9 diferenças entre iOS e Android App Development

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Vivemos tempos em que ninguém pode imaginar a vida sem gadgets. WhatsAPP, Facebook, Instagram, Twitter, etc., todas essas coisas fazem nosso estilo de vida. Todos os dias, centenas ou até milhares de novos aplicativos surgem no mercado, mas qual plataforma escolher para torná-los bem-sucedidos. Acho que não é preciso dizer que iOS e Android são os sistemas operacionais móveis mais populares em todo o mundo (verifique se você é um tipo de descrente). Ambos têm fãs e inimigos entre os usuários, mas há mais um lado cuja opinião deve ser levada em consideração. Adivinha quem? Certo, grandes criadores à sombra. Então, qual é a diferença entre o desenvolvimento de aplicativos móveis para iOS e Android ? Aqui, tentaremos responder a essa pergunta do ponto de vista de um desenvolvedor.

Diferença # 1 (que é sobre codificação)

Eu acho que devemos começar com a base. E a base é uma linguagem de programação usada para a criação de aplicativos. Você pode ter ouvido falar de algo sobre Java e Objective-C. Os mencionei porque esses dois idiomas são usados ​​hoje em dia para criar aplicativos que você está acostumado a ver no seu dispositivo: o primeiro está associado à programação do Android e o segundo está associado aos aplicativos do iOS. Alguns anos atrás, alguém poderia dizer que o Java era muito mais fácil de estudar e aplicar do que o antigo e punitivo Objective-C, então você precisa escrever quase o dobro do código para obter o mesmo resultado. É verdade, em grande medida, no entanto, alguns desenvolvedores consideram uma linguagem muito mais limpa.

De fato, há mais um idioma envolvido na criação de aplicativos para iOS, que recentemente se tornou de código aberto. Chama-se Swift. Esse cara está quase no mesmo nível do Java, no que diz respeito à facilidade de aprendizado e implantação. Para ser específico, se antes, conhecer Java poderia abrir as portas para o desenvolvimento de outros sistemas operacionais, como Windows e Linux; hoje, com o Swift se tornando código aberto e suportando ferramentas Linux, é possível ampliar suas oportunidades como desenvolvedor. Talvez um dia veremos o Swift como um meio de programação para o Android.

Diferença # 2 (que é sobre ambiente de desenvolvimento integrado)

IDE para Android e iOS

Agora, depois de analisarmos as linguagens de programação, vamos ser consistentes e prosseguir para as ferramentas de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis.

O que é ambiente de desenvolvimento integrado ? Tenho certeza que você já ouviu falar em Visual Basic, Microsoft Visual Studio, Delphi, NetBeans, etc. Sim, todos esses são chamados de IDEs. Na linguagem simples, o IDE é um local onde você pode aplicar o conhecimento da linguagem de programação e começar a criar. Atualmente, existem duas ferramentas de desenvolvimento sugeridas pelo Google e pela Apple. Esses são um Android Studio e XCode relativamente recente da versão mais recente. Anteriormente, o desenvolvimento de aplicativos Android era realizado no IDE Eclipse usando o Android Development Toolkit, mas a empresa decidiu substituí-lo pelo Studio, explicando isso pela conveniência de uso. Desculpe por sair do assunto, mas há uma semelhança entre os dois: ambos são gratuitos!

Vamos nos aprofundar e considerar os dois ambientes. Desde que o Google decidiu mudar para o Android Studio com o IntelliJ IDEA, muitos desenvolvedores comentaram melhorias no processo de desenvolvimento. Embora algumas pessoas entre os desenvolvedores tenham reclamado que não foram avisadas sobre a transição de antemão. MAS uma instrução detalhada sobre a migração do Eclipse ADT para o novo IDE não causou problemas ao alternar. Você pode encontrar facilmente informações detalhadas sobre a nova ferramenta de desenvolvedor Android no site oficial da empresa. Só posso dizer que a lista de recursos é impressionante.

