Seu logotipo é a primeira impressão de sua empresa para seus clientes. É um ativo poderoso para a marca da sua empresa e desempenha um papel vital no sucesso do seu negócio. A consistência é a chave ao criar uma marca memorável. Sua marca ficará na mente de seus clientes porque é definida pela repetição das mesmas imagens, cores, fontes e logotipo.
Se você deseja criar uma marca consistente, deve começar desenvolvendo um guia de estilo de marca.
Aqui estão algumas das diretrizes essenciais de design de logotipo e guia de estilo de marca que podem servir de inspiração ou guia para seu próximo projeto de branding:
Estabeleça as bases
Projetar o logotipo da sua empresa não é uma tarefa simples. Requer muita habilidade, experiência e conhecimento primordial. A base é vital, pois determina a aparência do produto final.
Aqui estão algumas das coisas que você precisa saber ao estabelecer sua fundação:
- Conheça sua marca
Conhecer sua marca é muito importante se você deseja criar um logotipo tão real para sua marca. Você precisa fazer perguntas como: quais são seus objetivos? Sua missão? A história da sua marca? Como você quer que as pessoas se sintam e reajam depois de ver seu logotipo?
Você precisa encontrar algumas palavras que descrevam a percepção da sua marca. As palavras devem ser precisas e diretas ao ponto.
- Chuva de ideias (brainstorming )
O brainstorming permite que você pense fora da caixa e traga novas ideias para o mundo exterior. Ajudará se você anotar qualquer ideia que tiver, independentemente de quão tola seja.
Ideias erradas se traduzem em discussões sérias que terminam em grandes ideias. Escolha o momento certo para fazer um brainstorm.
Aqui estão algumas das coisas que você precisa fazer ao fazer um brainstorming:
- Iniciar um quadro de humor (moodboard)
Um moodboard é uma coleção de imagens, textos, materiais e outras coisas que definem e falam sobre a identidade da sua marca. Ele atuará como um ponto focal da identidade da sua marca ao projetar seu logotipo. Um quadro de humor garante que seu designer tenha um conceito melhor de sua visão e marca desde o início.
- Pesquise seu público
Coloque-se no lugar de seus clientes e finja que você é o público-alvo. Liste as qualidades essenciais da empresa com as quais você pretende trabalhar.
- Entenda a Concorrência
Quem são os melhores concorrentes no mercado? O que está funcionando para eles? Aplique o que está funcionando ao criar seu logotipo e garanta que você permaneça focado em sua marca. Se você entender seus concorrentes, terá uma ótima ideia de como atingir seu público.
Escolha um tipo de logotipo apropriado
Selecionar o logotipo apropriado é muito crucial. Existem sete logotipos que você pode selecionar ao criar seu logotipo. Você pode escolher aquele que se encaixa no nome da sua empresa ou misturá-los para criar algo distinto.
Aqui estão os tipos comuns de logotipos:
- Abreviações
Esses tipos de logotipos são ideais para empresas com nomes longos ou nomes difíceis de lembrar. Portanto, eles são escritos em formas iniciais, como CNN, GM ou HP. No entanto, é bom saber que esses logotipos não expressam o que a sua empresa representa.
- Imagens e Símbolos
São imagens e símbolos iconográficos fáceis de identificar e representar a sua marca. Envolve representar sua marca usando símbolos e imagens. Você deve selecionar uma imagem ou símbolo que traga uma ligação distinta à sua marca.
- Mascotes
Essa é uma das maneiras divertidas, mas únicas, de adicionar personalidade à sua marca. Eles incluem textos atraentes e caricaturais que representam sua empresa de maneira eficiente e amigável.
Acertando seu esquema de cores
Diferentes cores têm vários significados. É necessário saber a cor que você está selecionando porque as cores atraem ações, sentimentos, ideias e emoções específicas para o seu público. Para você escolher a cor certa para o logotipo da sua empresa, você deve fazer o seguinte:
- Comece determinando sua meta
Qual é o objetivo da empresa? Você deve compreender totalmente ou permitir que seu designer entenda os valores, qualidades, objetivos, missão, crenças, atributos da marca e negócios da empresa. O que você deseja alcançar e quais caminhos usará para atingir seus objetivos?
