Tecnologia na venda de produtos online

O crescimento de lojas online está bem acelerado segundo dados de 2020. A COVID-19 só aumentou as vendas em vários segmentos online, pela necessidade de isolamento social. As vendas de várias lojas virtuais ultrapassaram as vendas de lojas físicas. 

Segundo especialistas, esse comportamento dos consumidores adquirido durante a pandemia, de preferir lojas virtuais, é irreversível. Muitos consumidores fizeram suas primeiras compras online por causa da pandemia.

Diante desse panorama, as compras online foram mais convenientes. No entanto, esse comportamento não irá mudar. Isso abre muitas oportunidades para brasileiros desempregados ou mesmo pessoas que querem ter seu próprio negócio.

Por causa desse crescimento, atualmente existem muitas tecnologias para facilitar a vida dos empreendedores e dos clientes. Tudo porque o consumo online está movimentando muito vários segmentos. Entenda algumas tecnologias capazes de melhorar a experiência de compras online.

1.  Plataforma omnichannel

Uma plataforma omnichannel é o conceito de colocar todos os canais de comunicação de uma loja online da forma mais conveniente para os consumidores. Tudo isso inclui a jornada de antes da venda, a venda em si, além do pós-venda.

No entanto, não adianta apenas criar diferentes canais de comunicação com os clientes. Eles precisam ser integrados, de forma que as informações sejam encontradas com facilidade por todos os responsáveis pelo atendimento de uma loja virtual.

Esse tipo de plataforma já existe em muitas empresas, mas é fundamental entender que não pode haver divergências entre o atendimento de uma loja virtual para a loja física. O estoque é o mesmo e não há diferença em como o produto chega até o cliente final.

O importante é reunir todas as informações em uma plataforma só, para que os consumidores não precisem ficar repetindo os mesmos dados sempre que forem atendidos pela empresa.

2.  Inteligência artificial e chatbots

Uma das inovações mais promissoras atualmente é o uso de chatbots voltados para o atendimento, que utilizam inteligência artificial. Os chatbots são responsáveis por manter uma comunicação automatizada com os clientes.

No entanto, esse tipo de comunicação precisa ser bem gerenciado. O uso de chatbots pode trazer otimização para o atendimento de lojas online e ainda diminuir a necessidade de atendentes.

A análise dos problemas dos consumidores precisa ser coerente e resolvida facilmente através de inteligência artificial. Caso não sejam, os atendentes precisam ter a solução rapidamente, porque clientes insatisfeitos ou com problemas tendem a ficarem mais impacientes.

3.  Pesquisa por voz

Além do uso de chatbots para inteligência artificial, uma loja virtual também poderá implementar o uso de pesquisa por voz. Dessa forma, será como se o assistente pessoal do Google estivesse atendendo os clientes, de forma mais rápida, prática e inclusiva.

4.  Mobile First

Uma pesquisa realizada pelo Comércio Móvel no Brasil confirmou o crescimento do uso de smartphones por parte de clientes que realizaram compras online. Por isso, a tendência é de que cada vez mais pessoas comprem no meio digital com celulares. 

Apenas em metade do ano, a proporção de consumidores que já pesquisaram ou compraram por um celular passou de 85% para 91%. E grande parcela desses compradores afirmaram que realizam mais compras por aplicativos ou sites do que anteriormente.

É grande o número de brasileiros que não possuem computadores em casa. Por isso, os celulares se tornaram ferramentas de compras virtuais. Até as classes C, D e E compraram muito digitalmente.

Por isso, é necessário que tanto os sites de lojas virtuais quanto os aplicativos sejam amigáveis aos celulares. Isso significa que eles devem funcionar tão bem quanto em um computador na hora das compras.

Esse tipo de tecnologia não é tão caro, é muito acessível hoje em dia, além de ser muito necessária, conforme os números mostraram. Mais do que isso, os sites e aplicativos precisam estar disponíveis para diferentes sistemas operacionais, como Android e iOS.

Dessa forma, mesmo os consumidores que não possuem acesso a computadores ou notebooks, poderão desfrutar de compras online.

Esse é o caso de clientes de sex shop que querem comprar bonecas sexuais. O segmento de sex shops teve uma alta na pandemia, também de forma online, porque as pessoas ficaram muito estressadas ou ansiosas com o isolamento social. Além disso, os casais foram forçados a conviver mais. Dessa forma, eles procuraram maneiras de apimentar a relação na cama.

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