A  Apple permanece um pouco antiquada e continua a lançar novas versões do XCode. Agora é o XCode 7, corrija-me se estiver errado, pois o progresso nunca para. A empresa afirma que atualizou o Swift, o que afeta positivamente o processo de codificação. Também vale a pena mencionar o novo recurso de teste da interface do usuário, pois permite gravar um aplicativo em ação. Além disso, ele próprio pode projetar testes para o seu aplicativo. Em seu site, a Apple afirma que agora todos podem criar e executar um aplicativo diretamente no dispositivo com XCode e Swift, pois a associação ao programa não é necessária.

Diferença # 3 (que é sobre sistemas operacionais)

Embora o Google tenha mudado para um ambiente mais eficiente, o Android Studio ainda é a ferramenta de desenvolvimento de aplicativos móveis menos madura entre outros IDEs. De acordo com a Strategy Analytics, o Android Studio está ausente nas 5 áreas. Esses são:

  • línguas
  • plataformas
  • teste
  • editor
  • jogos.

 

Se você é novato em TI ou perdeu alguma coisa, precisa saber que o desenvolvedor que se esforça para criar aplicativos iOS deve ter um computador que execute o Mac, e somente o Mac! Infelizmente, ainda não há outro caminho. Enquanto isso, você pode desenvolver aplicativos Android no Windows, Mac e Linux. Eu acho que não é segredo para ninguém que o Mac OS é mais caro comparado ao Windows e, graças a Deus, ainda existem alguns programadores gentis no mundo e você pode obter qualquer sistema operacional Linux por zero, o que, vamos concordar, será mais atraente para um desenvolvedor independente.

Diferença # 4 (que é sobre design)

Design de aplicativos para Android e iOS

Aqui, eu escolhi as diferenças mais óbvias entre o desenvolvimento de aplicativos iOS e Android em termos de design. Primeiro de tudo, porque esse é um tópico que exige que um artigo separado seja escrito. Então, na minha opinião, essas diferenças básicas são as seguintes:

  • Estilo geral: anteriormente a Apple aplicava o estilo em que ícones, botões etc. eram quase reais, mas agora a empresa prefere um design mais simples e minimalista. O Google age de maneira contrária. Com sua nova concepção, chamada Design de Materiais, eles aspiram à delicadeza e naturalidade. Portanto, para que seu aplicativo pareça mais nativo, você precisa estudar as diretrizes de ambas as abordagens.
  • Botão / função voltar: anteriormente o Android usava um botão físico em seus dispositivos. Com a introdução da barra de ação, você pode encontrar a seta apontando para a esquerda. Você precisa considerar esse fato ao desenvolver um aplicativo móvel. Além disso, esse botão deve aparecer em todo o aplicativo na barra de navegação se for para o design do aplicativo para iOS.
  • Título: o título nos aplicativos Android normalmente é colocado no canto superior esquerdo da tela, enquanto o título do aplicativo iOS será centralizado.
  • Navegação: este é o maior ponto de diferença entre Android e iOS. O Android usa um menu da gaveta como padrão de navegação, enquanto o padrão do iOS é uma barra de guias. O primeiro pode ser muito obstrutivo, pois aparece como uma folha de papel que ocupa muito espaço em uma tela.
  • Estilo de botões: no Design de materiais, existem dois tipos de botões: botões de ação flutuantes e botões planos. Os primeiros podem ser usados ​​apenas em fundos ou cartões, devido ao peso de sua sombra projetada. Usá-los em pop-ups ou alertas pode criar camadas indesejadas. Alertas e pop-ups são os locais perfeitos para o segundo tipo de botão, pois ficam sem sombras e elementos delimitadores. Eles geralmente estão todos em maiúsculas. O iOS exige que todos os aplicativos tenham estilo simples. Portanto, os botões não devem lançar uma sombra ou ser maciços e em alto-relevo. Aqui, os botões primários devem ter uma cor de preenchimento, quando os secundários devem estar ‘vazios’. Ao contrário do estilo dos botões do Android, as letras dos botões do iOS são apenas maiúsculas.
  • Estilos de ícones: você precisa saber que existem dois estilos distintos para cada plataforma. Em resumo, os ícones do Android têm traços grossos, enquanto os ícones do iOS são muito mais finos. Você precisa cumprir essa regra do que faz – use padrões de ícones gratuitos, pague por eles para um designer ou crie-os por conta própria.