Entender todas essas coisas permitirá que você selecione a cor perfeita para o logotipo da sua empresa. Por exemplo, o vermelho simboliza excitação, raiva e paixão. O verde é versátil e ideal para qualquer marca. O amarelo é mais amigável e acessível, enquanto o roxo parece luxuoso. Azul simboliza maturidade e confiabilidade, e é uma escolha comum para muitos.
Se você deseja um logotipo elegante e luxuoso, o preto é a escolha perfeita para você. O marrom é adequado para logotipos masculinos vintage e robustos, mesmo que pareça estranho.
Você também pode combinar cores diferentes em seu logotipo. Isso inclui cores análogas, cores complementares e cores triádicas.
Tipografia 101: Conheça suas fontes
Você precisa selecionar fontes que complementam perfeitamente o seu logotipo. As fontes devem parecer genuínas e honestas com sua marca. Por exemplo, fontes em negrito são ideais para um tom sério, enquanto fontes arredondadas são adequadas se você deseja criar uma sensação amigável.
Aqui estão os tipos de fonte comuns que você pode usar para criar um logotipo exclusivo:
- Fontes Serif
Essas fontes darão ao logotipo da sua empresa um visual clássico e elegante. Eles são mais versáteis e são uma escolha perfeita para qualquer excelente design de logotipo.
- Fontes Sans Serif
Essas fontes adicionam uma aparência limpa e contemporânea ao seu logotipo e são ideais para marcas modernas. Eles fazem com que pareçam elegantes e diretos.
- Fontes de Exibição (Display Fonts)
Essas fontes são atraentes e elegantes. Eles darão ao seu logotipo uma aparência distinta e atraente que qualquer pessoa invejará.
- Fontes de script
Estas são fontes reminiscentes. Eles irão ajudá-lo a criar um logotipo individualista.
Por que o tamanho é importante ?
Seu logotipo não será usado apenas no site da sua empresa. Atenderá a diversos propósitos, como marketing em redes sociais, branding em produtos, entre outros usos. Os serviços mais vantajosos em termos de relação qualidade-preço podem ser encontrados aqui. Certifique-se de que o logotipo seja escalável de forma que possa ser reduzido para itens menores, como broches e cartões de visita, para evitar que perca a legibilidade quando for reduzido.
Seu logotipo não deve parecer distorcido quando ampliado ou reduzido. Depois de ter o design, você precisa experimentar em tamanhos diferentes para garantir que faça sentido em todos os tamanhos.
Deve parecer apresentável e bom em outdoors, pôsteres, pequenos itens promocionais ou dispositivos móveis. Tente ajustá-lo para que fique ótimo em uma ampla variedade de tamanhos. Se o seu logotipo não for escalável, parecerá pouco profissional e apressado.
Equilíbrio
Equilíbrio é essencial no design de logotipo, pois a maioria das pessoas percebe e inveja um design bem equilibrado porque é mais atraente e agradável. Certifique-se de que haja um grande equilíbrio entre cores, gráficos e tamanho em todo o logotipo.
Você deve se lembrar que seu logotipo representa sua empresa para o mundo inteiro e é visto por muitas pessoas, até mesmo por grandes designers. Um design equilibrado é a abordagem melhor e extraordinária a ser usada.
Faça do seu jeito
Seu logotipo deve ser único e distinto. Não deixe que se assemelhe ou pareça quase semelhante a outros logotipos. Certifique-se de que seu logotipo esteja bem associado à sua marca e seja fácil de identificar e diferente do logotipo de outra empresa.
Aqui estão algumas das coisas que você precisa fazer para criar um logotipo exclusivo:
- Pense diferente
Você deve se diferenciar usando estilos distintos para que seu logotipo possa se destacar de seus concorrentes. Você precisa ser um pouco criativo e inovador se quiser que seu logotipo seja único.
Se você quer ser diferente, tente quebrar as regras de design e correr alguns riscos. Tente implementar estilos diferentes e veja aquele que funciona como mágica. Você pode tentar combinar cores até chegar a um design verdadeiro e original. Além disso, você pode tentar ajustar seu design até obter o correto.
