4 motivos para o seu site não estar se posicionando bem no Google

Aparecer no topo dos resultados de pesquisa do Google é um grande desafio para profissionais de SEO e empresas. Um dos principais objetivos de um site é aumentar o tráfego orgânico, isso porque essa é uma forma barata e eficaz de atrair audiência e gerar vendas para um site.

E para colocar uma página na primeira página do Google, além de saber o que fazer, também é preciso saber o que não fazer. Existem diversas práticas e erros bastante comuns que podem ser motivos para que seu site não esteja ranqueando bem nos mecanismos de busca.

Fizemos uma lista com alguns dos principais motivos para que o seu site não esteja indo bem no ranqueamento, confira abaixo:

Seu site não está indexado no Google

Um erro bastante comum com sites novos é iniciar a produção de conteúdo e não se preocupar com a indexação da URL no Google. Se deixarmos por conta do buscador, um site pode demorar semanas ou até meses para ser indexado e começar a aparecer nos resultados de busca.

Existem algumas formas de agilizar o processo de indexação através de ferramentas do próprio Google. Então, procure um programador para entender melhor sobre o assunto e indexe o seu site no buscador.

Foco em palavras-chave muito concorridas

Outro erro bastante comum na estratégia de SEO é focar em palavras-chave muito concorridas. Isso pode afetar o ranqueamento de sites novos e mais antigos. Mesmo sites alimentados com bastante conteúdo relevante podem ter dificuldade para ranquear bem em palavras-chave com alto volume de buscas.

Esse tipo de palavra-chave possui um nível de dificuldade alto. A dica é otimizar a estratégia de SEO e buscar por palavras-chave de cauda longa, que são termos mais longos.

É muito mais fácil ranquear em palavras-chave como, “como fazer marketing digital para PMEs” do que em termos como “marketing digital para PMEs”. Geralmente, as palavras-chave de cauda longa possuem um volume de buscas mais baixo e um nível de dificuldade menor para ranqueamento.

O seu site tem muitos links de baixa qualidade

Se você usou uma estratégia de conseguir links de diversos sites para manipular o algoritmo do Google, muito provavelmente você tem muitos links de baixa qualidade apontando para a sua página e isso é um grande problema!

Dessa maneira, em vez de ter um efeito positivo, a busca por links de qualquer site acaba prejudicando o site. Para saber se o seu site possui muitos links não naturais (como o Google define esse tipo de link), dê uma olhada nas notificações do Google Search Console.

Se você recebeu notificações do Google, isso evidencia o problema. Caso não tenha recebido, baixe a lista de links apontando para o seu site no Google e cheque a autoridade de cada domínio.

Assim, caso seja necessário, você pode entrar em contato com esses sites pedindo a remoção do link ou mesmo solicitando uma rejeição do link ao próprio Google.

Seu site demora muito para carregar

A velocidade de carregamento de uma página é um dos principais fatores de ranqueamento no Google. Então, se as páginas do seu site demoram a carregar, o ranqueamento é diretamente afetado.

Isso pode estar acontecendo por conta do grande número de arquivos de vídeos e de imagens em sua página, por exemplo. A dica é revisar os conteúdos e verificar o que está deixando o site lento. Com isso, você pode mudar ou adaptar o formato de seus conteúdos para melhorar a velocidade de carregamento da página.

Como vimos, esses e outros motivos são alguns dos principais vilões do ranqueamento no Google. O algoritmo do buscador foca em ranquear links com base em relevância e regras de SEO que precisam ser seguidas para que o seu site possa atingir as melhores posições possíveis nos resultados de busca.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.