Diferença # 5 (que é sobre taxas de entrada)

Taxas de aplicativos para Android e iOS

Lamento dizer, mas, diferentemente da situação dos IDEs, você precisa pagar algum dinheiro para fazer upload do seu aplicativo em uma plataforma de distribuição digital. A diferença é que, no caso da Google Play Store, você precisa pagar uma taxa de 25 dólares para se registrar como desenvolvedor. Mas a Apple exige mais, portanto, para que seus aplicativos vejam o mundo, você precisa pagar até US $ 99. Voltando ao ponto anterior, você precisa ter US $ 25 e um PC para começar a desenvolver para Android e US $ 99 e Mac não tão barato para desenvolver aplicativos móveis para iOS.

Diferença # 6 (que é sobre a revisão de aplicativos)

Revisão de aplicativos para Android e iOS

No verão de 2015, a Apple interrompeu seus programas de desenvolvedor separados para iOS e Mac, que exigiram a compra de duas licenças separadas para publicar aplicativos móveis e de desktop nas plataformas de distribuição da empresa. Agora, ele possui um Apple Developer Program combinado. Junto com isso, a Apple também aboliu o requisito de se registrar como desenvolvedor para testar uma versão beta de um produto. Portanto, se você é um usuário interessado, não precisa pagar US $ 99 para experimentar um aplicativo no estágio da versão beta. Aqui surge uma pergunta razoável: como?

Portanto, se você estiver familiarizado com o fluxo de trabalho de desenvolvimento de aplicativos para iOS, saiba que ele está dividido em três estágios:

  • primeiro, você se inscreve no Apple Developer Program
  • Em seguida, você cria seu aplicativo
  • então você tenta distribuí-lo.

Na fase de distribuição, existem alguns momentos interessantes agora. Você pode sugerir uma versão beta do seu aplicativo para teste por diferentes usuários em diferentes dispositivos. Agora uma terceira pessoa pode testar um aplicativo gratuitamente! Os dispositivos nos quais o teste é realizado apenas precisam ser registrados na Central de Membros.

A empresa explicou que queria que o maior número possível de pessoas, que anteriormente estava indignado com a taxa, se juntasse a um mundo colorido da Apple. Eu acho que é uma boa jogada, Apple, porque, que eu saiba, o Google oferece a mesma oportunidade há anos. Foi de longe a coisa mais atraente para os desenvolvedores do Android, pois eles podiam estar cientes de bugs e falhas o mais rápido possível, obtendo feedback dos usuários.

Após essa melhoria feita pela Apple, as empresas nivelaram a pontuação. A próxima etapa é enviar seu aplicativo para a revisão.

Não há problema para um desenvolvedor superar esse desafio porque o Google não é tão rigoroso quanto a Apple. Geralmente, leva um dia ou dois para sua inscrição ser aprovada no exame. Assim, você poderá ver sua obra-prima (espero que seja) na Google Play Store no dia seguinte após o envio. A Apple App Store é mais grave a esse respeito. Eles podem testar e examinar sua solicitação de bebê por até 3 semanas! O bom disso é que, caso sua aplicação seja realizada com êxito no exame, é quase perfeita. Mas é muito importante considerar esse momento quando você está no estágio de planejamento, porque é isso que depende de outras pessoas, não de você ou de sua empresa. Pode levar até três semanas para o primeiro exame; se eles rejeitarem, será necessário algum tempo para corrigir os erros e tentar novamente. Na pior das hipóteses, eles podem rejeitar um aplicativo novamente e todo o ciclo deve ser repetido. Mas vamos pensar positivamente e imaginar que seu aplicativo já está em uma loja. Qual é o próximo?

Diferença # 7 (que é sobre plataformas de distribuição)

Depois que seu aplicativo é carregado com sucesso na plataforma, a próxima história interessante começa.

