O que é tráfego no Marketing Digital para iniciantes
Se você pretende colocar sua empresa na internet, você precisa entender sobre gestão de tráfego. Mesmo que você contrate uma empresa especializada no assunto, como Gestão de Tráfego em Sorocaba, é necessário ter entendimento do assunto.
Se você ainda é iniciante no tema, tráfego é o fluxo de visitantes que chegam em seus canais digitais, seja seu site ou loja virtual. Através de uma boa gestão de tráfego, você consegue manter um fluxo maior de visitantes. Isso resulta em um melhor posicionamento de sua marca na internet, mais engajamento, mais geração de potenciais clientes e maior faturamento.
No entanto, o grande desafio é traçar estratégias de marketing digital para garantir tal fluxo de visitantes. Entenda mais sobre gestão de tráfego.
O que é gestão de tráfego?
Gestão de tráfego não é apenas o gerenciamento dos visitantes que chegam em seus canais da internet. Gestão de tráfego significa também gerar tráfego em diferentes fontes, segmentar seu público para atrair uma audiência realmente interessada em seu produto/serviço e o relacionamento com tais potenciais clientes.
Para que o trabalho de gestão de tráfego seja executado de maneira eficaz, é essencial entender os tipos de tráfego existentes.
Quais são os tipos de tráfego existentes?
Há variados tipos de tráfego para garantir visitantes constantes em seu site ou loja virtual. Elas são chamadas de fontes de tráfego. As fontes de tráfego são os caminhos que os visitantes percorrem até achar sua empresa na internet.
Esse conhecimento é essencial para investir em fontes de tráfego que seu público utiliza. A internet é uma ótima opção por segmentar seus potenciais clientes, em vez de criar conteúdo para todas as pessoas. Confira os tipos de tráfego existentes.
- Tráfego orgânico
O tráfego orgânico são os visitantes que chegam até sua empresa sem precisar investir em nada pago, como anúncios no Facebook ou no Google.
O tráfego orgânico aparece mais quando as pessoas buscam pela sua empresa no Google pelo celular ou desktop, sendo que pelo celular as buscas aumentam a cada dia e as pessoas andam sempre com seu carregador de celular para que sua bateria nunca acabe, ou seja, otimizar para dispositivos moveis também é muito importante. Sua empresa deve aparecer entre os resultados mais procurados, sem a utilização de links patrocinados (que são pagos). Isso é conseguido através da postagem de conteúdos únicos, de relevância e com frequência.
O conteúdo em texto, áudio ou audiovisual deve ser otimizado com SEO (Search Engine Optimization) para que o Google entenda que é um conteúdo de valor para ser melhor ranqueado.
Criar e postar conteúdo para atrair tráfego orgânico não é gratuito. É necessária muita experiência não apenas em SEO, mas atenção às questões de layout, copywriting, desenvolvimento web, hospedagem de alta performance, entre outros fatores. Por isso, para atrair tráfego orgânico também é necessário investir nos profissionais qualificados.
- Tráfego pago
Como o próprio nome já diz, o tráfego pago necessita de investimento também. Em alguns segmentos menos concorridos é possível investir menos. Em outros nichos mais competitivos, é necessário investir mais ou segmentar o público, caso o seu orçamento seja baixo.
O tráfego pago costuma ter um retorno mais rápido que o tráfego orgânico. Algumas opções para investir em tráfego pago são anúncios no Facebook Ads, Google Ads, Instagram Ads e Linkedin Ads. Tudo depende de onde seu público está.
Você também pode anunciar no Google com o Youtube Ads. No entanto, é melhor contratar um serviço de Gestão de Tráfego em Sorocaba. Dessa maneira, tal serviço será realizado por especialistas em tráfego.
- Tráfego social
O tráfego social são todos os visitantes que chegam até seu site ou sua loja virtual por meio de suas redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter ou até Youtube.
Tais redes sociais são utilizadas por milhões de pessoas todos os dias (apenas no Brasil). Por isso, é interessante investir nas redes sociais para ter retorno em potenciais clientes.
- Tráfego de referência
Tráfego de referência é quando os visitantes chegam em seu site ou loja online através da referência de um link de outro site. Esses links funcionam como indicação para sua marca. Essa é uma técnica de SEO chamada de backlink.
- Tráfego direto
Esse tipo de tráfego é o que mais as empresas procuram. São visitantes que chegam até seu site ou loja virtual por tráfego direto, ou seja, ela buscou por sua empresa no Google ou deixou salvo nos favoritos.
Para conseguir esse tipo de tráfego não é necessário investir em nada. Toda a ação parte do seu público, que conhece seu negócio e já está fidelizado.
- Tráfego de e-mail marketing
Na gestão de tráfego, o e-mail marketing é uma ferramenta para relacionamento e vendas. É uma forma prática e segura de relacionamento com seus potenciais clientes ou clientes antigos. Isso fortalece a conexão deles com sua marca.
É uma forma eficaz de relacionamento, já que o próprio cliente permitiu sua entrada na lista de e-mails de sua empresa. Ou seja, ele não vai se sentir invadido com um e-mail de sua marca.
O primeiro contato veio do seu cliente, que autorizou seu e-mail para receber correspondência de sua marca. Ou seja, existe maior taxa de engajamento. Dessa forma, tais pessoas mantêm o interesse em sua marca e é mais provável que elas façam negócios com sua empresa, seja uma primeira vez ou um retorno.