A importância das personas no marketing digital

Débora tem 23 anos, bacharel em fisioterapia e trabalha em uma clínica de pilates. Débora é solteira, mora sozinha e possui uma renda de aproximadamente R$3500,00. No tempo livre ela gosta de assistir filmes e séries. Como hobby, ela produz artesanato para o uso próprio.

O que você acabou de ler acima é uma persona. Você sabe a importância da persona nas estratégias de marketing digital?

Existem diversos tipos de personas, e cada uma delas tem uma importância singular nas estratégias de marketing digital.

O que é uma persona?

A persona é muito parecida com o público-alvo, porém, possui algumas particularidades, permitindo entender melhor o público.

Quanto mais características de comportamento e peculiaridades, mais exata será a persona.

Para criar uma persona, é necessário levar em consideração os objetivos e necessidades do público.

Por que criar uma persona?

Atualmente é muito difícil executar uma campanha de marketing digital efetiva sem o uso das personas.

Afinal, quanto mais direcionada for sua comunicação, mais satisfatório será o relacionamento criado com o público.

Imagine por exemplo falar alemão com uma pessoa que só fala japonês, impossível certo? Apesar de ser um exemplo extremo, na prática, é assim que as personas impactam nas campanhas de marketing.

Principais tipos de personas do marketing digital

Existem dezenas de tipos diferentes de personas, porém, existem algumas que são mais utilizadas no marketing digital. Abaixo você verá cada uma delas e como elas são utilizadas na prática.

Buyer Persona

Dentre todas as personas usadas no marketing digital, a mais utilizada sem dúvidas é a buyer persona.

Ela representa o consumidor, abrangendo todos os seus comportamentos, preferências e características. Utilizar ações com a buyer persona como parâmetro permite, por exemplo, aumentar as vendas de uma loja virtual.

Proto persona

Uma persona em desenvolvimento é uma proto persona, ou seja, ainda um protótipo.

Para deixar de ser proto persona, todas as informações, comportamentos, preferências e características devem ser validados.

Brand persona

Ao contrário do que se pensa, as personas não representam apenas o público. A brand persona, por exemplo, é a personificação da empresa.

Ter uma brand persona para fazer publicações e tomar posturas perante o público faz com que sua empresa seja mais assertiva, efetiva e relacionada.

Como criar uma persona?

Criar uma persona é mais simples do que parece, para isso, você deve caracterizar o seu público.

Uma sugestão é criar uma pessoa fictícia com várias informações do seu público. O resultado final será sua persona.

Principais informações:

  • Motivação;
  • Objetivos;
  • Necessidades;
  • Desafios;
  • Preocupações;
  • Região onde mora e trabalha;
  • Estrutura familiar;
  • Idade;
  • Escolaridade.

Claro que, apenas essas informações não são suficientes, quanto mais características e especificidades, melhor. Lembrando que a sua persona deve ser fiel ao seu público.

Como criar uma persona online

Você sabia que você pode usar uma ferramenta para facilitar a criação da persona da sua empresa?

Atualmente, uma das melhores ferramentas com este propósito é o gerador de personas.

Essa ferramenta foi desenvolvida pela Rock Content em parceria com a Resultados Digitais, gigantes do marketing digital na América Latina.

Como usar a persona no marketing digital?

Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando como aplicar a persona nas campanhas de marketing.

Usar as personas na prática é muito mais simples do que parece.

Sempre que escrever um e-mail marketing, fazer uma publicação nas redes sociais, atender um telefone ou se relacionar com um cliente, imagine que está interagindo com a persona.

Conclusão

O que achou deste artigo? Aprendeu o que são personas? Está preparado para criar uma persona para sua empresa?

Não deixe de usar as personas nas suas estratégias de marketing digital, elas são fundamentais para a efetividade da sua campanha.

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