Os desenvolvedores do Android pensam que o Google Play Store é mais flexível porque os usuários podem baixar aplicativos em algumas horas, enquanto na Apple App Store, é possível baixar versões novas de um produto em um período de várias semanas. Do que um desenvolvedor Android se beneficia? Para obter feedback dos usuários, você pode atualizar um aplicativo a cada duas horas, enquanto os usuários do iOS precisam esperar duas semanas para que os desenvolvedores resolvam os problemas. Nesse ponto, precisamos lembrar o que disse anteriormente. Graças às regras estritas e impiedosas da Apple, é muito improvável que o aplicativo implantado na Apple Store esteja repleto de bugs. Portanto, o Google Play Store é tão flexível quanto sua análise.

Diferença nº 8 (que é sobre participação de mercado)

Quota de mercado de iOS e Android

Infelizmente, podemos apenas nos referir aos dados do ano anterior, mas acho que serão suficientes por enquanto. Segundo a IDC, o Google está vários passos à frente de outros fornecedores em várias vendas, com 82,8% de participação de mercado no segundo trimestre de 2015. Enquanto isso, os embarques de dispositivos móveis da Apple foram muito menores no 2015T2, com apenas 13,9% de participação de mercado . Isso pode ser explicado pelos preços dos dispositivos definidos por cada empresa. É um fato geralmente conhecido que os dispositivos da Apple visam compradores mais ricos e abastados, enquanto o Android é considerado uma marca mais democrática, com uma linha de dispositivos de baixo custo. Mas vale a pena dizer que, em comparação com 2015Q2 em 2015Q1, o Android viu um declínio nas vendas, que pode ser conectado ao lançamento do Samsung Galaxy S6 e S6 Edge. Ambos são considerados telefones de classe premium. Felizmente, outras marcas, como ZTE, Huawei,

Levando em conta o acima mencionado, o Android parece ser um mercado promissor para desenvolvedores que desejam que seus aplicativos ganhem popularidade. Mas não vamos esquecer que essa era a estatística mundial. No caso dos EUA, os números serão diferentes porque os americanos tendem a comprar a produção da Apple. Portanto, antes de acessar um novo aplicativo, é melhor estudar um público-alvo e suas preferências. Se seu destino for os Estados, um aplicativo iOS pode ser benéfico.

Diferença # 9 (que é sobre lucratividade)

Rentabilidade de aplicativos Android e iOS

Apesar do fato de o Android vencer em termos de vendas, isso não significa que a empresa obterá um lucro enorme com os usuários de sistemas operacionais Android. Os números de vendas são explicáveis. O Google tem feito fortes avanços nos novos mercados, como Indonésia, Vietnã e Índia, enquanto a Apple está fazendo o mesmo na China. Isso significa que a economia de aplicativos asiáticos tem um grande impacto na Apple Store e no Google Play. Levando em consideração que os países mencionados acima estão em desenvolvimento, exceto a China, é óbvio que os usuários não vão gastar muito dinheiro com aplicativos. A App Annie, uma empresa de análise que gentilmente forneceu o relatório, aconselha o Google a se concentrar em mercados antigos e mais rentáveis, como EUA e Europa, porque ainda contribuem muito para a receita da empresa.

Ninguém pode explicar o motivo, mas, de acordo com a DAU-UP, que é uma empresa de jogos bem conhecida, até o final de 2014, uma receita média por usuário para jogos Android aumentou de forma fixa. Se no começo do ano era apenas 20% do que a Apple possuía, no final do ano o Android chegava a 65%. Embora o Android tenha tido ótimos resultados, os usuários da Apple ainda gastam e baixam mais. Quem sabe, talvez você ou sua empresa inovem com um novo aplicativo amanhã, e o Google ganhará o jackpot.

Tentamos revelar a diferença entre o desenvolvimento de aplicativos para iOS e Android. Presumo que esses eram os básicos deles. Inicialmente, nesta conclusão, eu queria dizer que ambas as plataformas precisam de desenvolvedores de aplicativos fortes, mas, de fato, ambas as partes, usuários de iOS e usuários de Android precisam de aplicativos interessantes, bem projetados e úteis para diferentes propósitos. Sendo um deles, eu imploro, pessoal, façam o seu melhor para nos fazer felizes. Se você não sabe qual caminho escolher, o desenvolvimento para Android ou iOS, experimente os dois!

 teremos o maior prazer em ouvir sua opinião sobre as diferenças, caso perdemos alguma coisa. Obrigado pela atenção, até breve!

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