- Verifique se há plágio
Mesmo que você tenha verificado o logotipo de seus concorrentes para “roubar” uma ideia que está funcionando bem, certifique-se de não copiar o estilo ou design. Você pode verificar se há plágio para garantir que não seja usado em outro lugar.
8. Quais são os outros designs de logotipo com bom desempenho?
Você precisa encontrar outros designs de logotipo com ótimo desempenho para desenvolver excelentes ideias de logotipo. Alguns lugares onde você pode obter inspiração de logotipo incluem grandes marcas, mídia social, blogs e revistas de design, seus concorrentes, sua própria história de marca, amigos e parentes.
A seguir estão algumas das coisas que você pode incluir ao criar seu logotipo:
- O Duplo Sentido
Seu logotipo pode ter um duplo significado para garantir que sua marca tenha diferentes interpretações, mas o mesmo significado principal.
- Tipografia Criativa
Você pode usar tipografia criativa para criar um logotipo exclusivo e perfeito para sua empresa. Algumas delas incluem toque retrô e vintage, fontes pesadas, cores vivas e efeitos 3D no design de tipografia.
- Brasão
Um brasão ajudará você a mostrar a personalidade da sua marca. Eles deixarão uma mensagem duradoura e uma impressão de sua empresa para os clientes.
Esses logotipos inspiram confiança nas pessoas mais rapidamente, pois contêm elementos nobres. Existem milhares de brasões que você pode usar para criar seu logotipo.
9. Mantenha-o simples (e flexível)
Um registro simples será fácil de reconhecer e lembrar. Você deve sempre seguir a regra KISS (Keep It Simple, Stupid) desde o início do seu processo de design, quer esteja fazendo um brainstorming de ideias ou desenhando esboços.
Isto é devido ao seguinte:
- Uma grande ideia, totalmente incompreendida
Você pode ter uma ideia excelente, mas se ela for muito detalhada, muitos não a reconhecerão ou a entenderão mal. Tente implementar o máximo de coisas que puder até criar algo básico e simples, mas poderoso. Quem sabe se a sua ideia mais simples pode se tornar a melhor?
- Flexibilidade
Você precisa criar um logotipo flexível tanto quanto possível, porque ele aparecerá em várias plataformas. Teste seu logotipo em uma ampla variedade de opções para garantir uma ótima aparência. Isso ocorre porque seu logotipo pode parecer bom em um site, mas ficar ruim em uma camiseta ou papel timbrado.
10. Publique seu trabalho
Depois de levar várias horas para criar seu logotipo e você está satisfeito com sua aparência, é hora de mostrar seu trabalho ao mundo inteiro. Agora você pode publicar seu trabalho, mas não deve esperar sucesso instantâneo. No entanto, você não deve desanimar, pois o sucesso não ocorre imediatamente; leva tempo.
O local mais acessível para publicar seu logotipo pela primeira vez é nas redes sociais, porque você pode alterá-lo facilmente. Certifique-se de permanecer consistente em todas as suas comunicações para que seus visitantes possam desenvolver rapidamente uma conexão com sua marca.
Lembre-se de dizer a seus clientes que você tem um novo logotipo e explicar as razões para mudar o logotipo. Se você fizer algumas alterações no logotipo existente, mostre a evolução do logotipo e explique as novas alterações.
CONSTRUIR O RECONHECIMENTO DA MARCA
Sempre que você está projetando um logotipo, a principal intenção ou propósito é construir o reconhecimento da marca. A grande questão é: como você pode fazer isso? Existem várias maneiras de construir o reconhecimento da sua marca, mas elas diferem de uma instância para outra.
Se você deseja criar um logotipo reconhecível, tente combinar vários elementos discutidos acima, como cor, estilo, tamanho, originalidade e tipografia. Se você não incluir todos esses elementos, acabará com um design final de baixa qualidade.
Acima estão as dez diretrizes essenciais de design de logotipo e o guia de estilo de marca para criar um logotipo excelente para qualquer marca. Primeiro, você precisa ter o maior número possível de ideias e depois reduzi-las.
Tente ser o mais inovador e criativo possível para garantir que seu logotipo seja distinto e único. Use cores apropriadas ou combine cores diferentes que transmitem sentimentos e emoções específicas ao seu público.