O que é WhatsApp Business e por que toda empresa esta usando?
Simplificando, o WhatsApp Business permite que as empresas enviem mensagens com segurança aos seus clientes diretamente na plataforma de mensagens WhatsApp. Uma vantagem sobre o SMS é que o WhatsApp está vinculado diretamente a um único número de telefone e fornece um perfil de empresa com a marca em vez de uma sequência de dígitos.
Isso permite que os consumidores saibam imediatamente com quem estão conversando ou de quem estão recebendo mensagens. O WhatsApp também fornece informações de entrega confiáveis, proporcionando às empresas o benefício adicional de saber quais mensagens foram entregues e, em última instância, lidas. Você também pode utilizar o whatsapp gb plus que é um aplicativo que funciona como uma versão modificada do original, e que possui diferentes formas para você trocar mensagens com seus clientes.
Também há uma tendência crescente de usar mensagens de negócios em conversas, permitindo que as equipes de vendas e suporte respondam a perguntas sobre produtos ou serviços ao cliente com mensagens ricas e contextuais que irão, em última instância, facilitar uma nova transação ou manter o cliente atual feliz.
Como o WhatsApp vem pré-instalado em muitos smartphones em todo o mundo, a adoção do usuário disparou e continua a crescer. Isso significa que seus clientes provavelmente já estão usando o aplicativo. Para estabelecer essa conexão com o cliente, tudo o que você precisa fazer é configurar um perfil do WhatsApp Business e associá-lo ao seu número comercial. E como sua presença comercial está vinculada a apenas um número de telefone, Você pode incluí-lo facilmente em todos os seus programas de marketing para atrair mais clientes a fazer essa conexão direta com você.
Eu preciso de outro aplicativo de mensagens?
E-mail e SMS têm sido os canais mais comuns que as empresas usam para se conectar com seus clientes. Eles são canais eficazes por direito próprio. Mas em um mundo novo, isso está mudando. Aplicativos de mensagens como o WhatsApp têm recursos que permitem que você tenha um impacto mais significativo na satisfação do cliente, enquanto expande seu alcance, melhora a capacidade de entrega, gerencia os custos de suporte, aumenta as conversões, aprimora a segurança e atinge outros KPIs de negócios importantes.
Claro, outros canais de mensagens como SMS, MMS, RCS, LINE, Facebook Messenger além de chat e voz, ainda têm um papel central em qualquer estratégia de comunicação de negócios e provavelmente vieram para ficar. No entanto, em alguns países latino-americanos, asiáticos e africanos, é o aplicativo ideal, dando a muitas empresas a chance de envolver um público global mais amplo.
Muitas profissões estão se adequando a utilização do aplicativo, desde fotógrafos a até um encanador hidráulico pode começar a oferecer seus serviços por meio da utilização do WhatsApp.
Empregar o WhatsApp Business como parte de sua estratégia de mensagens pode ser uma virada de jogo, uma ferramenta necessária para ajudá-lo a permanecer competitivo. Compilamos algumas razões para considerar o uso do WhatsApp Business nas comunicações com o cliente.
Criação de conexões de marca superiores
Cimentar relacionamentos de grandes marcas com os clientes é o Santo Graal para a maioria das empresas. E o WhatsApp cumpre essa promessa ao fornecer às empresas um ambiente fechado e pessoal para se comunicarem individualmente com seus clientes.
Com o WhatsApp, as empresas criam ‘Perfis de Negócios’, uma identidade de negócios exclusiva e com sua marca. Isso permite que você forneça dados específicos como e-mail e contatos telefônicos, links de mídia social, endereços de lojas, URLs de sites e detalhes comerciais ou ofertas adequadas. Mais importante ainda, o perfil do seu WhatsApp Business lhe dá a oportunidade de injetar a personalidade da sua marca em cada interação com o cliente.
Conectar-se aos clientes onde eles já estão
Quando foi a última vez que seu escritório ou telefone residencial tocou? Ou a última vez que você respondeu à mala direta? Canais de comunicação tradicionais como esses, e mesmo os digitais mais recentes, como SMS e e-mail, não atendem mais exclusivamente à demanda do consumidor. Na verdade, eles estão sendo abandonados em favor de soluções mais convenientes.
As empresas de sucesso entendem que, para oferecer experiências excepcionais ao cliente, elas precisam pescar onde estão os peixes e estar nos canais de sua preferência.
Envolvimento global
Se sua base de clientes é global, ou se seu cliente viaja para o mundo todo, saiba disso: desde o início de 2018, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens número um em 104 países. E tem as maiores taxas de penetração de smartphones, chegando a 95% em alguns desses países. Por ser gratuito para os usuários, o WhatsApp se tornou, em menos de uma década, o aplicativo mais popular para conversas pessoais e de negócios.
Essa popularidade é incomparável na América Latina, Europa, África e Ásia, com exceção da China, que tende a preferir o WeChat para comunicações comerciais. O aumento da penetração de smartphones nessas regiões também acelerou o uso de aplicativos de mensagens como um canal preferencial para transações comerciais. Se você deseja entrar em um mercado mais global, o WhatsApp deve estar absolutamente em seu portfólio de comunicações.
Mensagens privadas e seguras
Cumprir as regulamentações e questões de conformidade em andamento no país é uma luta constante. Um dos benefícios mais significativos do WhatsApp é sua criptografia de ponta a ponta e atenção estrita para proteger a privacidade do assinante. O apelo para os usuários do WhatsApp é óbvio: os clientes querem uma maneira familiar, mas segura, de se conectar com as empresas com as quais desejam se envolver.
E como a necessidade de as empresas permanecerem em conformidade e seguras é um ato de equilíbrio constante, o WhatsApp também protege as empresas.