profissionais em começo de carreira em empresas menores.
Para profissionais em estágio mais avançado da carreira, com muitos anos de experiência, essa remuneração pode chegar até R$ 25.500 nas grandes companhias. Mais um motivo para aprender a programar.
3. Desenvolvimento do raciocínio lógico e criatividade
Além de desenvolver as habilidades técnicas na tecnologia e informação, a programação também estimula competências pessoais e emocionais. Lidar com todas as linguagens e códigos vai fazer com que os profissionais estejam aptos a resolver problemas com lógica e criatividade.
Essas habilidades serão importantes para atuar em qualquer profissão, além de ser algo estimulante para a vida pessoal do programador.
4. Possibilidade de trabalho remoto
Mesmo antes da pandemia, programadores já tinham a possibilidade de trabalhar de forma remota em qualquer ambiente que atuavam. Desde que o coronavírus interferiu na rotina de qualquer carreira no mundo, a tendência do home office ficou ainda mais evidente. Como os programadores atuam diretamente com a internet, o trabalho remoto fica mais fácil.
As únicas exigências para desempenhar suas funções são um bom computador e uma boa conexão com a internet. Com isso, e conhecimento técnico de linguagens como Python e C, o programador pode atuar onde quiser, inclusive em empresas que têm sua sede em outros países. Se você já ouviu falar nos nômades digitais, saiba que entre as profissões mais populares para esse estilo de vida está a de programador.
5. Onde você olhar, vai ver programação
Se você está usando o celular ou o computador para ler este texto, você está navegando por sistemas que foram elaborados com a mão de um programador. E a profissão se tornou cada vez mais requisitada justamente por causa da digitalização de empresas de todos os setores.
Você faz compras, lê notícias, joga ou simplesmente passa tempo rolando a timeline. Tudo isso é possível pois o site ou o aplicativo foi codificado por alguma linguagem de programação e se tornou na interface agradável para o usuário.
6. É possível aprender online
Além da facilidade para atuar de forma remota, é possível desenvolver as habilidades de um programador também online. Há diversas formas de aprender as linguagens de programação pela internet, com cursos online, bootcamps e até faculdades que têm a tecnologia como principal temática.
Graduações como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação e diversas engenharias contam com disciplinas de programação e têm se tornado populares entre quem quer estudar a distância.