Como Gerar Tráfego Para o Seu Site: Estratégias Comprovadas
Ter um site hoje em dia é algo fundamental para qualquer empresa. Porém, mais do que isso, é necessário gerar tráfego para ele.
Afinal, de pouco adianta você ter um site, se não tem ninguém acessando ele, não é verdade?
Portanto, se você quer saber como gerar tráfego para o seu site, não deixe de conferir (e aplicar) as dicas e estratégias que separamos a seguir!
5 estratégias comprovadas para gerar tráfego para o seu site
1. Anúncios
Fazer anúncios na internet, seja no Google, nas redes sociais ou em outras plataformas, é a primeira estratégia para você gerar tráfego para o seu site.
Isso porque, assim, a sua empresa aparecerá para inúmeros clientes em potencial e, as chances deles clicarem e acessarem o seu site, são grandes.
Basta pagar uma determinada quantia em ferramentas como Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads, criar os anúncios de forma bem estudada, otimizada e segmentada, e colher os frutos depois.
E você pode anunciar em textos, em vídeos, em banners… hoje em dia existem diferentes formatos para você explorar e cabe a você avaliar qual ou quais trazem mais retorno para o seus objetivos.
2. SEO On Page e Off Page
O SEO, diferentemente dos anúncios (citado anteriormente), está relacionado ao tráfego orgânico.
Ou seja, ele é aquele tráfego em que uma pessoa faz uma busca no Google ou Bing, por exemplo, e acessa o seu site de maneira natural, sem precisar clicar em um anúncio.
E essa é uma ótima estratégia, pois é um tipo de tráfego gratuito. Você não precisa pagar para estar nas primeiras posições orgânicas de um resultado no Google ou Bing.
Agora, é importante ressaltar que, para isso, é preciso fazer muitas análises, produções de conteúdos, estudos de palavras-chave, otimizações no site (SEO On Page) e conquista de backlinks (SEO Off Page).
O SEO não é algo que vai gerar tráfego para o seu site em poucos dias. Muitas vezes, esta estratégia leva meses para surtir efeito (porém, claro, é bastante relevante).
Por isso, antes de dar início a essa estratégia, vale a pena se informar melhor sobre ela e, talvez, buscar uma consultoria SEO para que possa auxiliá-lo.
E se você puder combinar a estratégia número 1 (anúncios) com esta estratégia número 2, melhor ainda, pois você estará potencializando duas ótimas estratégias para gerar tráfego e vendas em seu site.
3. Marketing de Conteúdo
Aliado ao SEO, temos o Marketing de Conteúdo.
Hoje, aliás, há alguns anos, a produção de conteúdos de qualidade tem sido cada vez mais relevante para gerar tráfego, atrair novos clientes e concretizar mais negócios para empresas.
Isso porque, se você ajuda o seu público, dá dicas valiosas para ele e fornece informações úteis, completas e valiosas, isso gera valor, mais visibilidade, alcance e interação para a sua marca.
Então, se você quer gerar tráfego para o seu site, tenha nele conteúdos ricos, originais e de qualidade. Conteúdos que as pessoas se interessem em ler. E claro, não esqueça de produzi-los com base em técnicas de SEO.
Isto é, com palavras-chave bem definidas, títulos chamativos, subtítulos, parágrafos curtos, links internos e externos, imagens com o atributo alt definido, etc.
Crie descrições completas sobre produtos ou serviços, fale sobre as características e vantagens deles, responda as principais dúvidas que o seu público-alvo tem e assim por diante.
Evite que os seus consumidores entrem no seu site e fiquem com dúvidas. Procure resolver todas as objeções que eles têm, para que possam finalizar a compra de forma mais rápida.
Além disso, vale a pena investir em diferentes tipos de conteúdo, ou seja, não só focar em textos, mas em vídeos, infográficos, Gifs, stories, lives e enquetes também.
4. Redes sociais
Outra estratégia para você gerar tráfego para o seu site, é utilizar as redes sociais, principalmente o Instagram, o Facebook, o Twitter e o LinkedIn.
Assim, você pode compartilhar links e utilizar CTAs (Calls to Action) para chamar/convidar as pessoas a acessarem o seu site.
Agora, é claro que para isso, você precisa ter uma boa presença nas redes sociais, além de um trabalho bem feito, com conteúdos de qualidade e estratégias bem definidas.
Dessa forma, você terá um bom alcance não só em seu site, mas nas próprias redes sociais também.
Se a sua presença for bem estruturada e profissional nas redes sociais, você terá uma boa audiência lhe acompanhando, fora diversas oportunidades para atrair clientes e vender mais.
5. E-mail marketing
Por fim (mas não menos importante), a quinta e última estratégia para você gerar tráfego para o seu site, é utilizar o e-mail marketing.
Com ele, você pode manter um relacionamento mais próximo do cliente, pode enviar novidades, promoções, cupons, conteúdos educativos, dicas e claro, links que o direcionem para o seu site.
Portanto, invista em campanhas de e-mail marketing, se quiser ter mais tráfego em seu site.
Porém, só tenha cuidado para não exagerar e fazer spam, pois, se isso acontecer, os resultados podem não sair conforme o esperado.
Agora conte para a gente: qual dessas cinco estratégias você pretende aplicar primeiro em seu negócio? Além disso, tem alguma que a sua empresa já utiliza? Se sim, conte a sua experiência, assim poderá ajudar mais pessoas!