TikTok Marketing – o aplicativo certo criar uma campanha digital

O TikTok é um dos aplicativos que mais crescem atualmente e agora é usado regularmente em dispositivos móveis da “Geração Z”. O aplicativo de mídia social está desfrutando de crescente popularidade. Mas como você, como empresa, pode se beneficiar dessa plataforma e aproveitar o hype? Neste artigo, explicamos as funções mais importantes e mostramos como você pode tornar seu marketing do TikTok bem sucedido.

TikTok – o que está por trás do aplicativo?

O TikTok é a plataforma de mídia social da Geração Z com seu algoritmo que está recebendo cada vez mais atenção. O aplicativo se tornou indispensável, principalmente para os adolescentes. O algoritmo do TikTok é baseado em vídeo e pode ser entendida no sentido mais amplo como uma espécie de mistura de Instagram e Snapchat – apenas com foco especial em vídeos. 

O app é um dos apps mais baixados do mundo na Play Store e só isso já mostra seu enorme potencial de marketing. Portanto, vale a pena dar uma olhada neste aplicativo para profissionais de marketing – especialmente se você deseja atingir principalmente grupos-alvo jovens.

A função de vídeo integrada do aplicativo é muito diversificada – com a função de karaokê você pode selecionar a música certa de uma enorme biblioteca de músicas, instalar efeitos visuais, usar filtros, cortar vídeos, ajustar a velocidade de gravação e reprodução (como câmera lenta ) e muito mais. 

Como no Instagram, Facebook ou Twitter, as postagens podem ser curtidas, comentadas e compartilhadas. Há também a opção de um perfil privado ou público. Os vídeos geralmente têm 15 segundos de duração, mas podem durar até 60 segundos.

História e desenvolvimento do aplicativo

O TikTok foi lançado em 2016 e foi lançado pela empresa-mãe chinesa Beijing Bytedance Technology – na própria China, o aplicativo ainda se chama Douyin. A plataforma é frequentemente chamada de portal de vídeo para sincronização labial – isso se deve principalmente ao aplicativo “musical.ly” da época, que a empresa Bytedance comprou em 2017. O TikTok e o musical.ly se fundiram em um aplicativo conjunto.

Inúmeros adolescentes e jovens adultos em todo o mundo estão agora usando este aplicativo. Os influenciadores projetam ou apoiam sua marca pessoal com a ajuda do TikTok. Ao postar vídeos curtos e participar dos chamados desafios de hashtag, que são adicionados constantemente, os usuários oferecem a outras pessoas a oportunidade de participar de suas vidas. Devido ao alto alcance e relevância, o aplicativo também é muito adequado para o marketing da sua própria empresa.

Números, dados, fatos sobre o TikTok

Em maio de 2020, a gigante das redes sociais quebrou a marca de 2 bilhões em downloads. No geral, o TikTok relata mais de 100 milhões de usuários na Europa que estão ativos pelo menos uma vez por mês. No Brasil, a plataforma já conta com 10,7 milhões de usuários – em comparação: o Instagram tem 20 milhões de usuários no Brasil.

O TikTok é usado principalmente por pessoas de 16 a 24 anos e documenta 69% dos usuários nessa faixa etária. Também mostra que o TikTok é particularmente popular entre as usuárias do sexo feminino – elas representam 60% dos usuários. Como o aplicativo ainda é relativamente “novo” no mercado digital, ainda precisamos ver como essa tendência de idade evoluiu – na China, por exemplo, a idade média subiu desde que o aplicativo foi lançado porque os usuários permaneceram.

Além disso, com quase 222.000 downloads em agosto de 2021, o TikTok é o aplicativo para iPhone mais popular no Brasil na categoria de entretenimento, bem à frente do serviço de streaming americano Netflix e Amazon Prime Video. No entanto, o país com o maior número de downloads são os EUA. Em agosto de 2021, o TikTok foi baixado cerca de 7,23 milhões de vezes na Apple App Store. Por outro lado, no Brasil o TikTok foi baixado cerca de 232.000 vezes através da Apple App Store.

Além disso, o TikTok é um dos aplicativos de maior sucesso na Google Playstore no Brasil, ocupando o primeiro lugar na categoria social. Além disso, o TikTok chegou ao top 10 no ranking das maiores redes sociais. 689 milhões de usuários ativos em todo o mundo em janeiro de 2021 deram ao TikTok o 7º lugar nesta categoria.

No entanto, a plataforma de mídia social parece estar crescendo em popularidade, especialmente entre os usuários da Apple. Isso pode ser deduzido do fato de que, em agosto de 2021, o TikTok foi baixado cerca de 15,33 milhões de vezes em todo o mundo. No ano anterior, havia apenas cerca de 9,23 milhões de downloads. No entanto, entre os usuários que baixaram o TikTok pela Google Playstore, o número de downloads diminuiu em todo o mundo em relação ao ano anterior. Em agosto de 2020, o TikTok foi baixado um total de 27,7 milhões de vezes, enquanto houve apenas 22,2 milhões de downloads este ano.

Nas empresas, no entanto, a integração do TikTok ainda é bastante baixa em comparação com outras redes de mídia social, pois apenas 9% das empresas em todo o mundo usavam o TikTok em janeiro de 2021. No entanto, a importância do TikTok parece estar aumentando, pois ao mesmo tempo 28% das empresas afirmaram que também desejam expandir sua presença nas mídias sociais no TikTok.

Se você, como empresa, deseja se beneficiar do sucesso do aplicativo, deve primeiro verificar se seus tópicos funcionam no contexto. Se for esse o caso, você precisa atingir seu público-alvo com conteúdo criativo e emocional – o clássico press release não funciona aqui. Estilo de vida, comunicação, música, moda e tópicos relacionados são relevantes e adequados para o marketing do TikTok. 

Como já mencionado, os chamados desafios são particularmente populares no TikTok – estrelas e influenciadores participam, assim como muitos outros usuários. Se você, como empresa, se envolver nesse contexto, se tornará uma marca agradável e próxima do grupo-alvo – então use as possíveis atividades do TikTok! Como o TikTok é somente vídeo, você precisa de um marketing de vídeo eficiente para atender clientes em potencial.

No Brasil, apenas empresas selecionadas atualmente podem colocar anúncios pagos. No entanto, essa plataforma de anúncios de autoatendimento já está disponível para empresas menores em outros países. No momento, essas empresas devem primeiro enviar um aplicativo para a plataforma de anúncios. Provavelmente não demorou muito para que essa função também pudesse ser usada completa e livremente por empresas.

No TikTok por padrão não é possível baixar os vídeos retirando a marca d’água que o algoritmo do app insere automaticamente após o usuário realizar o Upload. Devido a isso muitos estão recorrendo ao Snaptik App, aplicativo que está sendo uma mão na roda para empresas que estão com uma certa dificuldade em criar novos conteúdos para engajar e que não quer mostrar a marca do TikTok no final do video. 

Uma pergunta importante que você, como empresa , deve se fazer sobre o marketing do TikTok é a relevância. Porque esse canal não é necessariamente relevante e objetivo para todas as empresas. O marketing de mídia social é demorado, então determine sua probabilidade de sucesso para cada canal com antecedência! Pergunte a si mesmo: quem é seu público-alvo? Quem você quer alcançar? Quais produtos ou serviços você oferece? 

Eles se encaixam no mundo TikTok da Geração Z? Qual é o seu objetivo de marketing? Avalie suas chances de sucesso com antecedência e escolha a estratégia certa para o seu marketing.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.