A importância do endomarketing nas empresas

A ideia do endomarketing é criar uma série de ações conjuntas entre marketing e recursos humanos dentro da organização, com foco no cliente interno, ou seja, os colaboradores. Por isso, essa é uma das ferramentas mais usadas para controlar o clima empresarial. 

Entende-se que por meio do alinhamento de informações e transparência torna-se possível construir relações saudáveis entre gerência e colaboradores. A administração trouxe esse conceito para o mercado, onde os funcionários constroem uma boa visão do local onde trabalham. A marca ganha reconhecimento e autoridade no segmento de dentro para fora.

Criamos esse conteúdo para que você possa ter um melhor entendimento sobre a importância do endomarketing nas empresas e pensar sobre como aplicar essa estratégia em seu negócio. Vamos lá?

Afinal, o que é endomarketing?

O marketing interno é um combo de ações baseadas em um planejamento estratégico com intuito de aproximar a marca e os funcionários de uma empresa. Por isso, pense no endomarketing como um plano integralizado, e não como uma campanha isolada.

Quem define os objetivos e elabora o planejamento estratégico é a gestão da empresa, junto com os departamentos de marketing e recursos humanos. Além disso, fazem todo o acompanhamento da execução.

Com esse trabalho conjunto é muito mais fácil alcançar bons resultados. Ou seja, pessoas que conhecem a marca e trabalham junto da empresa, não somente para ela.

Vantagens e importância de usar a estratégia de marketing interno

As práticas de endomarketing são fundamentais em qualquer organização, como em uma empresa de batedeira industrial, por exemplo. Afinal, ter uma comunicação interna bem estruturada e qualificada é o caminho para uma gestão saudável e colaboradores satisfeitos. Com isso, a visão e opinião do público externo também é afetada.

Por exemplo, é essencial que os funcionários tenham claro na mente qual é a visão, missão e valores da empresa na qual trabalham. Um colaborador vende bem um produto quando conhece e acredita na marca e na solução que está oferecendo ao consumidor.

Não adianta uma empresa de caixa de papelão ser considerada uma das melhores no seu segmento e ter uma marca sólida se tiver funcionários desmotivados que podem colocar tudo a perder.

E o endomarketing tem a função de gerar melhorias quanto a motivação, redução de turnover, aumento de desempenho e a qualidade das atividades desenvolvidas dentro das organizações.

Entretanto, todas as metas e ações devem ser feitas com base em um planejamento e após serem colocadas em prática é necessário fazer a avaliação dos resultados conquistados. Entre as ações estratégicas que podem ser feitas com foco em melhorias de comunicação estão: 

  1. Treinamento e desenvolvimento;
  2. Campanhas com premiações;
  3. Comunicação interna digital;
  4. Integração e trabalho em equipe;
  5. Palestras e eventos;

Mas, para traçar esse planejamento é importante levar em consideração alguns pontos como: objetivos e valores, governança corporativa, necessidades dos departamentos. Uma empresa de transformador de solda tem necessidades e formas de trabalho diferentes de uma montadora de veículos, por exemplo.

Bem, nesse conteúdo te apresentamos o endomarketing e sua importância dentro das organizações. Esperamos que agora você possa apresentar algumas ideias para o seu negócio e fazer melhorias consideráveis! 

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