Como Aumentar a Visibilidade da Sua Empresa na Internet
Qualquer empresa, de qualquer setor, precisa estar na internet atualmente! Porém, não basta apenas estar, é preciso aparecer para o seu público-alvo, ou seja, é preciso ter visibilidade para que os negócios cresçam.
E a boa notícia é que existem certas estratégias e canais que auxiliam e muito para tal evidência.
Quer saber quais são? Então continue acompanhando a leitura do artigo e, ao final dele, você terá uma ideia clara do que precisa fazer/investir para que a sua empresa tenha visibilidade na internet.
Tenha uma ótima leitura!
Como aumentar a visibilidade da sua empresa na internet?
Site e blog
Para ter visibilidade na internet, não adianta apenas criar uma página no Facebook ou no Instagram, é preciso mais! E como fazer isso? Tendo um site e um blog de qualidade!
Com um bom site (rápido, responsivo, clean…), é possível, por exemplo, colocar informações sobre seus produtos/serviços, fotos, vídeos, depoimentos de clientes, a história da empresa, a forma de contato, o endereço, o horário de funcionamento e muito mais!
Além disso, com um blog, você pode agregar valor com conteúdos realmente interessantes e de qualidade, que dão dicas e ajudam seus clientes e pessoas interessadas em seus produtos e serviços.
Por exemplo, se você é dono de uma agência de turismo, você pode produzir em seu blog conteúdos como “10 destinos para conhecer com a família”, “os pontos turísticos mais bonitos de Londres”, “como alugar um veículo em outro país”, “melhores países para fazer um mochilão pela Europa” e assim por diante.
Google Ads
Outra maneira de aumentar a visibilidade da sua empresa na internet é investindo em Google Ads, ou seja, anúncios patrocinados.
Basicamente, o Google Ads é uma ferramenta do Google em que você pode criar campanhas segmentadas e personalizadas com base em palavras-chave e lances (como uma espécie de leilão por clique).
Então por exemplo, se você é dono de uma loja que vende instrumentos musicais, você pode criar uma campanha no Google Ads para uma ou mais palavras-chave relacionadas e pagar para aparecerem no Google em forma de anúncio (podendo ser texto, imagem ou vídeo).
Ou seja, quando uma pessoa digitar no Google “violão tagima” ou “guitarra Les Paul”, o seu site irá aparecer, tendo mais visibilidade e chances de atrair novos clientes.
Redes Sociais
Hoje em dia é difícil encontrar uma pessoa que não tenha uma conta no Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, LinkedIn, YouTube ou qualquer outra rede social.
A maioria das pessoas gosta dessas redes, é fato, e por isso se você quer que a sua empresa seja mais notada, é importante que ela tenha uma página em pelo menos uma dessas plataformas.
Geralmente, o Facebook e o Instagram são as redes que as empresas mais investem e que geram um bom retorno, contudo, nem sempre elas podem ser as mais adequadas para o seu tipo de negócio, talvez o LinkedIn ou o Pinterest possa ser mais interessante.
Portanto, é essencial considerar o seu público-alvo antes de tomar uma decisão, aliás, para tudo que envolva a internet. Afinal de contas, você tem que aparecer para o seu público e não para pessoas que não têm muito interesse em seu negócio.
Além disso, vale ressaltar que as redes sociais não devem ser utilizados apenas para divulgar produtos e serviços. Na verdade, o melhor a se fazer nesses canais é dar dicas, oferecer conteúdos de qualidade, tirar dúvidas, responder comentários e críticas, enfim, engajar e interagir com o público.
SEO
Você já ouviu falar em SEO? SEO é a sigla para Search Engine Optimization e basicamente consiste em otimizações feitas em seu site (e fora dele – Off Page) para que ele apareça bem posicionado nos mecanismos de buscas como Google, Yahoo e Bing.
Diferentemente do Google Ads, o trabalho de SEO envolve a pesquisa orgânica, ou seja, não paga. Portanto, você não precisa pagar para o seu site ou anúncio aparecer no Google. Isso acontece de maneira mais natural.
Porém, este trabalho não costuma ser fácil e nem rápido, por isso investir em uma boa consultoria SEO pode ser o melhor caminho. Em média, para ter resultados com SEO é preciso pelo menos 3 meses.
Pode não ser um resultado a curto prazo, mas é extremamente valioso e duradouro. Inclusive, sites bem posicionados organicamente são bem mais acessados do que aqueles que estão pagando para aparecer.
Por isso, o investimento é mais do que válido!
Parcerias
Um outro jeito relevante de ter mais visibilidade na internet é fazendo parcerias, claro, tomando cuidado com a competição direta.
E por que investir em parcerias? Porque esse tipo de relacionamento com outras pessoas/empresas ajuda tanto na sua divulgação, quanto na do seu parceiro ou parceira, afinal de contas o resultado será em dobro, pois haverá dois públicos sendo atingidos.
Dica bônus
Para ter cada vez mais visibilidade na internet é fundamental ter frequência e consistência, pois de nada adianta se você faz um conteúdo para o blog uma vez ou outra, ou publica um/dois posts no Facebook e depois para…
É preciso estar sempre presente e aparecendo para o seu público. Assim, as chances da sua empresa ter mais visibilidade na internet serão bem maiores!
Agora chega de conversa, é hora de colocar em prática tudo o que dissemos aqui! Ah, e depois conte para a gente como têm sido seus resultados. Até a próxima!