Saiba o que é social selling e aprenda a usar em seu negócio

Se você possui seu próprio negócio, saiba que, a cada instante, uma ou mais pessoas ficam interessadas em comprar os produtos e serviços que você oferece.

Até aí a notícia é muito favorável, certo? Afinal, com muitos clientes interessados, não tem como não aumentar as vendas e se desenvolver no mercado. No entanto, é aí que mora o problema: como é possível encontrar esses potenciais clientes que estão espalhados por aí?

Essa é uma pergunta complexa e que pode confundir e gerar dores de cabeça em muitos empreendedores. Isso, pois muitos deles não utilizam ações e estratégias focadas em transmitir o real valor dos produtos e serviços aos seus clientes.

E se o mesmo utiliza alguma estratégia de venda, hoje em dia, é necessário muito mais do que apenas expor os benefícios. Se uma pessoa está interessada em redes de proteção, por exemplo, ela irá procurar todos os detalhes sobre o que elas oferecem, antes de realizar a compra.

Por essa razão, o social selling chegou como uma estratégia de vendas que realmente se mostra eficaz em pleno século XXI. 

Por meio da conexão com o público, transmissão de informações e muita conversa sobre o produto, é possível gerar uma confiança muito maior e construir um relacionamento sólido com o cliente. E esse é um dos principais focos do social selling.

Abaixo, veja mais sobre o que é o social selling e saiba como implementá-lo em seu negócio!

Afinal, o que é o social selling?

Basicamente, o social selling se baseia na tentativa de utilizar as redes sociais para aprimorar o relacionamento e aumentar as chances de venda de uma marca.

Ou seja, é muito mais do que apenas estar presente nas redes sociais e fazer publicações aleatórias, mas sim, é saber integrar todos os mecanismos e benefícios das plataformas sociais para fazer harmonia com as estratégias de vendas da empresa.

O social selling significa que sua empresa deve utilizar as ferramentas disponíveis nas redes sociais para aprimorar as conversas com seus clientes e identificar as possíveis oportunidades de vendas.

Se uma empresa fornece deck de madeira, ela irá analisar a rede social que possui mais concentração de público, e então, direcionar suas estratégias de social selling.

Quais as formas de implementar o social selling em seu negócio?

1- Construa sua identidade nas redes sociais

A primeira coisa para aplicar a estratégia de social selling nas redes sociais é criando um perfil valoroso. Para isso, utilize seu logotipo, carregue fotos nítidas dos seus produtos, inclua um resumo do negócio e pense em conteúdos relevantes para publicar.

2- Identifique as plataformas sociais para utilizar

Como mencionamos, é necessário saber qual rede social utilizar para aplicar a estratégia de social selling de maneira direcionada para seu público.

Se você vende placa de circuito impresso, por exemplo, analise as redes sociais com maior concentração de público e também verifique os seus concorrentes.

2- Invista na conexão com seu público

Outro ponto importante do social selling é focar na entrega de valor e comunicação otimizada. Analise o que o seu público costuma consumir e ler nas redes sociais e busque se conectar da melhor maneira com seu público.

Você pode analisar o seu comportamento por meio de publicações, comentários e estilo de vida. Isso permite que você consiga saber o que esse público precisa, e como entrar em contato com ele na hora certa.

Agora que você já sabe tudo sobre o social selling, o que está esperando para aplicar essa ideia inovadora em seu negócio e ter sucesso? Gostou do post?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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