10 dicas para você fazer um site profissional
A criação de site profissional envolve diversas questões e você deve ter atenção a todas elas, afinal, seu site é sua ferramenta de marketing online mais importante.
Se o seu site parecer amador, você parecerá um amador. Se você deseja obter mais clientes na internet, precisa ter um site que pareça profissional e segmentar seu mercado ideal.
Tenha em mente que o mercado é muito competitivo e os seus concorrentes estão se dedicando para criar os melhores sites possíveis.
Dito isso, neste artigo, citaremos algumas dicas essenciais para criar um site profissional, capaz de gerar melhores resultados. Confira!
Como criar site profissional
Sem mais delongas, aqui está uma lista com algumas das melhores dicas para que você consiga criar um site profissional.
1. Mantenha a simplicidade
A regra de ouro para web design é manter as coisas simples. Nada faz você parecer mais um amador do que um site que tem muita coisa acontecendo. Quando você tem muita coisa acontecendo, seus visitantes ficam confusos e irritados.
Tudo no seu site deve ter um propósito claro, não importa se você tem um site de notícias de Osasco ou um blog de culinária. Mantenha sua navegação curta e fácil de seguir, limite o número de páginas e certifique-se de que informações importantes, como como entrar em contato com você, sejam fáceis de encontrar.
2. Tenha uma estratégia para cada página
Um site profissional é construído com uma estratégia clara em mente. Cada página do seu site deve ter um objetivo. Seja para comprar um produto, entrar em contato com você sobre um serviço ou mostrar seu trabalho incrível, cada página do seu site deve ser projetada com um objetivo em mente.
Ao projetar sua página, pense na melhor maneira de atingir esse objetivo. Por exemplo, se você estiver criando uma página de contato, pense nas várias maneiras pelas quais as pessoas podem entrar em contato com você. Todo mundo tem uma preferência particular, por isso é importante dar opções.
Algumas pessoas podem preferir o telefone, enquanto outras preferem o e-mail ou o preenchimento de um formulário de contato.
Outras pessoas podem preferir entrar em contato com você por meio de mídia social, portanto, se você usa plataformas de mídia social, também deve incluir isso em sua página de contato. O ponto é que você quer tornar o mais fácil possível para as pessoas fazerem qualquer que seja o objetivo da página.
3. Adicione apelos à ação claros
Depois que alguém visualiza sua página, qual é o próximo passo? As chamadas para ação ajudam a orientar seus visitantes. Não sobrecarregue suas páginas com muitos apelos à ação, pois isso confundirá as pessoas.
Suas chamadas para ação devem se destacar na página e indicar claramente o que você deseja que seus visitantes façam.
4. Fale com seu público, não com eles
Um amador tem o mau hábito de falar de si mesmo. Um profissional conversa com seus clientes, abordando seus pontos de dor, respondendo suas perguntas e informando exatamente por que ele é a pessoa perfeita para contratar para resolver seu problema.
Aqui está a coisa: as pessoas se preocupam com o que você pode fazer por elas. Eles chegaram ao seu site porque tinham um problema que esperam que você possa resolver.
Você tem apenas alguns segundos para chamar a atenção, então pare de perder tempo falando sobre o quão bom você é e comece a dizer a eles o que você vai fazer para ajudar.
5. Inclua seus preços (pelo menos os iniciais)
Se você deseja atrair clientes de alto valor, precisa informar às pessoas seus preços iniciais.
Adicionar preços ao seu site qualifica seus leads e ajuda a eliminar as idas e vindas com pessoas que não podem pagar por você. Ao adicionar preços iniciais ao seu site, você segmenta melhor seu cliente ideal.
6. Tenha descrições detalhadas de seus produtos ou serviços
Seus visitantes devem saber o que estão recebendo pelo seu dinheiro. Quando os produtos ou serviços não têm descrições claras, isso sinaliza para potenciais compradores que você pode não ser confiável.
Suas páginas de serviço devem incluir detalhes sobre o que você oferece e o prazo que você leva para fazer as coisas.
Se você estiver vendendo produtos físicos, certifique-se de que suas páginas sejam tão descritivas quanto possível, para que as pessoas possam realmente ter uma “sensação” do item que você está vendendo.
7. Livre-se das fotos de banco de imagens
Se você quer parecer um profissional, livre-se das fotos bregas e invista em imagens profissionais. Como dizem, uma imagem diz mais que mil palavras.
Usar imagens de banco de imagens que estão por toda a internet dilui sua marca, enquanto fotos profissionais mostram que você leva seu negócio a sério.
As pessoas querem comprar de marcas em que confiam. Imagens profissionais ajudam a estabelecer essa conexão, fortalecendo sua marca e levando a clientes que pagam mais.
8. Evite muitas cores
Ter muitas cores no design do seu site pode levar a uma má experiência do usuário. Nem todas as cores são adequadas para uma tela, por isso é importante escolher com sabedoria.
A cor dominante em seu site deve ser agradável aos olhos, enquanto os apelos à ação podem ser cores mais brilhantes que os ajudam a se destacar.
9. Mantenha as animações sutis
As animações definitivamente adicionam um fator legal ao seu site, mas adicionar toneladas delas rapidamente fará com que seu site pareça uma apresentação do PowerPoint brega. Só porque você pode adicioná-los, não significa que você sempre deve.
A chave para as animações é mantê-las simples e objetivas. O esmaecimento de uma imagem ou o destaque de uma frase de chamariz ajudará a orientar seus usuários a agir.
Animar cada aspecto do seu site o torna uma distração para os usuários. Lembre-se, simples é fundamental, então as animações precisam ter um propósito diferente de “parece legal”.
10. Certifique-se de que seu site carregue rapidamente
Um site profissional carrega rapidamente. Lembre-se, você tem apenas alguns segundos para chamar a atenção de uma pessoa, então não faça as pessoas esperarem muito!
Evite usar muitos scripts externos ou plugins desnecessários que podem sobrecarregar seu site e aumentar o tempo de carregamento. Certifique-se sempre de otimizar as imagens para o seu site e evite fazer uploads de arquivos muito grandes.
Conclusão
Neste artigo, você conferiu 10 dicas importantes sobre criação de site profissional. Se você ainda não criou o seu site, ou ele já está pronto, é muito importante certificar-se de que ele está configurado conforme as nossas sugestões.
Tenha em mente que o seu site deve atender tanto a sua necessidade quanto as dos seus clientes!